sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Escutas: a minha posição

O Pobo do Norte, na sua versão 3, bateu ontem o recorde de visitas, com muita gente de bem (para além de muitos benfiquistas) a querer saber a posição oficial deste blogue face ao caso das escutas publicadas no You Tube. Pois bem, a minha posição não podia ser mais clara. É só olhar para a foto que acompanha este texto.

Não reconheço a nenhum benfiquista moral e autoridade para censurar o que quer que seja no comportamento de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Só o farei, quando me explicarem:

1. porque colocavam treinadores do Benfica no banco de suplentes de adversários do FC Porto na década de 50, como aconteceu com Valdivieso, no banco do Torreense, naquilo que hoje se chamaria, no mínimo, de PROMISCUIDADE, provando que o Benfica controlava os pequenos clubes do sul (pelo menos).

2. como conseguiram impedir que Eusébio fosse transferido para o estrangeiro nos anos 60, no seu auge, quando choviam ofertas milionárias para ele e para o clube.

3. porque é que há jornalistas que assumem o papel de empresários e tomam parte activa nas transferências de jogadores do Benfica, como é o caso de João Bonzinho, referido no livro de Fernando Mendes.

4. porque é que há outros jornalistas que incentivam e financiam a publicação de ficção rasteira a denegrir Pinto da Costa e o FC Porto, como foi o caso de Leonor Pinhão e do best-seller Carolina.

5. porque é que se joga um jogo decisivo para a manutenção da equipa do Estoril no Algarve, sabendo-se que no seu campo o Estoril colocava tradicionalmente muitas dificuldades aos grandes, e sabendo-se que um estádio de maiores dimensões iria favorecer o Benfica, pois teria mais adeptos a pressionar o árbitro.

6. porque é que António Figueiredo, ex-dirigente do Benfica e, àquela data, Presidente da SAD do Estoril, concordou com a mundança do jogo para o Algarve, sabendo que esta significava muito provavelmente a descida do "seu" clube à 2ª Liga.

7. porque é que Calabote não disse a verdade, quando mentiu sobre os descontos dados no Benfica-CUF, de 1959, e que implicações teria dizer essa verdade.

8. porque é que o guarda-redes da CUF, nesse jogo, foi substituído a pedido dos colegas, após ter encaixado cinco golos na primeira parte e ter mostrado um comportamento estranho face ao sucedido.

9. porque é que Luis Filipe Vieira, ao telefone com Valentim Loureiro, recusou o nome de quatro internacionais e, sobre João Ferreira, disse "Esse pode ser".

10. porque é que o mesmo Luis Filipe Vieira disse, nessa escuta, "Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado."

11. porque é que o Benfica, quando José Veiga era Director-Geral, mandava seguranças ao aeroporto para bater um empresários de futebol, como foi na altura do caso Moretto, com o famoso Fernando, primo de José Veiga.

12. porque é que este Fernando, primo do Director Geral do Benfica, andou a convidar jogadores do Estoril para almoçar na semana que antecedeu o jogo.

13. porque é que José Veiga, cuja posição em relação à Estoril SAD sempre suscitou muitas dúvidas, ameaçou Litos, treinador do clube, com o despedimento.

14. porque é que o árbitro Howard King disse que o Benfica lhe deu prendas "cujo valor excedeu em muito o limite de 40 libras a que estamos autorizados" para além de lhe ter colocado uma menina no quarto do hotel.

15. porque é que a imprensa desportiva nunca se interessou por localizar Mr. King e "esmiuçar" este caso.

16. como é que, em 2004-2005, última época em que o Benfica foi campeão, os árbitros conseguiram acumular tantos erros grosseiros a favor do clube, dos quais lembramos, a título de exemplo, as providenciais faltas sobre Karadas (jogo com o Estoril) ou sobre Mantorras (jogo com a União de Leiria).

Esta escutas que agora surgem no You Tube (ironicamente, isto sim, é um crime) são apenas mais um episódio da guerrilha FC Porto-Benfica que há alguns anos dura no nosso futebol. Frustrados com sucessivas humilhações desportivas e judiciais, os benfiquistas, apoiados por uma imprensa sempre amiga, tentam de tudo para denegrir o nome do FC Porto. Este caso está arrumado. Pinto da Costa foi ilibado de qualquer acusação. E tudo porque a questão se resume a uma verdade que os benfiquistas teimam ignorar: NENHUMA vitória do FC Porto resultou do benefício de qualquer arbitragem, em NENHUM campo fomos beneficiados, contra NENHUM adversário obtivemos contrapartidas pelo que quer que seja. Tudo isto foi confirmado pelos resultados dos próprios jogos e pelos peritos de arbitragem que analisaram os mesmos. E nem seria necessário recorrer a peritos para ver o óbvio. Ganhámos no campo, e ganhámos bem. Tudo o resto é folclore. Se querem chafurdar no esterco, em primeiro lugar chafurdem no vosso.

24 comentários:

Luis disse...

Guardabel,

Parece-me que temos que voltar aos velhos tempos do famoso Guarda Abel.
Pelo menos esses benfas de merda, não hostilizavam os nossos jogadores nos tuneis e a merda do primo do veiga já tinha ido pela sanita abaixo.
Acho que já faltou mais para o POBO se encher, eles que esperem pela volta!

Marco disse...

Grande post! É a verdadinha mais pura. Mas enfim, mais do que dourado este apito foi direccionado como nós bem sabemos. Por isso é que eu digo que preferia lutar por um lugar na uefa em Espanha do que ser campeão em Portugal.

Zé Luís disse...

amigo,

porqùê? porquê? porquê?

Por isto:

http://dn.sapo.pt/galerias/videos/Default.aspx?seccao=Desporto

Ricardo, RSW disse...

Apoiadissimo, exactamente a minha opinião, achei curioso, no minimo, estas escutas que foram reveladas não terem contemplado igualmente escutas de Luis Filipe Vieira a confessar que fazia as coisas por outro lado e que queria o João "Pode ser o João" Ferreira.

curiosamente so aparecem contemplados neste "leak" escutas referentes a clubes do Norte!
Incrivel, temos leaks selectivas.

Isto é uma palhaçada, além de que a unica coisa de jeito que dali se tira é que afinal Mourinho Não rasgou nenhuma camisola de rui jorge em alvalade, e que bettencourt simplesmente Usou o deficiente paulinho como bem quis e entendeu!

jamsilva disse...

Concordo com quase tudo aquilo que se diz neste post.
Mas por outro lado, e insultem-me se quiserem, há coisas que sinceramente n me caem nada bem.
Nós para ganharmos NÃO precisamos de comprar ninguém nem de andar metidos em esquemas. Assim sendo porque raio é que eu tenho que levar pelas trombas com uma conversa em que se combina um encontro entre o presidente do meu clube e um arbitro??

Tá errado, tá mal e nao devia acontecer.

Eu se quero mandar às trombas de um rosinhas que o benfas é uma merda e que a grandeza deles se baseia numa historia mal contada, já nao posso, porque neste momento digam o que disserem tá provado (basta ouvir a conversa dos gajos) que nós tb andamos no mesmo tipo de jogadas estranhas.

Tá errado, tá mal e nao devia acontecer.

Já sei que vão vir nao sei qts insultar e dizer que devo ser menos portista q o LFV. Eu só pergunto pq raio convidamos um arbitro a nossa casa? ELES é que o fizera no passado, Eles é q precisaram do patrocínio estatal para serem alguém. NÓs temos que ser superiores a isso tudo e ganhar como deve ser. Limpo. Sem árbitros, sem convites sem nada. No campo. É assim que eu quero que o porto seja.

Ribeiro DeepBlue disse...

17. Como é que o LFV ameaça um secretário de estado (por causa do caso Nuno Assis) e nada lhe acontece?
18. Como é que o LFV ameaça o director do laboratório anti-dopagem (por causa do mesmo caso) e nada lhe acontece?
19. Como é que o LFV insulta uma inspectora da PSP e nada lhe acontece?
20. Como é que o LFV e o Hermínio têm um encontro secreto num hotel de Lisboa, e após terem sido descobertos por um jornalista e consequente agressão do mesmo, nada lhe acontece?
21. Porque é que 2 jogadores do FCP estão suspensos há 6 jogos e a agressão a um fiscal de linha perante milhões de espectadores apenas deu direito a uma multa? E porque é que todos os casos com túneis este ano (e pelos vistos, o ano passado) têm sempre o mesmo clube como protagonista?
22. Porque é que o assassino dos No Name Gays continua sem ser encontrado após ter "misteriosamente" sido ajudado a fugir da cadeia? Que tipo de protecção lhe tem sido dada?
23. Porque é que o Benfica é o único clube que tem um membro da direcção (mesmo não sendo membro executivo) num programa televisivo, sendo assim correia de transmissão dessa mesma direcção? Porque é que o Mãozinhas, também ele extremamente próximo da actual direcção do Benfica, tem presença noutro programa à mesma hora? A que se deve estar presença massiva de elementos próximos da direcção benfiquista em órgãos de comunicação social?
24. Porque é que a SportTv, sendo (nas palavras do "Realijador Adepto do Barcelona"), um canal portista insiste em ter como comentadores: Mozer, Vitor Paneira, António Simões, Álvaro Magalhães, Toni...a comentarem jogos do FCP! Não há antigas glórias do FCP que o possam fazer?
25. Porque é que tendo o SLB apresentado um documentado falsificado, isso nunca teve consequências? Porque não foi ninguém punido ou despedido?

Podem continuar a numeração.

pc disse...

Grande Guarda Abel - Puro e duro!

Luis disse...

Ricardo, RSW,

Permita-lhe lembrar-lhe que o Futebol Clube do Porto, foi Campeão Europeu, Vencedor da Supertaça Europeia e Campeão Intercontinental.
Os árbitros eram que saiba,cidadaõs de nacionalidade estrangeira, tout court...
O Sr.Jorge Nuno Pinto da Costa mandava na UEFA e na FIFA?
Bom fim de semana, e saudações Portistas e Tripeiras.

André Pinto disse...

Depois deste post do guarda, acho que não ficou nada a dizer.

Tenho, isso sim, algo a dizer ao jamsilva:

É curioso como, antes de dizer o que tem a dizer, afirmas sempre que vais ser insultado (várias vezes), que é uma forma básica de condicionar as respostas, mas nem vou comentar isso. Pelos vistos, não ouvimos as mesmas escutas. O que eu ouvi foi o Pinto da Costa sendo consultado, e não que ele tenha tomado a iniciativa de querer viciar este ou aquele jogo. Sobre actividade e passividade estamos esclarecidos. O que eu ouvi foi a sua opinião sobre a escolha de árbitros, coisa que não é suficiente para meter ninguém na prisão, nem para provar corrupções. Luís Filipe Vieira que o diga, já que foi apanhado - este sem rodeios - escolhendo árbitros e dizendo que ía fazer as coisas por outro lado. Na segunda conversa, oiço alguém dizer que viu Pinto da Costa almoçando com fulano e sicrano. Também não preciso de afirmar o ridículo desse facto como prova. Eu também posso dizer que vi o jamsilva vestido de Carmen Miranda actuando num cabaré da Praça da Alegria, sem que isso seja uma verdade incontestável.

Gostava é que alguém comentasse a vergonha que revelam as gravações do túnel da Luz e o timing com que aparecem gravações de há dois anos. Se ninguém comenta, comento eu. Esta jogada dos túneis está a ser urdida desde os tempos em que Rui Costa chegou à Luz, que é a única explicação que eu encontro para o facto de estas imagens terem sido mantidas no segredo pelo Benfica durante 2 anos, como quem guarda um trunfo "for a rainy day".

asdfghjk disse...

so para melhor perceber a historia toda.E depois os corruptos somos nós.
FCP4EVER

http://portogal.blogspot.com/2010/01/em-abril-do-ano-passado-escrevi-este.html

Andre disse...

O túnel-fundador foi escavado no antigo Estádio das Antas, sem que, à época, existissem stewards ou câmaras de videovigilância, comissão disciplinar da Liga ou processos do género apito dourado!

Quem não se lembra dos crimes perpetrados no túnel das Antas, pelo famigerado “guarda” Abel e o seu gang, contra atletas e dirigentes de vários clubes (Benfica e Belenenses, por exemplo)?

Quem não se lembra das gravíssimas ameaças feitas pelo dito “guarda" a presidentes do Benfica?

Quem não se lembra dos apertos dados, na Reboleira, pelos jogadores da equipa do guarda Abel, a outra equipa, a que apitava o jogo, após esta tomar uma decisão não sistematizada?

Só aqueles que têm a memória tão curta quanto a conveniência sem véu com que a sua má consciência se tenta acobertar!

“Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.”

miguel_canada disse...

26. Porquê que o Estrela da Amadora, com meses de salários em atraso, resolve, em protesto com a situação, fazer greve aos treinos na semana que antecede o jogo com... o benfica e logo na segunda feira seguinte, apesar de não ver a situação resolvida, regressa aos treinos para preparar o embate com... o FCPorto?

27. Porquê que Jorge Ribeiro, contrariando a opção dos técnicos do Boavista, aponta o penalti contra o benfica de uma forma absolutamente displicente falhando-o, aparecendo logo de seguida na imprensa como reforço dos encarnados e a pseudo justiça desportiva por e simplesmente ignorou a tremenda coincidência?

28. Porquê que o Makukula, contrariando a opção dos técnicos do Marítimo, aponta o penalti contra o benfica de uma forma absolutamente displicente falhando-o, aparecendo logo de seguida na imprensa como reforço dos encarnados e a pseudo justiça desportiva por e simplesmente ignorou outra tremenda coincidência?

29. Porquê que a justiça desportiva ignorou a escuta das coisas feitas "pelo outro lado"?

30. Porquê que a justiça desportiva ignorou a afirmação publica de que era preferível "ter gente influente na liga do que bons jogadores"?

31. Porquê que Hulk e Sapunaru já levam 5 jogos de suspensão por ALEGADAMENTE terem agredido um agente não-desportivo e Luisão levou apenas um amarelo por OBJECTIVAMENTE ter agredido um adversário em pleno relvado?

32. Porquê que uma situação de jogo perigoso(pé em riste) com contacto com jogador(célebre penalti de Leiria a favor do slb) resulta em grande penalidade e o mesmo pé em riste com contacto com jogador (Defesa central do Belenenses sobre Christian Rodriguez) nem falta deu?

33. Porquê que as cenas lamentáveis passadas no túnel do Nacional da Madeira apenas resultaram no castigo de 10 meses ao observador por alegadamente ter mentido e as agressões do Nuno Gomes passaram "despercebidas"?

34. Porquê que Lisandro Lopez foi suspenso por 1 jogo por alegadamente ter simulado um penalti que resultou em golo, quando essa é uma das situações mais correntes nos jogos nacionais actuais e um factor em que o slb, mais concretamente, Aimar, Saviola e Di Maria se especializaram sem que no caso destes alguma coisa aconteça?

Traulitada disse...

Estão todos muito nervosos...

Passem no youtube, ouçam umas escutas e relaxem!

Tanto stress faz muito mal à saúde!

Luís disse...

É hilariante criticar o túnel da Luz quando este mesmo blog tem usuários que usam o nick Guarda Abel.

guardabel disse...

Andre, uma só palavra: baitafoder.

Traulitada: essa é a tua maneira de fugir com o rabo à seringa. Está bem. Estás no teu direito. Posso informar-te que nervoso, e falo por mim, não estou. Afinal com escutas no youtube ou sem escutas no youtube, a justiça já foi feita.

Numa coisa, tens razão: as escutas são um óptimo exercício de relaxamento. O que eu me ri com aquilo! Só de pensar que a partir dali queriam construir um processo de corrupção faz-me rebolar no chão a rir. E aquela manobra do Deco está genial, ora diz lá! Estás a ver o Bieirinha a ter um semelhante acesso de inteligência? Eu também não!

Luis, este blogue não tem usuários com o nick Guarda Abel. Este blogue tem um dos DONOS com o nick "guardabel", uma pessoa de bem, trabalhadora (como qualquer nortenho portista que se preze), amiga dos seus amigos, e com asco a essa sub-espécie neanderthal que é o benfiquista arrogante, seboso, trauliteiro, troglodita (ou seja, cerca de 90%).

Este "guardabel" é capaz de te banir, se lhe apetecer. Portanto, acalma aí a passarinha.

miguel_canada disse...

Já repararam que a única chance que o benfica tem de ser campeão é quando o FCPorto está uma desgraça???

Foi assim em 2004/2005 com a inacreditável escolha de Luigi Del Neri para treinador e está a ser assim em 2009/2010 devido a um mais do que assumido erro de casting no que toca a reforços.

Se o FCPorto estiver assim-assim, porreirito, bom, muito bom ou fantástico, estes gajos ficam 15 pontos atrás!!!

Gandas gayvotas!!!

miguel_canada disse...

"Quem não se lembra dos crimes perpetrados no túnel das Antas, pelo famigerado “guarda” Abel e o seu gang, contra atletas e dirigentes de vários clubes (Benfica e Belenenses, por exemplo)?"

Olha, mais um aldrabão que lá por ter andado a ser comido por lorpa pelos seus próprios dirigentes durante 15 anos pensa que somos todos iguais!

Dos tais "crimes perpetrados" não tenho conhecimento de nenhum deles!

Sei que cada vez que o clube do regime que ganhava campeonatos por decreto lá ia, levava no focinho e com razão, mas não me lembro de nenhum clube decente ter sido maltratado nas Antas!

Só tenho pena que nunca nenhum atleta do benfica tenha saído das Antas em coma como saiu um nosso hoquista da luz.
Só tenho pena que nunca vos tenham incendiado um autocarro nas antas como nos incendiaram na luz.
Só tenho pena que não vos tenham encravado na portagem da autoestrada para vos impedir de ver um jogo como nos fizeram a nós.

Ganha vergonha na puta da cara, coleguinha e vai ver se descobres o terrorista dos NN que "fugiu" da prisão!

dragaovenenoso disse...

Guardabel, acho que podias criar uma página à parte para se listar as roubalehiras ao FCPorto que se tem assistido, pois são muitas, muitas mesmo.

miguel_canada disse...

Terminou agora a primeira parte do Estoril 0 / FCPorto 0 e aquilo que me salta à vista e é indisfarçável é que há muitos jogadores do FCPorto a jogar sobre brasas, principalmente aqueles que tem sido mais atacados pelos adeptos como Mariano, Guarin e Belluchi.
A primeira parte do Guarin foi um autentico desastre com seis falhas na recepção de bola sem pressão adversaria e péssimas opções no direccionamento do passe. A bola queima-lhe nos pés e Guarin opta sempre mal no passe pois só vê Miguel Lopes ou Mariano...no outro lado do campo.
Parece que se recusa a ver Belluchi que aparece várias vezes sozinho no centro do terreno ou mesmo Orlando Sá que tem feito movimentos interessantes no meio dos centrais do Estoril.
Uma exibicao deploravel do médio colombiano.
Mariano tem sido o trapalhão do costume. Um jogador que se finta a ele próprio e a quem lhe faltam toneladas de discernimento. Teve uma oportunidade soberba para marcar, bastaria-lhe dar um pequeno toque por cima do guarda redes mas optou por um petardo para a bancada! Sintomático. Depois, também não percebo a opção de Jesualdo de o colocar na esquerda! Se na direita, que é o seu lugar habitual já é fraco...!

Mas esta equipa joga mesmo sobre brasas e nota-se isso pela velocidade estonteante que tenta colocar nos lances de ataque. Querem fazer tudo demasiadamente rápido e o resultado são incontáveis passes falhados e más opções de passe.

Penso que se Jesualdo fosse capaz de transmitir um pouco de calma, de confiança e auto-estima aos jogadores, o nosso jogo poderia melhorar significativamente. O problema é que o próprio Jesualdo também está sobre brasas!

miguel_canada disse...

Continuando a "esmiuçar" o que me parece mal no jogo do FCPorto, há outra coisa que me custa um bocado compreender que é os "despanchanços" do nosso sector defensivo, coisa que se farta de acontecer quer dentro da área quer a uns bons metros da mesma.
Quando há uma confusão na área com contornos de real perigo, acho muito bem que quem apanhe a bola, pura e simplesmente a despache de qualquer maneira dali para fora. O problema é que vejo defesas do Porto a ganharem a bola, cheios de espaço e mesmo assim o instinto é despachar um torpedo para a frente sem apelo nem agravo!
Mas penso que este problema também se insere na pasta "falta de confiança".

miguel_canada disse...

De resto foi um jogo ja a rocar o razoavel, principalmente na segunda parte onde ja se viram umas jogadas com pes e cabeca e com a saida do Guarin reduziram-se os disparates infantis em 75%, pelo que a qualidade global obrigatoriamente melhorou.

Tenho outra pergunta chata a fazer...:
Se realmente Jesualdo tem pouca ou nenhuma apetência para motivar os jogadores, o que andam lá a fazer o Rui Barros, o João Pinto e o Reinaldo Teles?

Luis disse...

Caros amigos do POBO, existe uma confusão na chamada blogosfera: há um paneleiro e mais do que isso adepto do slbosta, que assina com o meu nome. Foi batpizado luis e não LUIS mas isso é um problema dele e da corja de mentecaptos como ele.
Como já está instalado um começo de guerra civil, e como eu não me quero confundir com merda, a partir de hoje além do meu nome estará sempre o nome da INVICTA.
Ou seja, LUIS INVICTA SEMPRE!
Para não haver confusões , e outra coisinha: Guarda Abel se nos estás a ouvir, ainda temos as espingardas prontas a funcionar.
Na volta vai doer... INVICTA SEMPRE!

Joana disse...

....e mais, e mais: porque é que d. afonso henriques matou a mãe?.... digam-me, imploro-vos, quero saber….

despejai: angustiados, penosos, mortificados, constrangidos, atormentados, açoitados e zurzidos seguidores de sua alta iminência o Papa dos Cândidos, vulgo PC…

ps1: mas… bem hajam, o meu mouro agradecimento "trupe das antas", - que dragon é novoriquismo, com laivos de saloice, a tentar querer parecer colosso - porque rolo, rebolo, com bola, sem bola, de tanto gargalhar, de tanto consolo, de tanto bálsamo, do imenso lenitivo que me advém da vossa rábica e fixa concentração anti-glorioso, de Portugal, e da maioria dos Portugueses!....
esta é que é essa!...
… que vos há-de afligir e incomodar até à, e na INTERNIDADE!...

ps2: e, … façam favor de parecer felizes!

ps3: que….faz de conta que a gente não percebe!...

ps4: tá?....!

Joana

Ribeiro DeepBlue disse...

Joana, do alto das minhas 2 Taças dos Campeões, 2 Taças Intercontinentais e da minha Taça Uefa, cago no teu lenitivo benfiquento.