quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Luisão: dez anos de ilusão

A Bola chama, hoje, para a primeira página, mais uma das suas famosas efemérides. Normalmente estas efemérides assinalam meio século sobre vitórias internacionais do seu clube do coração, mas esta é diferente. Diferente porque são apenas dez anos. Diz assim: "Faz hoje 10 anos que Luisão chegou a Portugal". Reparem bem: "chegou a Portugal", e não, "chegou ao Benfica". Faz toda a diferença. Luisão já é um símbolo nacional, uma espécie de filho adotivo da nação que o acolheu e beneficiou de todos os seus ensinamentos, dentro e fora dos relvados. Senão atentemos a alguns factos que preencheram o seu percurso, até hoje, em Portugal:
- Em janeiro de 2007, foi condenado a 40 horas de trabalho comunitário depois de ter sido detido a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 1,44 gramas por litro de sangue. Na altura, não ficou inibido de conduzir pelo facto de ser uma figura pública, segundo o jornal Público.
- Em janeiro de 2008, teve de ser separado de Katsouranis, quando os dois estiveram para andar à batatada, em pleno relvado do Bonfim. Na altura, o clube suspendeu os dois jogadores, mas levantou a suspensão do central mais cedo por ser um dos capitães.
- Em agosto de 2012, abalroou o árbitro do jogo particular contra o Fortuna de Dusseldorf, aplicando-lhe um encontrão que o fez estatelar-se no chão. Esta carícia custou-lhe dois meses de suspensão.
- Pelo meio, arranjou tempo para ganhar imensas Taças da Liga, Troféus Guadiana e Taças Eusébio. E foi campeão uma data de vezes. Duas, mais precisamente.
Um bem-haja, portanto, ao jornal de Vítor Serpa por ter trazido à primeira página um assunto tão relevante para o nosso país.

9 comentários:

.:GM:. disse...

Ele cumpriu as 40 horas?

Netshark disse...

Lembro-me de como a bola pintava Luisão. Um dos melhores centrais brasileiros de sempre, digno de lugar cativo na selecção e que faria muita historia pelo Brasil e muitos títulos pelo Benfica.
Se hoje perguntarem a um Brasileiro quem é Luisão, ele irá confundir esta figura com milhentas outras, já que é um nome muito comum no Brasil, mas nunca associará o nome desta criatura, a um pobre diabo que um dia teve a felicidade de jogar pela selecção Brasileira.

Donnie Darko disse...

Boas,

Compreende-se a celebração de tão importante data. O Luisão, para além dos factos apresentados no post, fica para a história por ter marcado um golo em falta sob o ricardo (guarda-redes do sporting e do scolari :) e com isso ter dado um titulo aos lampioes. Se assim não fosse tinham um titulo nos ultimos 10 anos. Assim têm o dobro :)

Abraços

MT disse...

Jornal do regime sempre a criar mistificações. Daqui a 50 anos vão continuar a glorificar o Eusébio e o grande Benfica da década de 60 século XX. É um clube patusco.

Ribeiro DeepBlue disse...

Que nós possa dar mais 10 anos com a mesma qualidade...

Pentadragão disse...

Vem o Orelhas dizer que o negocio Roberta é transparente, acordaram 8 milhoes com o Saragoza como eles não pagaram até a uma data estipulada, recuperaram o ativo. Proponho que o PdC ofereça 500 milhões pelo Messi, ele joga cá uma época depois o Barcelona recupera o ativo, por falta de pagamento. Na epoca seguinte, mais 500 milhões pelo Bale... e por ai adiante..... o circo continua dentro de momentos!

Daniel Gonçalves disse...

E as propostas milionárias, €40 a 50 milhões, que estavam aa chegar, de acordo com a Bola, pelo Matic e pelo Salvio já chegaram? Será que foram recusadas pelo LF Vieira?

cian disse...

Era para falar do último discurso de Vieira sobre Cardoso, o facto de fazer de Cardoso a vítima, virar o discurso para os outros clubes, iludir o adepto com o pedido de desculpas que nunca foi dito a Jesus, mas não, não vou por aí, veio este video:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TqOqgKZoqvE

sobre os golos do Hulk à baila e lembrei-me do que o Gordo disse no último Trio de Ataque(com o silêncio consentido de Miguel Guedes) que o Benfica era a equipa com o melhor futebol no último ano, como foi nos anteriores, como o Sporting foi antes, mas nunca o Porto, não posso olhar para este video e sentir o que aquele Gordo anormal diz, ou os anormais antes dele, do Benfica e do Sporting, disseram antes, não, e desejaria que o Miguel pusesse este video no Trio de Ataque para todos verem o que é o bom futebol do FCP quando os outros viram as costas para não verem, podia pôr Hulk como o topo da semana e o interesse do Tottenham e mostrava o video, mas não, Miguel vai no discurso fácil dos Lisboetas e mais uma vez vai ficar em silêncio perante as alarvidades ditas, simplesmente não tem colhões, lamento que não tenhamos quem defenda a nossa imagem condignamente, mas que antes do nosso jogo logo à noite que melhor aperitivo do que ver estes golos e pensar no que Quintero nos deixará no futuro...

Claro que o Sporting a marcar golos de matraquilhos contra o Arouca, ou 2 penáltis(um pelo menos duvidoso, bem mais do que o de SEtúbal) ou outra vez golos de erros adversários bem mais "patéticos" do que a defesa do Guimarães sr. Tadeia, sim o Sporting assim é que respira um futebol de outro mundo, vaia nos Deus, dos 9 golos marcados nem um chega aos calcanhares do primeiro golo do Hulk marcado ao Belenenses no Estádio do Dragão...
penso eu de que...

sardonicus disse...

Luisão é um anagrama de ilusão... ;-)