quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Bode Respiratório

A Federação Portuguesa de Futebol dispensou finalmente Carlos Queirós, decisão que define claramente um culpado para a situação desportiva em que a selecção se encontra actualmente. E digo "finalmente" porque a vontade de encontrar um "bode expiatório" para o suposto fracasso no Mundial era indisfarçável e só estava a ser travada pela dimensão da indeminização a que, em condições normais, o Professor teria direito.

Madaíl, uma vez mais, demonstrou a falta de lealdade, desonestidade e de ausência de sentido de justiça que o caracteriza, e a trupe que governa a FPF dede meados dos anos 80 continuará a mandar neste circo, com pequenas variações nos protagonistas e muita gente que actua na sombra há demasiado tempo.

Queirós cumpriu os mínimos no Mundial, perdeu tangencialmente com a equipa que se viria a sagrar campeã e a única coisa que se lhe pode apontar nesse derradeiro jogo é que foi maior o receio de perder por muitos do que a audácia de tentar vencer correndo obviamente muitos riscos. A falta de ambição foi o maior pecado do Professor.

Quanto às qualidades e defeitos que fizeram dele uma escolha mais ou menos consensual na altura em que o foram buscar ao banco do Manchester United, estão todas lá: falta-lhe carisma, nervo, liderança sobre as vedetas e arrojo nas decisões, quer nas escolhas dos jogadores, quer nas reacções em pleno jogo; por outro lado, é um estudiioso do jogo, um homem de trabalho, tem um discurso sem tibiezas e um percurso muito valioso, ainda que mal sucedido sempre que esteve em causa a sua relação com equipas formadas por jogadores com estatuto. Em suma, o perfil ideal para um Director Técnico ou para um Adjunto interventivo - a soma de qualidades e defeitos que fez dele uma opção bem melhor do que o Scolari sem fazer dele uma opção satisfatória para um país que tem tão bons jogadores e que nunca venceu uma competição de "gente crescida".

12 comentários:

cian disse...

só queria dizer que para mim acabou-se a selecção, este país chegou aos limites do cúmulo do ridículo e da sem-vergonhice, e o pior de tudo é ver portugueses contentes com isto, ou mesmo justificando os erros menores de Queiroz, acho-o um bom treinador, nem todos os treinadores têm mão nas vedetas, e em Portugal são mais putos armados em tais, verdadeiras vedetas há poucas, quando se dá razão, e uma entrevista, a uma das crianças mais mimadas e se lhe perdoa as cuspidelas, os manguitos, as frases ordinárias(estou a falar do Cristiano, sim esse dos anúncios) e no outro lado bate-se no velho que fez a omelete que podia com os ovos da selecção, e ninguém se põe do seu lado, então não me identifico com ninguém deste país neste futebol, digo mais, somos uns cabeçudos, uns deshonestos, mentirosos, aldrabões, sacanas, sacripantas, e vira-latas, mas alguém imaginava-nos a ganhar o mundial contra a Espanha? e depois da Espanha? Alemanha, Argentina, Holanda, mas alguém neste país tem juízo ou a todos vos tiraram os parafusos à nascença? mas porventura a nossa selecção aos remendos iria chegar mais longe? e o golo dos espanhóis não foi de fora de jogo? e o Cristiano não foi uma vergonha? e o Queiroz é que é o culpado? para mim fez mais do que podia, prefiro este Queiroz a cem mil Jesualdos cagões, e ainda mais outros tantos Bentanias, só para acabar, só digo isto, um dia ainda o veremos de Dragão ao peito e a ganhar títulos, aí já o vão chamar de treinador, só porque levou 7 com o Sporting(ainda imagino que esta cabala toda contra ele seja feita pelos calimeros) e porque não venceu no Real, não é treinador, mas quantos treinadores de nome, e outros com provas dadas não venceram no Real?
Queiroz é um treinador, e um bom treinador, e assim aqueles que nunca o receberam bem de início sairam vencedores com esta merda toda, até devem ter ficado contentes com estes últimos resultados de Portugal... portugal? desculpem desta selecçãozinha amadora da europa.

Vitor disse...

E pronto, agora é que vou decidida e convictamente DESAPOIAR a selecção à qual, espero, não sejam mais vez nenhuma chamdos jogadores do nosso muy nobre e leal FCP!
Para lesões, já basta a liga dos duros, onde se vê obrigado a jogar...

E daqui para a frente não desejo outra coisa senão derrotas e das humilhantes, 7-0 p'ra cima e sempre com o 2º melhor jogador do mundo a titular...

Por acaso é uma ideia agradavél, para depois deste ciclo (+1 penta!)do AVB, vir o Senhor Professor Carlos Queiroz, treinar a nossa equipa e ganhar tudo outra vez, e quem sabe, voltarem a ser CAMPEÕES MUMDIAIS, o clube e o treinador!

A ver vamos o que diz o futuro...

Preto no Branco disse...

Cian, treinador para o Porto?! nahhhh, VB está muito bem, Deus me livre e guarde de Queirós vir treinar o Porto um dia. Quanto ao reformado (sr 597.987.00 trincos e um futebol que metia qualquer portista ligado às mákinas), que esteve a treinar o Porto nos últimos anos, aí sou de acordo para com o teu comentário.
Para futebol de m*, já chegou 4 anos, e diz-me, é tão lindo ver o Porto agora jogar. Até a Super sabe melhor!
Quanto a Queirós, é simples: para mim como treinador vale zero, no entanto, aquela cambada da federação vale 50 graus negativos. Se o queriam despedir, que pagassem (não fossem fazer a coisa por outro lado). Mas, aqui no reino da Dinamarca, é o vale tudo: ou o homem não recebe tusto pelos 478.827.00 de processos que têm em cima ou lá arranjaram maneira de eu, e demais cidadãos, pagar a factura. Este país está podre!

cian disse...

preto no branco, tb adoro o futebol do VB, mas o homem não vai ficar no Porto para sempre, quando disse Queiroz a treinar de Dragão ao peito estava a falar de aqui a alguns anos, depois de ganharmos mais umas taças na europa, e uns campeonatos com o VB, eu sempre apoiei o VB, aliás até disse que tem tudo para ser melhor que Mourinho, e ainda continuo a defender o que disse.
Mas se o Jesualdo nos deu 3 campeonatos, mais umas taças(e conseguiu perder outras tantas taças, com Farias contra Paulos Bentos, e eliminações precoces na liga dos campeões) então o Queiroz não nos daria muito mais? continuo a defender o Queiroz, é um grande treinador, principalmente pelo que disse à equipa de anti-doping, se fosse o Mourinho meio Portugal estava em extase, claro que depois do VB ir para um clube enorme daquia uns anos(se tudo correr bem) temos sempre Domingos, Jorge Costa, Carvalhal, eu acredito em muitos treinadores portugueses, quem teve Jesualdo durante 4 anos aguenta com qualquer coisa...

Mesmo que VB perca numa fase que não esperavamos perder, sabemos que perde por arriscar e não por se acobardar, e isso faz toda a diferença, pelo menos para o nosso clube.

dragaovenenoso disse...

Desculpem eu estar a escrever sobre outro assunto, mas estou a ouvir a conf. de imprensa do milagreiro do clube do regime. Faz questão de dizer que perdeu por causa do árbitro, tirando o mérito ao adversário. Realmente o *catedrático* tem dois discursos quando ganha e quando perde. Quando perde a culpa é do árbitro. Não vi o manuel machado a fazer os gestos que o milagreiro fez no ano passado para o seu colega.

Está com um ar taoooo triste...no ano passado corria tudo às mil maravilhas.

Lá vai o orelhas começar a mexer por outro lado. O rui costa não pode fazer grande coisa nos túneis este ano...está tudo a ser filmado...

Gostei do roberto. Quase que defendia a cabeçada que resultou no segundo golo...quase...continuo a confiar no homem, ele merece mais uma oportunidade.

Azul disse...

Ó Pôncio cala lá esta choradeira que não me deixa dormir...chora o rui costa, chora o vieira, chora o jesus, chora o coxo....

O grande objectivo do vieira é pôr o Herminio Loureiro a presidente da federação e o ricardo costa a presidente do conselho de disciplina....querem apostar?

Vitor disse...

@Azul
Espero que te enganes! Se esses dois vão para onde dizes, acabam com a Liga e tomam conta de tudo... E é como eles gostam...

Preto no Branco disse...

Não vomitem: http://oantitripa.blogspot.com/

Apelo à violência, parte 5363838282882828 milhões.

100 euros? hum hum hum

PS: Cian, Carvalhal não :s.

Hoje é para ganhar... força Porto, força V. Boas

dragaovenenoso disse...

Dá-me um certo gozo ouvir o manuel machado a dar tacadas ao milagreiro, assim como deu gozo ao treinador ganhar ao campeão em título.

Acho que nem vale a pena comentar os tais lances pois vão ser bem esmiuçados pela *imprensa* afecta ao clube do regime. Acho que já enviaram para a uefa, para o amigo platini ver os lances.

dragaovenenoso disse...

Falando agora do que REALMENTE nos interessa, espero que o FCPorto não tenha baixado o seu ritmo e vontade com esta paragem forçada no campeonato e que o jogo de logo à noite seja um bom jogo e que o ganhemos, de preferência sem ficar com jogadores lesionados.

É que o Braga tem uma equipa com bastante experiência e muito matreira.

Ribeiro DeepBlue disse...

Acabo de ler o Intestino Delgado (sim, eu sei, é feio, mas fico sem sobremesa nos próximos 3 dias) decretar o Regresso das Trevas.
Que bonito...
Que subserviência...
Que lambecusismo...
Só gostava de saber se o presidente da comissão de arbitragem não é o mesmo do ano passado...
Se a esmagadora maioria dos árbitros não é a mesma do ano passado...
Se a diligente comunicação social (a mesma que marca uma entrevista, sem sabermos bem porquê, com o Presidente do Ficaben) também não é a mesma do ano passado...
São?...
Ah...então se calhar, as Trevas, já vinham do ano passado, não?...

É verdade que é preocupante ver o Benfica nesta posição da tabela classificativa.
Mas se calhar, a Liga Orangina precisa de um clube com este perfil...

O Intestino Delgado está triste. O Fedorento também. A redacção inteira da Bolha chora convulsivamente.
Que metam o comando do Meo no cú e que façam zaaaaaaaaa....ping!

Quanto ao Jesus....impagável a cara do gajo ontem. Já nem a "chicla" masca!...

Mas penso que o fartote de riso irá ser logo à noite com o Cetáceo Desdentado do Canal 2 a babar-se todo e a falar da arbitragem. Felizmente, não poderei ver pois estarei no Dragão a apoiar a minha equipa.

cian disse...

Preto no branco tens razão, o Manuel Machado é melhor :)