sexta-feira, 15 de abril de 2011

Iturbe: destaque na Marca de hoje

O jornal espanhol Marca está para o Real como A Bola está para o segundo-classificado-a-19-pontos. Aquilo não se aconselha a ninguém, mas hoje saiu uma reportagem de uma página inteira sobre o nosso próximo fenómeno, Juan Iturbe, que eu não podia deixar de partilhar com todos os leitores do Pobo do Norte.

11 comentários:

cian disse...

Pobo, não extrapolando a situação do "badalo", como bem disso o Ribeiro, e já que expusémos aqui as nossas referências musicais, eu, tentando acalmar os ânimos em relação aos ódios que se alimentam das nossas vitórias, gostava de expôr a minha referência musical dedicada ao mau-perder do Benfica, tiremos à expressão do "badalo" todo o dramatismo, por ser para o Benfica vamos usar um eufemismo, chamemos-lhe apenas o "lado lunar" como bem diz o Rui Veloso. Aconselhava a fazerem um vídeo, aos fazedores de vídeos fantásticos do FCP, pela net fora, com todas as imagens, notícias, videos, das pedradas, apagão, aspersores, ódio a PC, etc. que aconteceram neste passado recente, e que ponham a música do Rui Veloso "Lado Lunar" no vídeo, acho que dava um vídeo do caraças, reparem, é que a letra da música vai de acordo com o que se tem passado, pelo meio ficam pérolas como:

"Desvenda-me o teu lado malsão
O túnel secreto a loja de horrores"

"Se resistir à treva é um amor seguro
à prova de bala à prova de tudo"

"Para poder gostar mais dessa luz falsa
Que ilumina as arcadas do teu sorriso"

e a parte melhor e o final:

"Se mostrares agora o teu lado lunar
Mesmo às escuras eu não vou reclamar"

é que pensei nesta música já à uns dias, mas não tenho tido tempo para vir aqui e teorizar sobre o assunto, nem vi os jogos do Porto ultimamente.

aqui fica o link com a música e a letra:

http://www.youtube.com/watch?v=mwgEj905I7w

e depois claro fiz a minha letra mais dedicada ao Benfica:

"Não lhes mostres o meu lado feliz
A luz do meu rosto e a festa que eu fiz
Faz-lhes crer que tudo em mim é medonho
Como se vivesse sempre enfadonho

Não me dês mérito por ires ao fundo
O teu discurso insolente tornou-se moribundo
Não é por ele que quero ganhar
Embora seja ele que me esteja a picar

Todo o benfiquista tem uma face negra
Nem o Rui nem o Jesus fogem à regra
Tiremos ao lampião todo o dramatismo
Por ser pró Benfica usemos um eufemismo
Chamemos-lhe apenas o lado lunar
Mostra-me o teu lado lunar

Desvenda-me o teu lado mauzão
O túnel secreto e o apagão
A água escondida debaixo do chão
E o mau-perder com o very-light sempre à mão

Eu hei-de ganhar por esse lado escuro
Com lances felizes eu já não me iludo
Se resistir à treva o título é seguro
à prova de pedras à prova de tudo

Todo o benfiquista tem uma face negra
Nem o Rui nem o Jesus fogem à regra
Tiremos ao lampião todo o dramatismo
Por ser pró Benfica usemos um eufemismo
Chamemos-lhe apenas o lado lunar
Mostra-me o teu lado lunar

Mostra-me, Jesus, o avesso da tua palma
Conhecê-la é tudo o que um jogador precisa
P'ra poder gostar mais dessa luz falsa
Que ilumina a honra e glória dessa camisa

Não é por ela que te quero ganhar
Embora seja ela que me vai espicaçar
Se mostrares agora o teu lado lunar
Mesmo às escuras vou continuar a festejar

Todo o benfiquista tem uma face negra
Nem o Rui nem o Jesus fogem à regra
Tiremos ao lampião todo o dramatismo
Por ser pró Benfica usemos um eufemismo
Chamemos-lhe apenas o lado lunar
Mostra-me o teu lado lunar

Mostra-me o, mostra-me o, o teu lado lunar
Mostra-me o... eu quero acraditar"

Pró ano será a da "Não há estrelas no céu..."

Continuações Pobo

Ribeiro DeepBlue disse...

Acho de facto incrível a forma como FCP tem vindo a preparar a próxima época com uma antecedência de mais de meio ano.
Iturbe e também o Kelvin.
Fala-se do Sílvio e do Lima.
E se dúvidas houvesse porque é que ganhamos tantas vezes...
É a normalidade de ganhar títulos de forma recorrente face à excentricidade de ganhar um campeonato quando existe um alinhamento entre Marte, Júpiter e o bigode da Pinhão...

Meus amigos, não vemos ter esperanças, Hulk e Falcão, já foram!
E só lhes posso desejar a melhor das sortes, mas só depois de ganhar a Liga Europa para o nosso clube.

reine margot disse...

Não sei se Hulke e Falcao já foram... se a uefa cup vier, acho que se vai entrar naquela euforia que pró ano vai ser a champions... E, quanto ao Iturbe, tem de por os pés no chão e adaptar-se à Europa...e isso não é do dia para a noite...
o Walter é que parece que quer ir...(e a gente a chorar..)

Ribeiro DeepBlue disse...

Ai vai?
Que possa ter o vento pelas costas....

miguel_canada disse...

Óh Ribeiro, desculpa lá mas na ultima entrevista que li do Falcao fiquei com a sensação que a vontade dele de ficar, pelo menos mais um ano, é genuína.
Tanto ele, como o Hulk, sabem que vão jogar na champion's na próxima época. Então, porque não fazê-lo com uma equipa que já conhecem, com um clube que já conhecem e com um treinador que os conhece melhor do que ninguém?
Nem todos eles sonham de forma esquizofrénica com pesetas ou com as libras.

cian disse...

sinceramente, muito sinceramente, desejo ao Sr. Rui Santos que vá almoçar ao restaurante onde o Villas-Boas costuma ir almoçar...

cian disse...

Miguel acho que o Ribeiro estava a referir-se à euforia da champions, também concordo, prefiro a champions ao FMI.

cian disse...

Pinto da Costa diz a um seu neto um dia, "bêz aquela estrela ali muito brilhante lá em cima?" "sim avozinho" "pois fica sabendo que aquela estrela foi à milhares de anos a estrela polar antes desta agora que vez um bocadinho mais abaixo, e se seguires as outras ao lado consegues ler o que está lá escrito" "o quê avozinho?" " que entre as linhas da Ursa Maior, que representa o Benfica, e da Ursa Menor, que é o Sporting, encontras a constelação do Dragão(Draconis), sinuosa e imponente, muito parecida com o Dragão no símbolo do nosso clube, num dia onde não sabemos onde encontrar o Norte, e que não vamos por ali onde nos dizem para ir, com olhos laços, nós olhamos para as estrelas e encontramos o nosso rumo, o nosso destino, e encontramos forças para vencer aonde quer que estejamos no pólo norte" " ah avozinho... é por isso que o Porto não perde para o campeonato desde que eu nasci?" "Não netinho, essa é outra história... penso eu de que"

"Mitologia

A constelação de Dragão consta oficialmente no céu desde o Almagesto de Ptolomeu, publicado no ano de 148 d.C. Entretanto, trata-se de uma constelação já conhecida pelos gregos antigos desde muito tempo antes, figurando em sua mitologia.
Para comemorar o casamento entre Zeus e Hera, Gaia, a Mãe-Terra, presenteou a rainha dos deuses com uma macieira que produzia frutos de ouro (a mesma árvore da qual Éris colheu a maçã dourada que seria dado à deusa mais bela, o Pomo da Discórdia, que provocou a Guerra de Tróia). Não sabendo onde guardar tão maravilhoso presente, Hera decidiu plantá-lo no Jardim das Hespérides (as Ninfas do Poente), o lugar mais distante do mundo (segundo a então geografia grega), no noroeste da África. Como a deusa já imaginava que somente as ninfas não poderiam proteger a macieira sagrada, postou diante dela o dragão Ládon, filho de Tífon e Équidna, para auxiliá-las. Esse mesmo Ládon é um dos personagens que aparecem exclusivamente na novela ‘Gigantomaquia’, entre os filhos de Tífon, enfrentando o próprio Santo protegido pela constelação que o representa, Shiryu.
Como o último de seus Doze Trabalhos, o herói Héracles foi enviado para colher as maçãs divinas. Mas, não tendo conseguido derrotar o dragão, Héracles contou com a ajuda do Titã Atlas, que matou Ládon e trouxe as maçãs para Héracles.
Zeus elevou o dragão ao céu, transformando-o numa constelação. Para Héracles, também depois de morto, foi criada uma constelação com seu nome, postada diante do Dragão, ajoelhado frente a ele e ameaçando-o com a clava (como que a golpeá-lo)."

realmente, estava mesmo escrito nas estrelas...

cian disse...

pobo, mais uns factos interessantes sobre a constelação do Dragão, podem saber mais aqui neste blog,

http://areadeproject12b.blogspot.com/2007/02/34drago.html

ou procurar na internet, existem milhares de histórias sobre a constelação, e versões diferentes sobre a lenda de Hércules, no entanto fica aqui um ponto importante que achei extremamente interessante nesse blog:

"Dependendo da altura do ano em que se estuda a constelação, a sua cabeça (formada por theta, gamma nu e xi) desenvolve um aspecto diferente. Quando beta e gamma estão "no topo", parecem dois olhos, ou talvez a testa. Noutras alturas do ano a face não é muito distinta. Existem um número de estrelas de Bayer na constelação. Enquanto existem muito poucos objectos de interesse (e apenas um Messier), a constelação tem uma grande variedade de binários a investigar. Thuban é o nome árabe para Dragão. Para encontrar Thuban descubra o tamanho da Ursa Menor e desloque-se até à ponta da Ursa Maior. No meio encontra-se uma estrela ténue, que é Thuban. Pensa-se que a estrela era consideravelmente mais brilhante há alguns milhares de anos atrás. Esta estrela era a estrela polar por volta de 2700 AC. A mesma altura em que os Egípcios estavam construindo as pirâmides! Facto que não escapou aos arqueólogos... O objecto principal no estudo dos arqueólogos é a Grande Pirâmide de Khufu. Diz-se que uma certa passagem na pirâmide foi construída para apontar a Thuban."

ou seja, até os faraós eram portistas carago!

cian disse...

a Bola teve hoje uma epifania na capa

Ribeiro DeepBlue disse...

"A Bola teve uma epifania na capa".
Teve.
E depois tevae uma diarreia mental no artigo do "jornalista/ex-guarda-redes/benfiquista" Delgado.

Um asco como só ele me provoca.
Mas que é rapidamente substituído por um largo sorriso quando penso no gajo a dar com os cornos na parede e a descabelar-se todo a ver os festejos do FCP ano sim, ano sim, ano sim, ano não, ano sim....
Deve ser duro.