terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O dia do Mariano

Depois de uma vitória feliz na Madeira, um jogo por inteiro no reino do Dragão, com garra, classe e resultados concretos. A equipa parou de jogar depois do 5-1, desleixou-se, perdeu a bola por via de excessos de confiança, mas quem poderia exigir mais, sobretudo depois do sinal do banco que foi retirar de campo 3 dos melhores da noite?

Não estive no estádio mas, para falar verdade, foi o primeiro jogo da época que lamentei não assistir "ao vivo". Lembro que estava a escrever uma mensagem para o Guardabel, dizendo que aqueles 15 minutos eram a melhor coisa que o FCP tinha feito esta época, e quando a terminei o Rolando consumava o 1º golo. Melhor ainda foi a forma como a equipa se manteve estável depois daquele golo do empate caído do céu, obtido com o primeiro remate digno desse nome que o SCP fez na 1ª metade do jogo.

Curiosamente, eu acho que o Sporting não esteve muito mal - o que aconteceu é que o Porto esteve muito bem, marcou nas alturas em que precisava de marcar e soube manter a pressão. O sexto golo azul esteve sempre mais perto de acontecer do que o segundo dos verdes, mas depois de tanta correria e com o resultado feito, o Álvaro Pereira foi perdendo as energias, o Fucile deu o estouro, o meio campo já não tinha o Bellushi nem Michael e o Varela começou a enrolar-se com a bola.

Curiosamente, quem se manteve mais lúcido, mesmo depois daquele golo fenomenal, foi o mal-amado Mariano, a quem a braçadeira de capitão deu asas. Foi uma noite de futebol fantástica, com poucas asneiras arbitrais (faltou o 2º amarelo para o Grimi, no final da 1ª parte, bem como as advertências para o Moutinho e o Bellushi), 7 golos e um resultado justo.

No final, a pergunta dos jornalistas era onde teria estado "aquele Porto". A isso, tanto Falcao (uma exibição muito acima de qualquer Cardozo deste mundo...) como Jesualdo responderam com o já conhecido discurso do "crescimento dos jogadores novos". O nosso treinador mencionou até algo que é efectivamente um facto indesmentível: da equipa de habituais titulares do ano passado estavam em campo apenas 4 atletas: Fucile, Rolando, Fernando e Mariano. É verdade que assim aconteceu, mas o SLB também joga com muita gente nova esta época (Peixoto, Javi Garcia, Ramires, Saviola e Coentrão, já para não falar em tipos menos utilizados ou nos brasileiros recém-adquiridos) e engatou mais cedo. Claro está, para quem esteve supostamente a jogar bem melhor do que o Porto durante quase 6 meses, venceu-nos no seu estádio e contou sempre com arbitragens simpáticas quando foi preciso, a meia dúzia de pontos de vantagem de que usufrui presentemente é curta, não é?

Uma última referência aos últimos acontecimentos fora dos relvados: o SLB está a perder gás dentro do campo mas está cada vez melhor a operar fora dele - depois do afastamento do Hulk e do Sapunaru (vítimas da sua estupidez e de uma justiça dos túneis particularmente selectiva), o SLB conseguiu agora afastar o Vandinho e o Mossoró, o primeiro dos quais é um elemento vital do meio campo do Braga e só irá voltar a jogar a na última jornada. Mas para dar a ideia de que os jogadores do Benfica também são castigados, o Javi Garcia levou agora um oportuno sumaríssimo, que não aquece nem arrefece (coincidência: o seu backup brasileiro, Airton, já pode jogar...).

27 comentários:

dragaovenenoso disse...

Grande exibição do FCPorto!! Já não me lembrava de uma exibição assim há meses. É de pensar o que se passará com a equipa que tem jogado, não é? A dinâmica do meio campo não tem nada a ver com o passado recente. Estou expectante para os próximos jogos.

Quanto aos castigos, Pôncio, tiraste-me as palavras da boca. Tal como o presidente do Braga disse, de um amontoado de gente a pegar-se, só jogadores que não são lampiões é que são castigados. É no mínimo bizarro. O que acho graça são estes adeptos cegos do depenado glorioso que nem comentam esta escandaleira que dá pelo nome de comissão de disciplina. O castigo proposto ao espanhol é de rir. Uma agressão premeditada dá dois jogos de suspensão e multa. Agora é que realmente o secretário de estado do desporto deveria intervir, pois a manipulação dos jogos fora dos relvados é total. E com a vantagem de estar escudada pela *lei*. Já não me lembro como o Targino se magoou, mas não me admirava que fosse consequência de porrada no estádio do regime.

Valha-nos a alegria de parecer que afinal temos bons reforços no plantel.

Tasqueiro Emigrante disse...

Este filhos da pu** benfiquistas metem-me nojo porque vêm para aqui sempre "cheios de razão" como o palhaços do Rui Santos e da laia d'ABola, quando não têm ponte de corno de razão...

Toda a gente está a ver o que vocês andam a tentar fazer e isso é mesmo de um clube mediano como o vosso...não têm vergonha na cara de anadarem a tentar eliminar os adversários fora de campo com manipulações arranjadas...

Gostava de ver também jogadores vossos suspensões vários meses pelas agressões que andam a distribuir em campo(Javi Garcia, Luisão e David Luis)...sorte é que ainda não partiram a perna ou a cabeça a ninguém...

SE O BENFICA É PORTUGAL, ENTÃO EU VIVO NUM PAÍS DE MERDA !!!

ENOJA-ME VER ESTA GENTE COM ESQUEMAS PARA CONSEGUIREM SEREM CAMPEÕES...

REFORÇO A IDEIA DO GAJO DO BRAGA:

ISTO É UMA PALHAÇADA !!!!!!!


http://tascadepalmeira.blogspot.com/

André Pinto disse...

Foi uma grande noite, que teve três aspectos muito positivos: a) o facto de a equipa ter mantido a coesao depois do golo do Sporting, b) a confirmaçao de que temos, finalmente!, um construtor de jogo no meio campo e c) Mariano pode jogar bem à bola.

Sobre o castigo ao Braga, repito que este campeonato já estava entregue por decreto. Vieira tinha o mandato a saque, depois de um ciclo humilhaçoes desportivas e dos falhanços junto dos tribunais da UEFA.

Faço uma pergunta: quem é o presidente do CD da Liga? Em jeito de sugestao, digo que nao seria muito diferente ter lá directamente o Rui Costa.

Tenham vergonha. Mas, pelos vistos, nao têm. Caso contrário, nao vinham acenar com o castigo de dois joguitos ao Garcia, como prova de que o CD também castiga o Benfas.

Azul disse...

Ruben Micael: "foi uma exibição á Porto"....Palavras para quê, é um jogador à Porto!

Quanto á CD só uma digo uma coisa...eles perderam a vergonha!

Jonas Pintas disse...

O CD não é uma vergonha, já não há é vergonha...

Sempre ganhamos contra tudo e contra todos e havemos de continuar a ganhar. Rumo ao Penta sempre !

Em jeito de comemoração juntem-se e convidem para o:

http://www.facebook.com/group.php?gid=287525285823&ref=nf

Dragaopentacampeao disse...

Em minha opinião, esta é a melhor forma de responder aos detractores que não olham a meios para atingir os fins.

Bela exibição, finalmente, a primeira de uma sequência que nos colocará no rumo certo para o Penta. Pelo menos é o que todos nós esperamos.

O futebol tem destas surpresas! Um elemento apenas pode galvanizar os restantes e devolver-lhes a confiança, contagiando com a sua capacidade técnica a sua visão de jogo, a sua inteligência e a sua entrega. Falo naturalmente do homem do momento: Ruben Micael. Bem haja por ter escolhido o nosso emblema para dar largas à sua vocação.

Estamos naturalmente eufóricos pela vitória categórica frente a um dos rivais, que relembro, tem sido, principalmente nos últimos quatro anos, o principal concorrente no Campeonato e nas Taças.

Espero que esta exibição seja o arranque definitivo para um fim de época de sonho.

Um abraço

Traulitada disse...

Quem beneficia mais com os castigos aos jogadores do Braga e o momento em que ele são aplicados (último dia para inscrições de novos jogadores)?

Querem uma ajuda?

É o clube que ainda sonha chegar a um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões!

Palhaçada....
Mais uns telefonemas, umas jantaradas, fruta tropical à mistura algures na Madalena!

miguel_canada disse...

Traulitada, sabes qual é a característica que mais me espanta num benfiquista? Mas olha que estou mesmo a ser sincero...

É o descaramento nojento com que viram os bicos aos pregos!

Vires para aqui dizer que esta jogada nojenta do CD da Liga(mais uma) para continuar a enfraquecer os adversários do teu clube para te garantir o titulo, foi para beneficiar o FCPorto, é digna de uma pessoa que gostaria apenas de ser atrasada mental!

Este ano, já houve quatro situações deploráveis em túneis. Uma na Choupana, uma em Olhão e duas no estádio da Luz e por uma coincidência do caralho, o benfica está envolvido nas quatro!!!

Mas o Vandinho e o Hulk é que são umas bestas!
O cabrão do DiMaria, que manda uma bolada de propósito para dentro do banco do Braga e despoleta toda a confusão que ali se passou.............passou impune!

O benfica, que treinou aqueles gangsters para insultarem os jogadores e staff técnico do FCPorto, pagou 2500 euros de multa!

André Pinto disse...

TRaulitada: a minha pergunta não era de retórica. Volto a deixar-te a pergunta e, caso tenhas vergonha nas ventas, responde:

Quem é o presidente do CD?

Camisola10 disse...

Em geral concordo com as vossas análises futebolísticas mas dizer "Falcao (uma exibição muito acima de qualquer Cardozo deste mundo...)" ?!!! ahahahha AAHHAHAHAHAHHA hahahah gosto do Falcão, é muito bom jogador e gostava que tivesse sido o meu clube a fazer a sua contratação mas sejamos realistas: o Falcão no Benfica estaria a aquecer o banco. Tal como o resto da equipa do FCP, exceptuando talvez o Alvaro Pereira e o guarda-redes Beto. O ataque todo do Porto não é melhor que o Cardozo e possivelmente o "11" todo do Porto não é melhor que o Saviola (para mim o jogador mais talentoso entre nós desde o Deco, e pelo preço de metade de um ... Farias ...).

Compreendo o entusiasmo em volta do Falcão mas se calhar é o mesmo que tinham pelo Hulk quando chegou ... há que dar tempo ao tempo e a temporada é longa.

O campeonato está bom, o Porto é o principal adversário do SLB. Só acho estranho passagens de "8 a 80" da parte dos adeptos, por exemplo relativamente a Marianos, Jesualdos, etc. Mas claro, faz parte do futebol uma certa hipocrisia quanto a ídolos desportivos ...

Oporto disse...

Este farrapo 10 foi o mesmo que escreveu que o Reyes era um jogador do outro mundo!

miguel_canada disse...

Camisola 10, tu tentas ser isento em determinadas análises mas acabas sempre por puxar a costelinha benfiquista, não há volta a dar.
É logico que eu sou tão suspeito a dizer que Falcao é bem melhor do que Cardozo como tu no vice versa, mas se nós reduzirmos a formula dos pratos da balança repara numa coisa...

REMATE:
CARDOZO Tem um bom pé esquerdo, com o qual consegue colocação e força sem grande dificuldade. O direito é praticamente nulo.
FALCAO remata bem e colocado com os dois pés, sendo que obviamente consegue colocar mais precisão no direito.

CABECEAMENTO:
Ambos cabeceiam com muita qualidade, nenhum dos dois fica atrás do outro mas a tarefa de cabecear fica mais fácil para Cardozo do alto do seu 1,93m. Falcao tem apenas 1.77 e mais golos de cabeça do que Cardozo! Sintomático.

TÉCNICA INDIVIDUAL: Falcao é muito superior a Óscar Cardozo neste aspecto. Muito mais móvel, mais certeiro e efectivo no drible. Cardozo tem pouca técnica a driblar e sabe-o bem porque evita fazê-lo sempre.

Caberá agora a um adepto de outro clube qualquer desempatar isto. Eu gosto muito mais do Falcao, não o trocaria por Cardozo e se ambos estivessem no Benfica, provavelmente o Cardozo é que estaria a aquecer o banco. É um jogador razoavelmente limitado.

Outra coisa...
Essa da equipa do Porto aquecer o banco do benfica... pronto, quiseste dar numa de Ricardo Araújo Pereira!
Assim de repente lembro-me como Varela mandava o DiMaria de novo para a Argentina, como o Fernando dava duas explicaçõezitas ao Garcia sobre posicionamento e recuperação de bola sem falta para já não referir o Rúben Micael que encostava o meio campo do benfica inteiro com Aimar incluído.
Bruno Alves é muito mais central que Luisão e David Luiz juntos e o Maicon chega e sobra para o Sidnei e Miguel Vítor, também juntos e depois comparar o Fucile com o Maxi Rodriguez não lembraria nem ao diabo!
Ainda estou convencido que o Belluchi ainda irá tirar o lugar a mais alguém.

Tasqueiro Emigrante disse...

-Presidente da CD Liga: Ricardo Costa (Benfiquista)

-Comentador da SIC: Rui Santos (Benfiquista)

-Jornal A'Bola (Benfiquista)

-Relatadores da SIC (Benfiquistas)

-Imprensa (Benfiquista)

-Árbitros (Benfiquistas)


TUDO ISTO MISTURADO E APIMENTADO JUNTAMENTE COM UMA DATA DE ADEPTOS IDIOTAS QUE VÃO NA CANTIGA DO QUE LHES DIZEM E TEMOS UM RICO COCKTAIL DE MANIPULAÇÕES E CORRUPÇÃO DESPORTIVA

dragaovenenoso disse...

Esta troca de galhardetes está excelente. Diverti-me muito. Mas a farpa que teve mais piada foi a que quem anda a manipular as coisas para sair beneficiado é o FCPorto. Realmente, vocês lampiões têm uma visão das coisas que mete dó. Se o FCPorto não for campeão que o seja o Braga, esta é a minha opinião e a de muitos. E porquê? Simples, porque é do Norte.

Com a manipulação descarada que têm feito através da CD é provável - repito - provável que finalmente o vosso glorioso recupere algumas das penas para a vossa ave depenada. Enquanto que vocês se regozijam com os audios do processo para arrumar com o nosso presidente - que já dura há décadas - e ficaram frustrados com o desfecho final, assistem comodamente e como se fosse natural a todos estes atropelos que este *conselho de disciplina* inventa, escudado na *legalidade* das suas decisões. E podem fazer às claras, porque é um organismo idóneo, claro. Onde andam os seis pontos de penalização ao FCPorto que retiraram injustamente? Bem tentaram que transitasse para o ano seguinte. Tenho pena de vocês, sobrevivem através desta batotice pegada, desta protecção declarada ao clube do regime. Aliás, como algumas figuras importantes já o disseram, "...o benfas ganhar o campeonato é bom para o país...". Então vale tudo, arrancar olhos e tirar dentes, já sabem que não são castigados.

dragaovenenoso disse...

Mais uma vez digo:

Tentativa de agressão - que não consegui ver apesar das rodinhas - dá três meses de suspensão mais multa.

Agressão premeditada e consumada em jogo - dois jogos de suspensão mais multa.

Isto sem contar com o facto de, se o árbitro visse o jogador era expulso e era penalty, pois a bola já estava em jogo. Isto o CD - com todas as câmaras especiais que tem e com as quais vislumbra pormenores que não se consegue ver - não considerou.

Moral da história: é preferível agredir durante o jogo do que depois e é melhor não tentar, porque arrisca-se a uma suspensão preventiva.

Como disse, tenho pena de vocês lampiões e é por estas coisas, de tentarem a todo o custo manter o status quo que este país não anda para a frente.

André Pinto disse...

Obrigado, Miguel, por tomares tu a iniciativa de esclareceres o camisola10. Dizer que a equipa actual do FCP aquecia o banco no Benfica não é enormidade que choque, vinda da boca de um benfiquista. O rol de bacoradas futebolísticas já é longo e a lista tem anos. De qualquer das formas, o ano passado esse rapaz dizia o mesmo, que o plantel do Benfica era de longe melhor que o do FCP, e o resultado foi o que se sabe. E deixou de comentar durante muito tempo, só regressando há pouco tempo, envergonhado e disfarçado com outro nome. É d'homem. Que comente, ora pois, e nos divirta com a bazófia benfiquista.

(Parece que o relatório do árbitro iliba os jogadores do Braga. Estou curioso para conhecer a seguinte manobra do presidente do Conselho Disciplinar, o tal Ricardo Costa, essa isenta pessoa que reconheceu festejar as derrotas do FCP com champagne)

miguel_canada disse...

Após uma análise ponderada, creio mesmo que só há dois jogadores do benfica que não me importava de ter no FCPorto. Ramirez e Saviola. Trocava-os bem por Guarín e Farías.
Não queria mesmo mais nenhum, honestamente.

Camisola10 disse...

Miguel,
engraçada a tua isenta descrição do Falcão. Eu até acrescentaria que é muito melhor que o Cardozo em andebol ... provavelmente até atira bem à baliza com as duas mãos (nisso admito que leva vantagem face ao Paraguaio)...
e já agora há algum jogador do Benfica que tenha qualidade ou não por há por lá nada que seja melhor, sei lá, que um Benitez? Um Pedriguer, vá?

André,
vê-se que não consegues ultrapassar o que o lucas (imagino que seja a ele que te refiras) te fez por aqui. Olha para a frente. Já és crescido.

dragaovenenoso disse...

André Pinto, onde leste ou ouviste essa afirmação, desse nojento presidente do cd? Isso é MESMO GRAVE!!

Então um fulano que reconhece publicamente não gostar de um clube, está a presidir a um orgão no qual pode tomar decisões para o prejudicar?! Que é o que tem acontecido? E os organismos como a secretaria do desporto não pede esclarecimentos, não averigua?!

Que palhaçada!!

Ribeiro DeepBlue disse...

"O que o Lucas te fez por aqui..."

Foda-se, pirou de vez o Lucamisola10!!!

O Camisola 10 está para o Clark Kent como o Lucas está para o Superhomem:
Quando um está, o outro desaparece...

A cela almofadada é confortável, pelo menos?...

Ribeiro DeepBlue disse...

Arre, até me embrulho nos comentários perante tanta clarividência benfiquista:
O Camisola 10 está para o Lucas, como o Clark Kent está para o Superhomem, quando aparece, o outro desaparece. Assim sim...

Lucamisola10, o teu estilo de escrita cheira à distância.
Pelo menos ainda não estás outra vez naquela fase do ano passado em que escrevias com 2 nicks e respondias a ti próprio.
Mas julgo haver bons tratamentos clínicos para isso.

Foste buscar o Benitez. Olha, porque não vais buscar o Jorge Ribeiro? Ou o Schaffer?
E falaste do Prediguer; Como se chamava aquele jeitoso escurinho, com nome começado em B, acabado em A e com ALBO no meio? Como era mesmo? Jeitoso esse rapaz...
E comprado na mesma altura do Benitez, por isso dá um bom termo de comparação...

Mas olha, agora a sério, da tua equipa, quem eu queria mesmo era o Lucílio Batista, Bruno Paixão e o "Primo Fernando". Nesses sectores reconheço que estão bem melhores do que nós...

miguel_canada disse...

Camisola 10, sabes uma coisa engraçada? Tal como o tal Lucas que tu não conheces de lado nenhum, a máscara da isenção e da cultura desportiva cai-te depressa demais.

Tentei ser educado e ponderado na análise que fiz a dois bons mas diferentes jogadores e tu incluíste na tua mais do que normal discordância requintes de fanatismo imberbe e estupidez com referências ao andebol que sinceramente não percebi o paradoxo!

Se te queres referir de alguma forma ao golo que Falcao marcou ao Paços de Ferreira, desafio-te a apresentares um filme ou foto que demonstrem sem qualquer margem para duvidas o avançado Portista a tocar na bola com a mão!

Parece que não viste o Trio d'ataque em que depois de vistas e revistas as repetições o cineasta teve que meter a viola no saco das visões alucinadas, porque foi impossível descortinar qualquer toque da bola na mão do Falcao. O resto é telenovela vermelha à qual estamos mais do que habituados.

Relativamente à qualidade dos jogadores do Benfica, reconheço-a na maioria do plantel mas a mediocridade também.
Não te esqueças que para cada Benitez e Prediguer há sempre um Jorge Ribeiro ou um Balboa.

De resto, deixaste bem visível que te falta categoria intelectual para discutires futebol com adeptos portistas e nem sequer és capaz de dizer simplesmente que não concordas e porquê, daí a sugerir-te que explanes a tua sapiência em blogs como a tertúlia benfiquista, o novo Benfica ou mesmo no anti-tripa, porque aqui não tens mesmo grande futuro...pelo menos como analista técnico.

André Pinto disse...

"André,
vê-se que não consegues ultrapassar o que o lucas (imagino que seja a ele que te refiras) te fez por aqui. Olha para a frente. Já és crescido."

Se só começaste agora a frenquentar este blogue, como soubeste do Lucas? Toda a gente te topou, deste que tornaste a comentar com um nick diferente. Sê homenzinho.

É curioso que tentes disfarçar não seres o Lucas, quando escreves exactamente da mesma forma, com os mesmo maneirismos, exactamente as mesmas expressões e repetes mesmas ideias. Realmente, Schrödinger previu a probabilidade de semelhantes coincidências.

Mas são filmes que eu faço, na certa....

André Pinto disse...

Dragãovenenoso:

Se achas grave, digo-te que o senhor nem teve o cuidado de comemorar as derrotas do FCP da citada maneira na ausência de testemunhas. Num local privado, por exemplo. Ricardo Costa foi a cara institucional da cruzada do Benfica junto da UEFA, quando se tentou afastar o FCP da Liga dos Campeões. Houve um certo cuidado em não lhe dar muita visibilidade, porque a sua colocação na posição actual estava a ser preparada.

Ribeiro DeepBlue disse...

O porco do Jorge Baptista levou um enxerto do Carlos Queirós. Para esse "Scolari Lover" só se perderam as que caíram no chão.
Não sei porquê, mas gosto deste Queirós, pá!
Tem um "je ne sais quoi..."

André Pinto disse...

Vieira chama de idiotas todos os benfiquistas, senão reparem http://www.abola.pt/nnh/destaque.aspx?id=192603&zona=2 .

Que palavra? A promessa, a palavra de honra que deu, da sua demissão no assunto dos 300.000 kits de novo sócio? A promessa de o Benfica ser maior que o Real Madrid e ter a espinha dorsal da selecção nacional em 5 anos?

Um tipo reputadíssimo por ser fraco cumpridor das promessas que faz, de ser um invertebrado nos negócios sujos que faz, vem pregar sobre a validade da sua palavra. Esta está boa.....

Camisola10 disse...

André:
"Se só começaste agora a frenquentar este blogue, como soubeste do Lucas?" na empresa onde eu trabalho acho que toda a gente conhece este blog (e claro, toda a gente conhece o Lucas). Os comentários dele eram passados para everyone, e todos se riam das vossas reacções. O mais engraçado é que vários colegas dele são Portistas e também passaram a seguir o vosso espaço. O único motivo porque ele não escreveu mais, acho eu, é porque os comentários dele eram sucessivamente apagados, provavelmente para proteger pessoas como tu. Quanto ao resto, se vocês dizem que eu sou o Lucas, tudo bem.