sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Djaló: como, porquê e para o quê

O Porto estava "no mercado" (ainda estará?!) em busca de uma alternativa para o eixo do ataque, vulgo, a tentar contratar um "ponta-de-lança". Surpreendentemente, hoje surge a notícia de que o mal amado jogador, que o Sporting vendeu por alegados 4,5 milhões de euros ao Nice e que este clube dispensou depois de não ter conseguido inscrevê-lo antes do prazo limite, estará em vias de assinar pelo FCP. Confusos? Eu também.

Alguém explica como é que o Nice paga aquela quantia por um jogador e depois se desinteressa, não esperando por janeiro para o colocar a jogar? E se o Nice não pagou, o Sporting aceitou rescindir sem contrapartidas (e nem sequer o tentou contratar de novo)? E um jogador que o Sporting vendeu sem ter recebido nada em troca a um clube que o valorizava em 4,5 milhões mas que deixou de desejá-lo no plantel só porque não poderia jogar antes de janeiro de 2012 vem agora para o Porto "a custo zero"?

Em primeiro lugar, a questão desportiva: este Djaló tem 25 anos e apesar de todo o ruído à sua volta, nunca foi jogador que justificasse grandes expectativas. Começou por ser visto como um proto-Nani mas nem lá perto chegou - irá progredir com esta idade no sentido de justificar um lugar num clube de topo? Quem sairia do 11 do Porto para fazer entrar este rapaz? E onde jogaria, ele que pode supostamente alinhar em qualquer posição do meio-campo para a frente mas não é nem extremo nem ponta-de-lança, mas antes um daqueles que não sendo muito bom em aspecto algum vai servindo para qualquer coisa?

Em segundo, a questão económica: vivemos uma época em que o nosso clube já foi acusado de de ser caloteiro por duas vezes, algo que ninguém negou oficialmente e que os noticiados atrasos no pagamentos de salários a atletas de outras modalidades parece confirmar ser verdade. E é nesse contexto que chega Djaló, que não é aquilo que desportivamente precisamos e, conhecendo a realidade das contratações "a custo zero", vai sair caro com toda a certeza. Isto partindo do pressuposto que o FCP não tem que pagar nada ao Sporting...

Não tenho nada contra o rapaz, que poderia ter uma carreira brilhante em qualquer Académica ou Leiria deste país. Mas não o vejo a ser útil na nossa equipa. Pode ser que me engane. Pode ser que isto seja apenas boato. Pode ser.

11 comentários:

Ribeiro DeepBlue disse...

100% por cento de acordo.
Mas é bom lembrar que:
1. A notícia saiu no Esterco da Manhã.
2. Há um SCPxFCP esta semana.
3. Uma possível contratação poderá causar alguma perturbação em jogadores como James, Djalma ou Varela numa semana tão importante.

Será uma péssima contratação, no entanto, se se vier a revelar como verdadeira esta notícia.

guardabel disse...

Também estou estupefacto com esta possível contratação. Djaló pode ser o maior erro de Pinto da Costa depois de Maniche (era Mourinho). Mas se o Djaló fizer questão de me contrariar da mesma forma que o Maniche o fez, só posso dizer: bem-vindo Djaló! :)

Ribeiro DeepBlue disse...

Primeiro, o Djalma.
Agora, o Djaló.

Tamos "Djegraçados"....

inuite disse...

cada um tem o Postiga que mereçe




nós temos as paredes forradas, vós tendes o G Abel, Macaco&ca

guardabel disse...

Obrigado, inuite, pela referência.

inuite disse...

disponha caro Guarda, vou agora ver o jogo, ddaasseeee!!!!!!!!!!

cian disse...

1ª parte, comentários e arbitragem:

Começam a elogiar o defesa Norte Americano a dizer que ganha 2 a 0 a Hulk na competição de banda desenhada, passados poucos minutos Hulk aproveita uma distracção do Capitão América tira-lhe a bola e finta o mesmo, comentários "Hulk disputa a jogada com Onyewu"...
Mas não acaba aqui a jogada, Hulk, depois de os adeptos sportinguistas aplaudirem sempre que o CA ganhava a bola a Hulk, sorri para a torcida "calimera", comentário "sorri para os adeptos e eles não gostam" imaginem se ele tivesse feito pior...

De seguida o Sporting ataca e é feito um passe errado no ataque do Sporting(com um pouco mais de força do que o devido, como tantos outros pela parte do Porto) comentário "um daqueles passes que não pode ser mal feito"

Cotovelada a Hulk, silêncio completo nos comentários.

Existe uma picardia com Hulk e um defesa do Sporting num canto, Pedro Proença vai falar com os dois e o defesa assim que o arbitro se afasta puxa o cabelo a Hulk em jeito de provocação, Hulk não responde.

Otamendi atrapalha-se tropeça nele próprio e "raspa" no Carrilho que se atira para o chão, Freitas Lobo diz que é uma entrada clara de Otamendi e que tentou meter o braço, amarelo para o lado errado.
Otamendi já devia saber que não pode tropeçar nem que lhe metam o dedo no cú como no estádio da Luz.

"alguem" do banco do Sporting impede um jogador do Porto de repor a bola em jogo quando o Sporting se organiza na sua defesa, o arbitro apenas dá um "raspanete" (onde é k já vimos isto) e como se nada tivesse acontecido, ou seja deixando que algo como isto aconteça outra vez, o tal "alguém" continua dentro de campo, brilhante decisão do melhor arbitro internacional Português da actualidade.

Wolfsvinkel agride por trás Otamendi, impedindo um ataque do Porto e não há amarelo, comentários 0

cian disse...

O baile de Hulk e companhia continua, Capitão América 2, Hulk... ainda 0...(e eu até gosto do Capitão América, é um dos meus Heróis favoritos)

Carrilho agarra Alvaro Pereira que olha para o arbitro sem palavras como a dizer "isto é rugby ou futebol?" Proença sem outra solução dá o amarelo a Carrilho, de salientar a atitude dos jogadores do Porto em relação a provocações do Sporting, tanto Hulk como Alvaro apenas sorriem ou encolhem os braços, alguém finalmente conseguiu explicar aos jogadores do Porto que para ficarem em campo em Alvalade não podem responder a nada, mesmo que lhes metam o dedo no cú, como no estádio da Luz.

Mas eis que chega o fim da primeira parte e Otamendi corta uma bola que wolfsvinkel não salta, caem ambos no chão e os calimeros como habitual, tipo efeito de Pavlov, ao som do apito do árbitro atiram-se na choradeira do costume atiçando jogadores para uma possível confusão no campo, algo que o comum adepto do Sporting deseja do fundo do seu coração, circo sem cristãos a serem comidos na arena não é circo.

A segunda parte promete um deslize dos jogadores do Porto e uma explosão dos sportinguistas em lamúrias, provavelmente Hulk soltará uma gargalhada que os adeptos leoninos acharão um insulto, que o Hulk nem pense em mostrar os dentes, Deus nos livre...

cian disse...

Hulk leva amarelo por... Polga travá-lo em falta, exelente critério de Proença a mostrar porque é o melhor arbitro português na actualidade, agora só falta Hulk
sofrer um penálti e ir para a rua.

cian disse...

Wolfsvinkel empurra Rolando e o arbito assinala falta, o avançado do Sporting protesta efusivamente empolgando os adeptos à revolta contra os arbitros, Proença ao contrário do lance de Hulk não dá amarelo, porque Wolfsvinkel ao contrário de Hulk é... Holandês.

(no entanto o realizador já começou a manipular as imagens e a tentar encontrar uma mão inexistente de Otamendi na grande área do Porto)

JP disse...

ddaassee, cian dá me da tua droga que esta aqui ao pe da tua, não vale um caracol
pareces aquele baixinho do voando sobre um ninho de cucos, viste?