terça-feira, 31 de agosto de 2010

Critérios

Um dos nossos visitantes resolveu queixar-se do facto de falarmos muito do SLB e de, alegadamente, nem darmos prioridade a referências aos jogos do FCP, o nosso clube e, supostamente, o do reclamante.

Creio que já explicamos isto mais do que uma vez nos cerca de 7 anos que levamos de POBO DO NORTE e que se torna chato e sem graça repeti-lo: é que ao longo dos últimos 7 anos o Porto ganhou quase sempre ao nível interno, venceu uma UEFA, uma Champions e fez mais algumas "flores" lá fora, algo que deixou de ser novidade há muito tempo; e o Benfica é um clube em perda que insiste na afirmação de um prestígio que se foi desde que existe democracia em Portugal. Por isso, é muito mais divertido observar o que se diz, escreve e emite sobre o SLB, porque aquela agremiação vive numa espécie de realidade paralela.

Acresce que os jornais, com a necessidade de agradar aos presumíveis 6 milhões de crentes, prolongam o delírio colectivo com histórias fantásticas como as da recente contratação virtual do Aleksandr Hleb, que no Sábado o Rui Costa foi buscar a Barcelona, que era Esperado em Lisboa no Domingo e que hoje assinou... pelo Birmingham. Tentem comparar isto com a contratação do Otamendi e será fácil concluir que "não há assunto". Do mesmo modo, um triunfo épico sobre o infeliz Setúbal na Luz, com todas as anedotas em torno do GR dos 8 milhões, é algo de muito mais cómico do que uma vitória rotineira e burocrática do nosso clube em Vila do Conde.

Em suma: o Porto está no topo, sem grande estardalhaço, brilho exibicional ou novidade - está onde é suposto, onde gostamos de o ver, no lugar que nos pertence na hierarquia do futebol nacional. Ponto final.

Em compensação, animados pela trunfa loira do profeta JJ e com a miragem de que são uma equipa extra-terrestre só porque venceram um campeonato empurrados pelos amigos da Liga de Clubes e, ainda assim, apenas na última jornada, os Benfiquistas estão de regresso à "terra dos sonhos", local que só existe nas capas da Bola e do Record, ou nas transmissões da TVi e nos monólogos da BenficaTV.

E nós cá estaremos para rir desta farsa. Quem quiser ler sobre o óbvio, sobre o que não é notícia, motivo de risada ou insólito, por favor, dirija-se à porta do lado.

20 comentários:

condor disse...

Boa Sr Poncio!Que nunca lhe doa a pena!

sardonicus disse...

Muito bem, poncio... O SLB é um excelente bobo da corte, armado em pingarelho de monarca regente =) mas devo confessar que este fim de semana torci (espero que pela primeira e última vez) para que um goleiro desse infame clube defendesse um penalti... E como Deus existe, lá teremos, por certo, mais umas hilariantes semanitas à conta dos "pollos" do Betinho. LOL!

cian disse...

bom post guarda, apesar de que, concordo que de vez enquando falamos demais do clube encarnado, posto isto, gostava de saber da opinião de alguns que por aqui passam, nomeadamente Kosta, Ribeiro, e tu Guarda, sobre o caso queiroz, se bem que não tem nada haver com o nosso clube ou o "outro", é um caso que sucita interesse, esta comissão de antidopagem faz-me lembrar a comissão disciplinar da liga do sr. Ricardo Costa, fazem o que querem para afastar as pessoas que não lhes interessam, tenho tb de admitir que o Rui Santos já emendou o soneto, por minha surpresa, este "comentador" quando alguma pergunta surge nos media é o primeiro a apontar o dedo e a pôr os acusados em questão, por exemplo "Porto" "Pinto da Costa" "Queiroz", mas quando se sabem os factos, ou quando algo diferente às suas opiniões aparecem no horizonte é o primeiro a juntar-se ao lado que antes pôs em causa e apontar as baterias aos anteriores difamadores da questão, como foi no caso do Porto quando começou a falar bem de nós quando já dávamos 20 a zero na justiça desportiva e foi agredido no parque de estacionamento, depois desta entrevista momentos depois da do Queiroz acho que muita gente na sic estará incomodada outra vez com o papagaio, mas eu por mim dou-lhe os meus parabéns por ter emendado o erro anterior quando perguntava para o ar se queiroz tinha ou não cometido algo para impedir o controlo e depressa dava a resposta que devia ser severamente castigado se sim, nunca dando a hipótese de Queiroz estar inocente em todo o caso.

cian disse...

tenho de escrever outro comentário porque há um limite nos caracteres dos mesmos.
voltando ao ponto anterior
é nesse mesmo facto que assenta a "política de verdade" da nossa imprensa, quando fazem um juízo/opinião de um caso e nunca dão a alternativa para o cidadão/contribuinte pensar nessa hipótese de as suas opiniões estarem enganadas, depois dos breves comentários de 20 minutos de Rui Santos, onde ele disse claramente "houve ou não perturbação no controlo anti-doping? NÃO!" algo que eu, como outros tantos portugueses de bom senso percebemos(eu escrevi algo sobre isso aqui mesmo à uma semana, nem precisava da entrevista do queiroz para o confirmar, como não a vi ainda na integra) aquilo que o papagaio e outros tantos comentadores e jornalistas queriam meter à força toda nos olhos dos portugueses, já temos areia que cheguem nas praias.
Ora depois desses 20 minutos de Rui Santos, seguiu-se uma hora mais tarde, uma hora especial para comentar o caso queiroz, e quem escolheram para comentar? 3 pessoas que já tinham espelhado o seu ódio às tácticas queiroz e ao seu futebol, e pessoas que nunca pusseram em causa que o treinador da selecção fosse inocente no meio disto tudo, o joaquim Rita o mais óbvio, aliás os seus comentários só tinham uma função tentar denegrir mais ainda a imagem de Queiroz depois da entrevista que os deixou entravacados.

cian disse...

depois o outro comentador que não me lembra o nome, mas muito conhecido na sic, diz o que sempre disse, não voltando atrás, como se os jornalistas nunca errasem, que o Queiroz foi "caindo de erro em erro", ora este comentário é o mais cínico de eles todos, enquanto Joaquim Rita dá a cara e vê-se que realmente ele não quer o seleccionador Carlos Queiroz, nem pintado, em Portugal(nem digo na selecção), o outro diz tenta com o comentário dos erros, pôr as culpas em Queiroz, mas ao mesmo tempo não o acusando de nada a mais, ora como é que se admite que o Queiroz está inocente e depois disse que ele está metido onde está porque cometeu erros ao falar na imprensa? se o homem está inocente como se vê, tudo o resto é inconsequente, aliás porque ele não cometeu nenhum crime em falar para um jornal, este tipo de comentador quer passar a imagem de que o Queiroz fez mal, de por onde der, faz lembrar aqueles que criticavam o Pinto da Costa se ia ou não ia a um funeral, se dava um envelope era porque dava um envelope, se se peidava era porque se peidava, ora mas é preciso lembrar estes cabeçudos que ruminam no nosso país, que se alguem está inocente desde o princípio e se chega a um ponto em que se fazem "especiais" sobre algo tão desnecessário para o nosso país, que se deu demasiada atenção ao caso, e que a culpa não é do Queiroz, tenha ele ou não se peidado para a esquerda ou para a direita quando chegou a Lisboa?
aquele painel de comentadores foi uma imagem lamentável do que se "produz" nos nossos meios de comunicação hoje em dia, aqueles são mesmo os melhores comentadores de desporto da sic? aquilo é que são comentadores? mais parecia um tribunal qualquer no irão a sentenciar o apedrejamento de uma mulher. não havia um único sequer que tinha tentado ouvir o seleccionador nacional, que infelizmente para eles ainda é o nosso seleccionador.

cian disse...

depois o terceiro, ainda mais inteligente, dizia que Queiroz queria defender o Brio e a honra do seu nome, "mas então a honra da selecção que vai jogar nestas semanas?"
Ora, são os mesmos que sugeriam que Pinto da Costa se devia demitir quando estava a ser acusado, repito nunca se põe a hipótese de Queiroz de estar inocente, e durante uma hora, debateu-se qual seria a melhor solução para se livrarem do "problema Queiroz", um problema que eles próprios criaram.
Só espero que depois disto tudo, todos sejam responsabilizados, até mesmo estes comentadores desportivos, que venham pedir desculpa na televisão, e que o Queiroz continue a defender os jogadores à 7 da manhã depois de dias intensivos de trabalho.
O Queiroz não está só a defender a honra e o brio do seu nome, está a defender a honra e o brio de Portugal, nós é que cabeçudos queremos um treinador que chegue e faça milagres, e que ganhe mundiais, com Ronaldos mimados, e contra uma Espanha poderossíssima, aliás, mais merecia a Alemanha chegar à final que nós aos quartos, e não é por isso que vão iventar processos ao seleccionador alemão.
E eu pergunto, se realmente Queiroz é inocente, não tem o direito de defender a sua honra?

Quem defende que se deva pôr de lado a inocência de um homem para o bem da nação então não sei que nação é essa que defendem...

boas continuações

cian disse...

capa da Bola de hoje:
"Perdemos a Liga porque não fomos competentes"

verdadeiras palavras de Jesualdo Ferreira:
"Não fomos tão competentes como nos anos anteriores"

sem comentários

cian disse...

epá desculpa lá Pôncio, não tinha reparado que tinhas escrito os últimos post, estou mesmo distraído, bons posts.

flama draculae disse...

resumindo o post, com o devido respeito pelo autor, costumo dizer que a seguir ao Porto, é o Benfica o clube que me tem dado mais alegrias. que assim continue por muitos e bons anos.

André Pinto disse...

Cian: a questão à volta de Queiroes é simples, asquerosa e mals-disfarçada. Não há muito que discutir. Madaíl quer despedir Queiros, mas não quer pagar a indemnização a que Queiros tem direito e esta palhaçada com a ADOP foi o pretexto que se arranjou, muito à pressão, para o mandar embora com justa-causa. Já estou habituado a esse tipo de biltralhada, vinda do sr. Madaíl, que é a incompetência e o carreirismo feitos gente. E Queiros vai ser mesmo ser despedido, a julgar pela página de desporto do DN, patrocinado pela ADOP, que depende da Secretaria de Estado do Desporto, que depende....

De terceiro mundo.

Ribeiro DeepBlue disse...

O caríssimo que postou ontem que me desculpe mas isso é conversa para boi dormir.
O SLB é o inimigo (peso as minhas palavras, não é adversário).
Porquê?
Porque representa tudo aquilo que não quero para o meu país:
O ser promovido sem mérito.
O ter os louros sem trabalho.
O desrespeito pelas minorias (sim, o FCP é uma minoria, da qual tanto me orgulho!)
O espezinhar do vizinho, teoricamente mais fraco, só porque quero e posso.

Me caro, querias o quê?!
Que elogiássemos o Roberto? Ou os cordões de ouro do Rui Costa? Ou os discursos do Vieira?
Não.
Lamento.
Para mim, e enquanto os donos do Blog assim permitirem, sempre que puder, sempre que tiver forças, e sempre que o SLM me der razões para isso (e isso, felizmente, é quase todos os dias) hei de continuar a gozar com o "Maior Clube do Mundo", "O Glorioso", o "Clube dos Bons Chefes de Família".

Vamos partir do princípio que és portista.
Porque não gastas as tuas energias no envio de um email para a redacção do Record a pedir o critério da elaboração desta tabela classificativa.
http://a.imagehost.org/view/0537/2010-08-26_0033
É já perdi alguns minutos a olhar para isto, e o único critério é ter "Aquele clube de quem não devemos falar mal senão eles ficam chateados" no terceiro lugar.
Porque se estivesse no 14º, se calhar não cabia no ecrã!!!
Devemos calar este tipo de merdas?!

Devemos calar o facto deste clube ter permanentemente na SIC, um elemento da sua direcção nas Segundas à noite (o molusco que lá está agora é vice-presidente, o molusco anterior, também)...

Dito isto: Queirós.
É simples.
O Queirós, cuja competência (ou falta dela) para ser treinador principal é sobejamente conhecida, está a levar isto longe demais.
Coloca neste momento os seus interesses pessoais aos interesses da selecção.
Como já afirmei num post anterior, até caguei para isso, pois não me revejo nesta cambada: treinador, dirigentes, e especialmente algumas prima-donas de jogadores que lá andam.

Essa história do patriotismo passa-me um pouco ao lado. O amor pela pátria não se mede pelo nº de bandeiras que temos penduradas junto às cuecas a secar na varanda.

Agora, se me perguntarem qual o maior culpado disto: Madaíl, em primeiro, Madaíl em segundo e Madaíl em terceiro.
O André Pinto chamou-o de carreirista.
Acrescento chupista, mamão, arrivista e incompetente.
Lá anda ele todo pimpão a promover a candidatura de Portugal ao Mundial, para lhe garantir mais umas viagens, umas estadias aqui e ali, regadas com um bom charuto e um bom whisky( Claro, não lhe sai do bolso!).

Eu não voto (há pelo menos 10 anos, por não acreditar nesta nossa classe política), mas porra! Onde é que está no programa de algum dos partidos a organização de um Mundial a meias com a Espanha?! Perguntaram aos portugueses o que acham sobre isso?!
É prioritário?
Para o Sr. Madaíl, pelos vistos, sim.
Cumprir o papel dele como presidente e honrar os contratos que assinou com o "SEU" seleccionador (palavras dele), pelos vistos já não é tão importante.

E como não podia terminar o meu post sem falar no clube dos 69 biliões de Portugueses: sabem qual a semelhança entre o Benf(hic)a e uma joaninha? São ambos vermelhos, mas a joaninha tem mais pontos.

penta1975 disse...

Ribeiro Deep Blue a deputado da Nação, JÁ! - mesmo que ele não goste e não se reveja na actual classe política.
[e não estou a brincar. o que escrevi é a sério]

em concreto: Ribeiro Deep Blue, estou contigo nessa luta ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Ribeiro DeepBlue disse...

Penta,

Deputado, eu?
detestaria acordar todos os dias, olhar-me ao espelho, e dizer:
"Ah, malandro..."

penta1975 disse...

@ Ribeiro

;)

compreendo. e respeito.

abraço

Tomo I

Ribeiro DeepBlue disse...

Makukula, o jogador com uma clausula de 40 milhões de euros, e que "Sim, reparem, chuta como o Eusébio!" (A Bolha dixit), que tinha custado 3,5 milhões, foi vendido por 2 milhões para um clube Turco.
Um bom negócio portanto...

Pelo menos é uma evolução na carreira.

Sai de um clube que está no último quinto da tabela classificativa para um clube que está no segunda terço...

Falhar aquele penálty contra o clube que o viria a contratar passada uma semana, quando militava num certo clube Madeirense cujo nome não me recordo neste momento, valeu mesmo a pena...

guardabel disse...

Ribeiro, estás a falar daquele clube que se diz que quer tirar 3 pts ao FCP? :) Quanto ao negócio, foram só 38 milhões abaixo da cláusula de rescisão....

Ribeiro DeepBlue disse...

Estou a falar daquele clube de merda que, se não fosse o dinheiro vindo do nosso bolso (com pequena paragem intermédia no Governo Regional), nem sequer existia...
5 milhões de euros por ano, é muita chicha...
E aquele azeiteiro barbudo, designado de "Prezdente" da dita agremiação, é outro, que se não fossem os favorzinhos do Tio Alberto andava na Camacha na apanha da banana...

dragaovenenoso disse...

A selecção de sub21 precisa de um seleccionador de jeito. Era previsível que se fosse eliminado da fase final e com um técnico deste calibre que nunca treinou ninguém...enfim...não percebo esta política de arranjar tachos para amigos.

Ribeiro DeepBlue disse...

Dragão Venenoso, acho que não é só a de sub-21 que precisa de um seleccionador de jeito...

dragaovenenoso disse...

Hoje tive a oportunidade de assistir a mais um grande jogo de andebol no dragão caixa. Foi muito frustrante não nos conseguirmos apurar para a fase seguinte da liga dos campeões, até porque daria mais experiência aos nossos jogadores. A equipa terminou esta fase com uma vitória e dois empates, contra equipas de países mais bem classificados que nós, tendo empatado este último jogo com o Dínamo de Minsk, campeão da Ucrânia. Mais um segundo e o golo que se marcou no final teria sido validado e passaríamos à fase seguinte.

Foi pena assistir no segundo jogo a falhas técnicas clamorosas na equipa de arbitragem, que influenciaram o resultado, pois estávamos a ganhar e acabamos por ficar empatados. E hoje houve algumas decisões duvidosas que tendendo para o lado do FCPorto teriam desiquilibrado a balança.

O que é de louvar é a aposta numa equipa 100% portuguesa, com grande valores, jovense com margem de progressão que muito me vai interessar acompanhar, pois estou convencido que nos vão dar muitas alegrias, no FCPorto e na selecção