segunda-feira, 23 de agosto de 2010

E nós temos uma equipa

O jogo de hoje trouxe-me a ideia de que estamos a construir uma equipa de grande qualidade que, sem estar ainda a carburar em pleno, ganha com uma naturalidade e uma simplicidade que me deixa muito optimista para esta época. Um dos indicadores do que acabo de escrever é tão só o facto de hoje terem saído do banco nomes como Ruben Micael, Souza e Fucile. O primeiro é um desenhador a régua e esquadro. A bola nos seus pés sai sempre com intenção, beleza e precisão. Quem se pode dar ao luxo de ter um jogador deste calibre no banco? De Souza, começa a perceber-se que é muito mais do que um mero trinco. O à-vontade com que joga, ainda com pouco tempo de clube, é a prova de que a qualidade está lá, apenas tem de evoluir no sentido de querer ter mais a bola nos pés e arriscar com ela. Quanto a Fucile, é dele, naturalmente, o lugar de defesa-direito, pese embora as boas prestações de Sapunaru nesste início de época. Mas Fucile... é Fucile, e estando a 100%, fisica e psicologicamente, é o melhor lateral-direito a jogar em Portugal.

Quando temos estes três jogadores no banco, e ainda outros como "Cebola" Rodríguez ou Guarín, percebemos que o plantel, este ano, é mais fiável do que o do ano passado. Villa Boas pode bem fazer a gestão rotativa do mesmo sem grandes variações no desempenho. Pelo menos é a minha ideia neste momento.

Hoje, elejo como os melhores em campo o trio Álvaro Pereira, Bellushi e Falcao. o primeiro porque é o nosso melhor extremo-esquerdo. O segundo porque traz aquilo que não tínhamos há muito tempo: um marcador de livres directos fiável e constante. O terceiro porque marcou dois golos e falhou outros dois. Sim, porque até nos falhanços Falcao é um espectáculo.

Uma palavra para Ukra, um jogador que por certo cumpria hoje um sonho de criança: jogar no Estádio do Dragão com a camisola do FC Porto. Nao foi a estreia que ele por certo esperava, mas eu acredito que aquele estádio ainda o vai ovacionar muitas vezes de pé. Não faltarão oportunidades, Ukra!

PS - A noite encerrou com uma óptima notícia. O Benfica não vai emprestar Roberto, ao contrário do que avançou a TSF durante a tarde. O jornal A Bola adianta, no entanto, que o "8 milhões" perderá a titularidade. Pobo do Norte soube de fonte ligada ao processo que Mantorras ter-se-á oferecido para jogar à baliza.

10 comentários:

penta1975 disse...

não que tenha nada a ver com "isso", mas como estará o "nosso" Lucas/Camisola10 de saúde? ainda estará vivo? é que não diz nada... não escreve, não comenta, não (o)pina...
enfim, nada de nada! ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Ribeiro DeepBlue disse...

Tive acesso, em primeira mão, a algumas cartas escritas pelo Roberto a diversas pessoas da sua "entourage"...
O jovem prodígio que me perdoe a indiscrição, mas tenho de partilhar convosco.


Dia 1
Querida Mami,
estoy contento.
El Benfieque es mesmo grande. Grande estádio, grande massa associativa, grande passivo.
Fuego!
La afición gosta mucho de mim.
Fiquei muy emocionado cuando llegué ao "Estádio da Endesa", y vi um frango em cima de uma roda de bicicleta.
Que grande homenagem que me hicieron.


Dia 3
Querido Simón.
Queria agradecer las clases de Portugues que me diste antes de vir para Lisboa.
Mas infelizmiente, no me sirven de mucho.
Es que El Jesus, El Eusébio, El Vieira y algunos aficionados, como El Berardo, no hablan Portugues.


Dia4
Querido Papi.
Primer entrenamiento. Que fiesta! Parecia la Feria de San Fermin, pero con los toros en las bancadas.
Los entrenamientos se realizan muy cerca del futuro local de la estación terminal del AVE (TGV, como lo llaman aqui).
El tren no llega al centro de Lisboa, porque hay un problema con un puente o algo así...
Las visitas a Madrid serán muy sencillas! Que bien!!

Dia 7
Querido Simón.
Que quiere decir "caganda frango"?
Representará algo como "muy bien", "sensacional", "de puta madre"?
Mis colegas, me dicen estas palavra stodos los días en los entrenamientos, un poco raro...

Dia 8
Querido Zapatero.
No puedes hablar con el Siócrates para acelerar el TGV? Es que creo que lo voy a necesitar un poco más cedo que lo previsto.


Dia 11
Querido Doctor Alvarez.
Ayer me dicieron: "Foda-se pá! És pior que o Bossio"
No percebi e fui ao dicionário.
La única referencia a Bossio es una doença en la tiroide.
Estoy muy preocupado, no durmi nada esta noche.


Dia 17
Hoy vamos a la Isla da la Madera.
El entrenador mientras mastigava el chicle me dava palabras de apoyo: "Atão, vê lá se dest'vez, n'fazes cagada, 'ouvistes', ó "Manteiguinha'?"


Dia 18
Querido Simón.
Que quiere decir "frango"?

Dragaopentacampeao disse...

Vitória esperada, mais complicada que o previsível, mas depois de uma segunda parte de domínio territorial, sem espinhas!

Mais um jogo sem Hulk superado. É verdade que a primeira parte não teve a qualidade desejável. Neste período sobressaíram as dificuldades contra as quais esta equipa vai lutando (pouca velocidade, falta de inspiração, pouca qualidade no domínio e colocação da bola, passes transviados e abébias na defesa). Valeram os golos que foram atenuando o descontentamento.

Já na segunda parte a equipa transfigurou-se e mostrou um pouco do futebol que se pretende. Mais rápida sobre a bola, mais confiante, mais ambiciosa, mais prática, mais demolidora, a equipa chegou a galvanizar.

Mas o futebol tem destas coisas. Se na primeira parte, sem que fizéssemos muito por isso, marcamos dois golos, na segunda, com tantas oportunidades criadas, apenas conseguimos um. Foi um festival de golos falhados!

Vitória justa e escassa, principalmente pelo nível da segunda parte.

Um abraço

Ribeiro DeepBlue disse...

Quem é aquele moreninho que jogou ontem à frente do Rolando e do Maicon?
É estranhamente parecido com o Fernando, e até tem o mesmo nome na camisola.
Mas não pode ser o Fernando, pois esse, pelo menos o Fernando do Prof. Jesualdo, só joga 10 metros à frente da área.
Este novo jogador sobe no terreno, e até, pasme-se, remata à baliza.

penta1975 disse...

@ Ribeiro Deep Blue

HAHAHAHAHAHAHA!
muito bom! ;) BIS!, pf! ;)

tp disse...

Caros portistas,

1. Que quiere decir "caganda frango"?
Representará algo como "muy bien", "sensacional", "de puta madre"?
Mis colegas, me dicen estas palavra stodos los días en los entrenamientos, un poco raro...
Em 1º lugar, Ribeiro, já não me ria assim desde que o Lucas assumiu aqui a sua paixão pelo Yebda.E a feira de San Firmin! Ah! Ah! Ah!

2. Realmente o moreninho Sousa poderá ser, junto com o Roberto, um dos grandes trunfos do Porto este ano.

3. Ontem vi a parte final do programa do brilhantinas. Como possivelmente não puderam dizer muito mal do Porto, resolveram inventar um e-mail de um arquitecto qualquer de Coimbra que estava preocupadíssimo porque o prsidente do Marítimo disse que o Porto o ameaçou. E este bravo conimbricense queria que se invesigasse isso. Quer dizer, se o presidente do Marítimo dissesse que o tal arquitecto usa cuecas feitas de pele de foca, a Greenpeace lá ia atrás do arquitecto.O geloso tem sempre que inventar algo para, fazendo uma expressão preocupada naquela carinha de roedor, perorar sobre o império do mal, a Norte instalado.
4. O problema é que nenhum dos comentadores dos programas desportivos é portista. São todos benfiquistas e, quase todos, anti-portistas. É muito triste que o Bruno Prata, por exemplo, que , não sendo portista tenta ser isento, se acovarde perante o paquiderme que com ele comenta. Essa esférica personagem odeia visivelmente o Porto e nem tenta disfarçar os insultos que sucessivamente profere . Porque é que os anti-portistas, tal como este cetáceo, tem tempo de antena ? E sem contraditório! O Moby Dick insulta o que quer e ninguém o harpoa !
E mesmo os paineleiros afectos ao Porto são de uma indigência total. Até porque se fossem um pouquinho melhores, podiam brilhar pois os paineleiros benfiquistas são inacreditavelmente maus! Então o que vai agora ao programa da SIC, é indescritivel. Mas teve que ser o Dias Ferreira a dizer-lhe num programa que ele é de baixo nível e, no seguinte, que ele fazia observações idiotas. O apatetado Guilherme Aguiar tenta sempre ser politicamente correcto. Mas parece, nitidamente, alguém em estado vegetativo.
5. Mas nem tudo é mau. Resta-nos o Roberto para nos dar alegrias e tb o Porto que, nitidamente, está a jogar cada vez melhor.

Ribeiro DeepBlue disse...

Tp,
tentei usar a ironia no segundo comentário, mas saiu-me mal.
Eu estava mesmo a falar...do Fernando!
Está um jogador diferente.
Sobe no terreno, constrói mais jogo.
Estou a gostar.

Quando ao paquidérmico comentador dos Sábados à noite, quando lhe dá uma fomeca, a facturação da Jerónimo Martins aumenta 40%...

Luis disse...

Ribeiro Deep Blue,

Está cinco estrelas, mijei-me a rir!

victor sousa disse...

um dia ouvi o presidente daquele clube vermelho da segunda circular dizer:
quando o benfica for campeão, a economia vai crescer!
Hoje percebi porquê:
a SIC já começou a facturar. Numa parceria com o Ministério das Finanças, está a perguntar aos tótós (a 60 cêntimos mais o impostosito), se o Frangueiro deve sair ou não!
Percebem agora para que o contrataram?

dragaovenenoso disse...

Os lampiões já andam à procura de um substituto para o roberto, um dos melhores jogadores deles dos últimos anos. Eu acho mal, o rapaz merece mais algumas oportunidades para mostrar o que vale, pois tem muito potencial.

Ao menos, quem vier para o substituir que seja tão bom como ele...