quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A montra do mundial

O nosso possível apuramento para o mundial pode colocar três jogadores do FC Porto na África do Sul: Beto, Bruno Alves e Raul Meireles. E com legítimas aspirações, temos ainda Rolando e Varela. Podem ser cinco os portugueses portistas no mundial. Em termos absolutos e englobando jogadores de outras nacionalidades, este número pode ir até aos onze jogadores.

No Uruguai, Álvaro Pereira, Fucile e Rodriguez disputarão o play-off de acesso. Na Argentina, Bollati (jogador que pertence aos quadros do FCP) é um convocado indiscutível e até marcou o golo salvador no Uruguai. Depois, temos Bellushi, um jogador internacional que, dependendo da sua prestação e da do FCP nesta época, poderá ter aspirações. No Brasil, Helton voltou a ser convocado.

Obviamente que algumas destas hipóteses não passam disso mesmo, mas quando vejo um jornal desportivo, neste caso A Bola, a escrever no título de um artigo "Encarnados em peso na montra do mundial" e depois, no desenbvolvimento do mesmo, a incluir como hipóteses nomes como Javi Garcia ou Fábio Coentrão, acho que tenho o mesmo direito de fazer algumas projecções idênticas em relação ao FC Porto. E só não falo em Hulk porque não é tradição a selecção brasileira convocar jogadores "feitos" no estrangeiro. Para além disso, o Incrível nunca foi internacional e ainda nada fez de relevante a nível de competições internacionais. Tenho, no entanto, a certeza que, se Hulk fosse jogador do terceiro classificado da época passada, haveria já uma campanha propagandística, com várias ramificações, no sentido de sugerir a sua convocação pelo Brasil.

Mas, voltando à vaca fria, que é, neste caso, o artigo de A Bola, diz o jornalista António Barroso:

“Cardozo, Ramires e Luisão estão apurados para o Mundial-2010. Di María, Aimar ou Maxi podem carimbar esta quarta-feira o 'passaporte' para a África do Sul. Ao todo, oito águias aspiram, à partida, a estar no Mundial-2010, mas o número pode subir.”
Quanto aos três primeiros, nada tenho a declarar, sendo que apenas continuo a expressar a minha admiração pelo facto de o Brasil não conseguir arranjar um central melhor do que Luisão. Quanto aos três seguintes, a presença de Maxi Pereira depende do tal play-off, e a de Di María será natural. Em relação a Aimar, já coloco as minhas dúvidas, mas admito que Maradona ainda ande a snifar umas coisas esquisitas.

Em seguida, o escriba fala da possibilidade de os jogadores se valorizarem numa montra como a do Mundial, etc… conversa para encher chouriços, pois claro. Depois, escreve isto:

“E, no caso do Benfica, o assédio aos craques da Luz promete aumentar em catadupa, tantas são as possibilidades que se abrem para que a águia tenha uma comitiva de peso naquela que é um dos maiores espectáculos do Mundo e a montra, por excelência, para os executantes futebolísticos.”

“Assédio aos craques da Luz (…) em catadupa” é uma expressão muito querida pelos jornalistas de A Bola, principalmente aqueles que têm como função tentar vender o máximo de jogadores do Benfica, em cada época, por valores elevados. Ainda que, ano após ano, falhem qualquer desses objectivos (1. vender 2. por valores elevados), agora que se aproxima o Mundial, a equipa marca muitos golos no campeonato e Jesus ainda diz frases curtas e com algum nexo nas conferências de imprensa, eles voltam à carga. E este artigo aponta para isso mesmo. Veja-se este excerto:

“Mas a boa forma de David Luiz e as indicações que Luisão e Ramires podem transmitir ao seleccionador sobre a forma do jovem defesa-central, este ano em evidência, leva a que, num contexto em que Juan, Lúcio e Alex Silva (irmão de Luisão) se encontram lesionados, até David Luiz, a continuar a evolução galopante evidenciada na oficina da Luz, possa ambicionar chegar ao ‘escrete’.”

Tudo é possível. Repare-se: David Luiz pode ambicionar ao escrete se:
1. Luisão e Ramires falarem a Dunga da sua boa forma (“evolução galopante evidenciada na oficina da Luz” é uma expressão brilhantemente criativa, tenho de reconhecer)
2. Juan, Lúcio e Alex Silva se lesionarem. (E nem é referido o Thiago Silva do AC Milan)

Assim, está aberta a possibilidade para, por exemplo, Hulk entrar no escrete se:
1. Helton falar com Dunga
2. Robinho, Luis Fabiano, Ronaldinho, Kaká, Nilmar se lesionarem

Ou ainda a de Mariano González ir ao Mundial se:
1. Bollati falar com Maradona
2. Messi, Di María, Higuaín ou Gutierrez, por exemplo, se lesionarem

É simples!

O texto de A Bola não se limita a um registo informativo-graxista e propagandista. A partir de certa altura entra mesmo no domínio do cómico. Leia-se este pedaço:

“A confirmação da consistência de Javi Garcia como muralha intransponível na intermediária, e de Fábio Coentrão como um extremo rápido, tecnicamente dotado e em franca explosão esta época, podem levar, ainda a que, quer Vicente Del Bosque, quer Carlos Queiroz, técnicos nacionais de um e outro país, respectivamente, ponderem sobre a possível surpresa que será a inclusão destas duas afirmações do Benfica 2009/10, que voa alto nos céus sob a orientação de Jorge Jesus.”

Deixando de lado os previsíveis recursos estilísticos (“muralha intransponível”, “em franca explosão”, “que voa alto nos céus”), sobre os quais não tenho aqui tempo para me pronunciar, detenho-me sobre os jogadores. A Espanha deve mesmo estar precisadinha de um Javi Garcia. Xabi Alonsos, Xavis e Iniestas da selecção de nuestros hermanos, tomai cuidado! Há uma muralha intransponível a jogar em Portugal e que pode ser uma surpresa no mundial! Basta que Del Bosque se aconselhe com Maradona, está claro. Até nem sei como foram capazes de deixar sair Javi Garcia para um campeonato tão pouco competitivo como este. Quanto a Fábio Coentrão, realmente na imaginação de A Bola tudo é possível. Ainda me admira deixarem de fora o Miguel Vítor ou o Carlos Martins. Se o Fábio Coentrão merece ir ao Mundial, que dizer de um Varela, então?

O texto termina, referindo-se às convocatórias de Di Maria e Aimar. Já agora, foi uma pena que nenhum dos dois tenha decidido o apuramento da Argentina, ontem, em Montevideo (O primeiro foi substituído a meio da segunda parte e o segundo nem saiu do banco), e ironia das ironias, esse apuramento tenha sido decidido por Bollati, um jogador com contrato com o FC Porto (no site deste órgão oficioso do clube de bairro do Alto dos Moinhos diz-se “ex-jogador do FC Porto”, quando seria mais correcto dizer “jogador emprestado pelo FC Porto ao…”, mas, enfim, já sabemos do que a casa gasta...).

A prosa ainda refere o facto de Nuno Gomes e César Peixoto terem sido convocados para o jogo com Malta e adianta-se que Quim pode perfeitamente voltar à selecção uma vez que “já lá esteve” e é “titular da águia”. Um amigo meu sportinguista diz que também Rui Patrício já lá esteve e é titular do leão, por exemplo.

O texto termina com um fantástico “Haja fôlego, que as jóias da coroa encarnadas prometem ser em quantidade na vitrina de luxo que é o Mundial.” Eu já estou a pensar comprar botijas de oxigénio e bombas iguais às das pessoas que sofrem de asma para quando começar o Mundial. Podia-se criar uma espécie de efeito-pandemia, igual ao da gripe A. Acho que muita gente ia ganhar dinheiro com isso.

18 comentários:

Jorge disse...

já tinha roçado este assunto no meu blog (http://porta19.blogspot.com/2009/10/seleccionacoes.html) e acho que temos hipótese de valorizar os nossos.
agora o Mariano? é preciso que ocorram mais algumas condições, na ordem de tsunamis ou epidemias de diarreia explosiva que afectem a maior parte dos argentinos que estejam à frente dele :)

boa análise!
Jorge
Porta19

flama draculae disse...

O pobo de volta aos bons velhos tempos.

Tasqueiro Emigrante disse...

O futebol em Portugal é feito de otários lisboetas e não só que acreditam em fachadas jornalisticas sobre uma equipa que nunca voltará a ter a sua "glória" acesa pois os tempos agora são outros, mas como o povo português continua estupido e isso vê-se na eleições que continuam a votar em quem lhes prejudica, a imprensa e todo o pessoal relacionado com a merda do futebol tenta ganhar o seu e vender milhoes pois a nação lampiónica continua a creditar em tudo o que ouvem falar por aí e não abrem os olhos para a realidade...enfim...uma vez burro, para sempre vai ser burro...deixem-nos andar a falar mal do porto e dizerem que são os maiores do mundo...no final nós teremos o que interessa e eles irão estar a despedir mais um treinador e a contratar mais umas "10 estrelas" outra vez...é o custome...

Visitem:
http://tascadepalmeira.blogspot.com/

André Pinto disse...

Tasqueiro e demais colegas: esqueci-me de me identificar devidamente. Antes escrevia sobre o nome de "Kostadinov", mas as nossas restriçoes do blog nao me permitem continuar a assinar dessa forma. Nao que tenha algum problema em assinar com a minha própria graça.


Este é um grande post, na senda da boa tradiçao do Pobo. A ironia é a mais fina forma de humor, apenas ao alcance de uma mente cultivada. Diverti-me muito com a análise apresentada. O Pobo vive e aconselha-se!

Gostaria de deixar uma achega: a laracha n'A Bola dá como consumada a presença da nossa selecçao no Mundial, como se o playoff nao passasse de mera formalidade protocolar. Eu pergunto: se Portugal for afastado nesse mesmo playoff, será o Benfica invocado com tanto garbo na artigalhada subsequente? Depois de tantos anos ainda nao aprenderam a ser humildes. A coisa nao está fácil. Esquecem-se que nao é de fiar, uma seleçao que empata com o Azerbeijao.... Eu nao acredito que estejamos no mundial, enquanto a senhora gorda nao cantar. É a cultura do FCP: até ao fim, nada está ganho. Há que lutar. O resto sao os habituais peidos ao vento, que a imprensa desportiva nacional solta para saciar a masturbatória naçao benfiquista.

guardabel disse...

Já me tinha questionado sobre a ausência do Kostadinov. Agora sabemos que é o André Pinto :)

André Pinto disse...

Pois é, caros Guarda e Pôncio... Parece-me que se respira melhor em blogue com caixa de comentários moderada. Assinar com o meu nome é, ironicamente, mais anónimo do que assinar com Kostadinov, que a todos soa a algo. Esta coisa das identidades nos blogues dao discussoes interessantes, mas o que interessa, ao fim e ao cabo, é a opiniao expressa e que todos passemos um bom bocado.

tp disse...

Caro Guarda Abel, reaparecido Kosta e demais portistas,

interrogo-me por vezes se as pobres almas que escrevem no pasquim Bola tem consciência das páginas imortais com que estão a contribuir para um compêndio do humor português. Sim, que não passa pela cabeça de ninguém que alguém escreva um texto delirante como o que o guardabel aqui nos trouxe e que esse texto não seja um exercício de humor.

Quim pode voltar até porque já lá esteve. Claro, se não lá tivesse estado não poderia voltar. Quando muito faria a sua estreia.
E também gosto das " jóias da coroa encarnadas ". Ou são as jóias encarnadas da coroa ou as jóias da coroa encarnada.Agora a coroa não pode ser " encarnadas ".

Mas o que me continua a divertir são as afirmações sobre a águia que voa alto nos céus ( onde está a antiaérea quando é mais precisa ???). Reparem que o benfas vai em 2º no campeonato. Quem vai em 1º é o Braga que, até agora, teve um calendário muitíssimo mais difícil que o do benfas. Então que dizer do Braga? Fosse a Bola um jornal desportivo e que adjectivos teria que usar ?

Claro que logo que o benfas teve um jogo ligeiramente mais difícil e não arbitrado por um português, perdeu. Lá houve um grego que conseguiu ultrapassar a muralha intransponível....

As manchetes da Bola lembram os filmes bíblicos dos anos 50. O filme do ano anterior tinha que ser ultrapassado em espectacularidade. Se no ano passado achamos que já tinhamos visto tudo em termos de títulos rebuscados, manchetes avassaladoras, textos delirantes, este ano atingiram-se patamares de entusiasmo nunca vistos desde que a Leonor Pinhão descobriu que existia cura para o buço e escreveu um texto sobre isso.

Aguardemos serenamente mas se o benfas conseguir passar esta eliminatória da Taça em que joga com o Monsanto parece-me que o Delgado e o Guerra se vão despir e pintar o corpo de vermelho e vem para a rua agitar uma bandeira do benfas enquanto gritam:
"- Os nossos meninos ganharam! Os nossos meninos ganharam ! "

guardabel disse...

"Bollati coloca Argentina no Mundial"... e quem aparece na foto?

Di Maria e Maxi Pereira, claro!

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=179490

Traulitada disse...

O oportunismo d'A Bola em utilizar o Benfica para vender já não é novidade para ninguém, também já não é novidade para ninguém, pelo menos para aqueles que frequentam este Blog, que aqui só se fala do Benfica - vejo aqui uma semelhança... ambos lhe dão demasida importância!

O que venho cá sugerir é o seguinte:

Porque é que não falam de assuntos relacionados com o vosso clube?

1- As queixinhas do "Cebola"!

2- Os lucros aumentarem e o passivo ... também!!

3- O facto do Falcão não conseguir voar até à Africa do Sul!

Entre outros...

cian disse...

que eu saiba se uma empresa dá lucro não deve ir à falência tão cedo...

uma adivinha, quais destas águias do Benfica tb não vão voar para a Africa do Sul?

a) Nuno Gomes
b) Fábio Coentrão
c) Quim
d) Moreira
e) Carlos Martins
f) César Peixoto
g) Miguel Vítor
h) Luis Filipe
i) Mantorras

Traulitada porque é que não passaste aqui quando o AEK foi goleado?

P.S.: Sou contra o controlo dos clubes a jogadores no que toca a jogos de selecção importantes como foi o caso para o Uruguai, espero que o nosso clube não esteja a seguir as pisadas do Real Madrid, "...não sei por onde vou, sei que não vou por aí..."

Ribeiro DeepBlue disse...

O Trauliteiro também devia ficar preocupado com a lei que proíbe animais em cativeiro:
1. A águia Vitória foi com os porcos.
2. A Glória, idem aspas.
3. O Eusébio vai poder sair pelo portão principal, com a sua toalhinha encardida, a gritar emocionado "Liberdade, tremoço, pá, tremoço..."

Onde é que viste esse história do Rodriguez? Foi no mesmo jornal onde se escreveram as pérolas descritas neste belíssimo post? Foi?

Ah, então deve ser verdade...

flama draculae disse...

ainda as capas da bola...

se bem me lembro, no final, o extreminador implacável "morre" às mãos da sarita connor.

será um prenúncio do que vai acontecer ao benfica este ano?

ó andré kostadinov pinto e a todos os que por cá passam com o azul e branco no coração: parece que, apesar da moderação, vai haver traulitada e ainda bem. se não descambar.

tp disse...

Caro Traulitada,

Deves ter algumas dificuldades com o português.
Do que se fala neste post e nos comentários é do jornal a Bola. E dos patéticos comentários e ridículos textos que traz, sempre, ad nauseaum, sobre o benfas.

O benfas vem por arrasto para a conversa. Digamos que o Bola é a pústula e o benfica o pus.

Tasqueiro Emigrante disse...

As capas destes jornais são incriveis...já não é de estranhar as barbaridades que vemos...lembram-se quando o Porto foi campeão do mundo e no dia a seguir apareceu o Nuno Gomes na capa de um dos pasquims?só querem vender palha para burro comer...

Visitem:
http://tascadepalmeira.blogspot.com/

Miguel Macedo disse...

O que me parece estranho para além de toda a hilariante comédia já aqui denunciada, que o próprio artigo encerra, é incrivel como este jornaleco não refere a coluna vertebral da selecção nacional, composta por jogadores....ora vejamos....meireles, B. Alves, Beto, Rolando, só para mencionar os que lá estão sempre e não os que vão lá de vez em quando ou os que possívelmente irão.

Quem não tem cão caça com gato...e já que não têm jogadores sequer títulares na nossa selecção há que falar dos ramirez e Luisão e dos restantes sonhos. enfim..um espectáculo este jornal. Imaginem só se eles tivesse pelo menos 4 jogadores selecionáveis, portugueses, o que eles não diriam.

FL disse...

muito bem visto, grande texto

van d'Alho disse...

e ainda a Bola não descobriu que um dos apanha-bolas convocados para o Mundial de 2010 é filho de um madeirense e é benfiquista desde pequenino!!!

dragaovenenoso disse...

Caro Guardabel. Tenho de te dar os parabéns por este magnífico post. Acho que, se nos dedicássemos a analisar os textos do jornal semi-oficial dos lampiões, muito nos iríamos rir. É verdade!
Então vocês já não se aperceberam que paira no ar uma atmosfera de serenidade, agora que o benfas encontrou o caminho das goleadas? Os adeptos do clube do faisão já nem têm vergonha de dizer que são do benfas. Isto só pode ser bom para o país! A economia está em franca retoma, são só boas notícias e verdadeiras.