sábado, 5 de novembro de 2011

Penoso e angustiante

"Somos líderes isolados, pelo menos até amanhã, qual é o problema?". Não me admirava nada que estas palavras fossem pronunciadas pelo nosso treinador hoje na conferência de imprensa após mais uma penosa e angustiante exibição, desta vez em Olhão. Eu digo isto tendo em conta aquele ridículo ponto de situação que fez ontem, comparando os números da época passada com os desta época, e assim tentando atirar areia para os olhos de todos nós, adeptos portistas, que estamos profundamente desiludidos com a qualidade de jogo que a equipa apresenta. Porque é disso que se trata: qualidade de jogo. Hoje, em Olhão, vi uma equipa triste, desorganizada, timorata. Esteios como João Moutinho e Hulk, irreconhecíveis. Um cenário que se tem repetido, jogo após jogo. Quantos jogos irá isto durar? Quantos pontos teremos de perder para que Pinto da Costa atue? É que eu não tenho dúvidas de que amanhã ficaremos a dois pontos do primeiro classificado, com toda uma imprensa desportiva em histérica euforia. Até quando?

20 comentários:

Pentadragão disse...

Pelo menos, Depois de amanhã o Pereira Podre já não poderá dizer que não vê ninguém à frente!

Metam um cão a treiná-los. Pior não jogarão e sai mais barato. F/&$%&/-se!

Azul disse...

Confesso que já não tenho paciência para ver os jogos do FCP, para me deprimir já basta ver os telejornais....Estão à espera de quê para mandar esta amostra de treinador embora?
Esta época foi muito mal planeada, foram gastos 40 milhões de euros em reforços, pergunto aonde a que eles estão? Que mais valias trouxeram para a equipa?
Já viram quem são os treinadores adjuntos? O Semedo nem sabia que ainda estava vivo, o Rui Quinta ia treinar o Varzim na 3ª divisão....que sorte o varzim teve!!!
É preciso agir já, já repararam que as assistências dos jogos em casa são uma miséria?
Só para terminar: o treinador é fraco mas também há cabrões que ganham milhões a fazer-lhe a cama!

Miguel disse...

Confesso que não vi o jogo pois adormeci antes dele começar; isto já diz algo da qualidade da exibição do nosso Porto nesta era VP. Desconfiava que devia ser mais do mesmo, mas para confirmar nada como ler a cronica neste Blog, em que em poucas palavras o guardabel e Poncio fazem um relato acurado da situação! Foi com estupefacção e ao mesmo tempo alegria que li a 1ª linha, pois se essas palavras tivessem sido proferidas, creio que VP regressaria ao Porto de táxi ou pela CP mas nunca no autocarro do FCP. (mas que sei eu, vendo os últimos actos de gestão do PdC e da SAD?)
Como estamos e se PdC continuar teimosamente a apostar em cavalos que não passam de pilecas escanzeladas receio que nos arrastemos penosamente até ao fim do campeonato!! Estou tão siderado que até receio apoiar o Braga amanhã...

lobo disse...

F0d@-se!!!
Até quando vamos ter de aturar este imbecil à frente da equipa?!?!

Aposto que até o Vilanovense joga melhor! Depois ainda por cima tem a lata de tentar "agradar" ao PdC.

Que gajo mais... coiso! Que desatino dá ver a equipa a jogar.

Rua com o homem! Pariu!!

Josef K. disse...

Estava à vista de qualquer um que era só uma questão de tempo até deixarmos de ser primeiros no campeonato. Infelizmente, como o PC é teimoso, não o vai mandar embora e vamos ter uma época de merda com um plantel mais do que suficiente para consumo interno, pelo menos.
No final da época, os jogadores vão valer menos do que no início, vão estar todos com vontade de rumar a outras paragens e como não vamos conseguir as receitas esperadas, vamos ter mesmo de vender. A gestão do FCP é de risco (altos investimentos para obter altos retornos) e não suporta épocas de merda como esta se prepara para ser.
Ser persistente como o PC é, é uma qualidade... excepto quando se persiste no erro.

miguel_canada disse...

Eu até acho que o Porto entrou relativamente bem no jogo...penaltie à parte e surpreendeu-me principalmente na recuperação de bola. Embora a dinâmica não fosse de todo a melhor, pelo menos via-se do meio campo para a frente a equipa empenhada em recuperar a bola rapidamente e sair em ataques rápidos.
O problema está na construção de jogadas de ataque por uma questão puramente individual e não da equipa propriamente dita.
O que falha no movimento atacante são as imprecisões no passe, a péssima recepção de bola e o embaraço que são os remates à baliza, porque os posicionamentos são correctos, e as linhas de passe existem mas a execução piora de jogo para jogo.
O Vítor Pereira deve ser de facto uma excelente pessoa e um óptimo profissional mas continua a demonstrar uma falta de visão táctica assustadora e a falta de um sistema alternativo que altere qualquer coisa no que possa estar a correr mal. Ele vive amarrado aquele 4x3x3 de triângulo invertido e não há nada que o vire dali!!!
O Belluschi fez um jogo miserável cheio de passes falhados, de fintas inconsequentes e remates disparatados mas no entanto foi-lhe permitido manter-se em campo durante 70 minutos a fazer pouco mais que destruir todas as jogadas em que participava e para o seu lugar entra o Defour, um puro médio centro! Ao mesmo tempo tira o Fernando para por o Guarín , um 8 em desinspiração total! Portanto, tirou um amarelo para por outro amarelo, tirou um azul para por outro azul e no ataque ainda tirou um verde para por outro verde!
Houve alguma substituição de risco? Para aumentar o volume de ataque? Para procurar a vitoria? Não!
Eu bem sei que desconheço o ambiente e as birras dentro daquele balneário mas por mim ao intervalo Belluschi tinha saído, deslocava James para o meio e punha o Varela na ala esquerda. Pelo minuto 60/65, se o 0-0 se mantivesse e com a abstenção total do Olhanense para atacar, substituía o Fernando pelo Defour e passava a ter o triângulo com o vértice nas costas do ponta de lança e em ultimo desespero substituía o Maicon pelo Walter. Isto é realmente tentar ganhar...acho eu.

David Pinto Faria disse...

Mais um jogo pobre e vergonhoso... Continuo a não entender o porquê do Otamendi e o Defour não jogarem a titular. O Rolando não tem qualidade para ser titular, nunca teve, o Maicon? este senhor nem no banco devia estar, o Fernando não joga com a qualidade que nos habituou, joga a 50%... A culpa não é só do VP é também da equipa, e por mais que Adore o HULK, parece-me que 2 jogos no banco ia-lhe fazer muito bem... Como diz o slogan SOMOS PORTO! mas ser Porto não é jogar desta forma e ser Porto não é empatar com o Feirense, com os mouros em casa, com o Apoel com o Olhanense e sem duvida perder em casa do Apoel... SER PORTO É PRATICAR BOM FUTEBOL E TRAZER SEMPRE OS 3 PONTOS!

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem foi novamente mau demais para ser verdade.
Mais uma péssima exibição. Mas pior que a exibição é a atitude da equipa.
Um meio campo a jogar devagar, parado e paradinho, jogadores que a cada passe parece que atiram uma pedrada aos colegas, erros infantis, ineficácia no passe etc tudo isto são sinónimos do actual momento do FC Porto. É o completo desnorte.
Algo tem de ser feito, caso contrário a época está em risco.
Depois de um mau planeamento da época, agora infelizmente começa-se a colher os frutos.
Não temos um avançado à altura dos pergaminhos do clube, deveríamos ter deixado sair alguns atletas, que a esta altura pelo seu descontentamento prejudicam o grupo e por último temos de voltar a apostar em malta da formação que encarne a mística do clube.
Pela conversa de VP, o PC tem confiança nele ... veremos até quando.
Agora há uma paragem no campeonato que servirá para reflectir e levar os fracos de espírito à bruxa, igreja ou psicólogo.

Fica mais uma noite de tristeza e nervosismo causado por uma equipa que esta ligada às máquinas.

Abraço e bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

cian disse...

Caros,

Mais uma vez não vi o jogo, graças a deus! Mesmo assim acho que andam todos a ficar obcecados com a permanência do Vitor Pereira no lugar de treinador.

Não entendo, não houve maus momentos com o Jesualdo? e houve este barulho todo? tudo bem que a expectativa depois de ganhar a Europa League era muita mas isso não justifica as bipolaridades dos nossos adeptos, sinceramente, se querem saber a verdade, acho que este resultado foi o resultado perfeito para o Porto depois do jogo contra o Apoel, se tivessemos ganho lá vinham os jogadores e o treinador voltar a dizer que são os melhores e que está tudo bem, com este resultado têm de ficar a pensar no que aconteceu.

Para mim os jogadores só vão lavar a cara quando ganharem os dois jogos que faltam na champions.

Assim, é muito bem feito que tenham empatado, era só o que faltava virem agora golear o Olhanense, isso é que era atirar areia para os olhos dos adeptos, as coisas estão mal e só na champions eles poderão fazer algo contra isso, o adepto portista sabe que no campeonato qualquer treinador e jogador do Porto tem capacidade para ganhar e estar à frente no campeonato no inicio da época(tem sido assim à 20 anos) o adepto portista está é mas é magoado com o que aconteceu na champions, e só no relvado da champions, com o hino da Liga dos Campeões é que nós podemos recuperar a honra outra vez.

Que sa foda o Olhanense, isto porque acredito que o Benfica não vai ter tarefa fácil contra o Braga, e mesmo que ganhe, qual é o problema? vão à frente, isso é alguma coisa? lá estamos nós adeptos do Porto com medo da máquina propagandista do clube da capital, deixem-nos ir à frente, deixem-nos galvanizarem-se, não o fizeram o ano passado? e o que é que o Benfica ganhou o ano passado? o Benfica nunca foi estável na liderança, basta ganharmos os nossos jogos que somos campeões, seja na Luz, seja em Alvalade, o que é que interessam 2 pontos?
Ficámos a mais de 20 o ano passado.
Nós queremos é limpar a imagem que ficou na Champions depois dos últimos jogos.
Bendito o empate com o Olhanense!
Assim não caimos no desleixo, não voltamos à nossa vaidade, à nossa arrogância, temos de mostrar que somos os melhores.

cian disse...

Ainda agora vi na bola que fizeram 3 notícias a falar do Vitor Pereira depois do jogo:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=297098

3! isto é que é jornalismo, reparem quando ganhamos nem uma, agora que o que interessa é acentuar a crise do Porto(e lá vão os adeptos do Porto que nem galinhas atrás das manchetes e o que ouvem na radio, tv, etc.) 3 notícias completamente banais, uma sobre a chegada ao aeroporto, como se esperassem mais cenas à Co Adriense, como se quisessem ver uma telenovela aonde não há nenhuma(no clube deles é que existem muitas mas são abafadas, então o ano passado quantas notícias isso não dava o descontentamento dos adeptos do Benfica) e outra notícia a gozar literalmente com o Vitor Pereira porque no calor do jogo, como qualquer bom adepto a vibrar com a equipa, tentou fazer um gesto com a cabeça como que a querer que os jogadores do porto marcassem golo, olha que jornalismo de banheira! E vocês ainda criticam o Porto e a equipa, abram os olhos!
Como se o mascador de pastilhas de serviço nao fizesse cenas bastante piores, mais ridículas, e até insultuosas para jogadores e treinadores, quem é a bola para vir gozar com o treinador do Porto? Mas que raio de merda de país e adeptos são vocês que se importam com uma merda de um jogo e com o respeito a dignidade e o brio do Porto tão se simplesmente a cagar? Nem que o Porto tivesse perdido 10 a 0, não se goza com o nosso treinador, ainda por cima por um gesto inocente.

Depois só queria lembrar os mais ceguinhos que o inimigo não dorme, e que o Porto ainda é o alvo a abater, pelo povo de Lisboa, agora numa recente promoção ao banco Millenium, num anuncio Mourinho diz que ganhou duas taças dos campeões europeus, ganhou 2 campeonatos nacionais, 2 de Inglaterra, 2 de Itália, a Taça do Rei de Espanha, e à medida que vai andando no mapa da Europa as taças vão aparecendo nos locais onde ele as alcançou, aparece a Taça do Rei em Valencia, os campeonatos ingleses em Londres, os Italianos em Milão, e os portugueses, pasmem agora, em Lisboa...
Realmente Mourinho foi campeão pelo Benfica e nâo pelo Porto, Mourinho até estava num hotel em Lisboa quando ganhou um desses campeonatos, Mourinho ganhou a 5 jornadas do fim na Luz às escuras, o Banco Millenium e os seus responsáveis mudaram a história numa bela manobra televisiva, o Porto foi apagado do mapa, afinal Mourinho sempre treinou em Lisboa e os campeonatos nacionais foram ganhos em Lisboa e eu nem sabia.

Acordem, o problema não é o Vitor, o problema são quem vos quer fazer acreditar que ele o é.

Por mais asneiras o Jesus ficou no Benfica e eles não se têm queixado, e eu prefiro o Vitor mil vezes ao chiclas.

“A bola tem que entrar em vocês caralho!, hã, vocês é que tem de ver aonde e como, hã?”

Jorge Jesus, o Mestre da Táctica

Preto no Branco disse...

Cian, discordo contigo quanto a este (des)treinador e concordo já no que toca ao outro des(treinador), que felizmente está bem longe e que Deus o conserve lá por muitos anos nem que seja como coveiro, n se lembre Pinto da Costa de o chamar novamente… cruzes, credo, adiante…
Vamos por partes. Quanto a este: já deu provas suficientes daquilo que vale: zero! Já nem falo em leitura de jogo, substituições, posicionamento de jogadores, motivação dos jogadores, arriscar quando é preciso arriscar, etc, mas sim, jogo após jogo, está a destruir uma equipa que ganhou tudo no ano passado (então as palavras de ontem, a dizer que essa época não se repetia, fdx, que falta de ambição). E todos os portistas já se aperceberam disso, apenas dois é que não: Pinto da Costa e um gajo que tem um blog que não digo o nome acompanhado dos que lá escrevem a falar bem do homem, pk, se lá só aparece o comentário a discordar, vai para o lixo…
Quanto á tua comparação com o Burrualdo, por muito que me custe admitir, ainda sabe mais umas coisitas (pk é mais velho e é lógico), mas tirando a idade, são iguaizinhos sem tirar nem pôr. Não tenho memória curta e mesmo quando ganhávamos campeonatos com ele (pk a concorrência era o que era e isso veio a verificar-se depois, na última época como destreina), eu sempre disse que com um treinador em condições ganhávamos tudo o que aconteceu na última época com Vilas Boas (só entrou Moutinho)… a equipa que ficou em 3º lugar era a mesma…
Voltando a este, era a melhor altura para sair. Se não sair agora, nem vale a pena ter esperança em coisa nenhuma, por mim já nem me dou ao trabalho de ver jogos destes, há jogos solteiros-casados com melhor qualidade.
Saudações a todos
Gil Oliveira

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Mais um jogo para esquecer tal a mediocridade patenteada ao longo dos noventa minutos. A história deste jogo conta-se pelo que o FC Porto não conseguiu fazer. Esta equipa transmite em cada minuto uma imagem deplorável e nada dignificante. Este Porto não tem alma, não tem raça, não tem identidade, não tem fio de jogo, não tem ambição, não tem arte e também não tem vergonha! Estes atletas não jogam futebol, empurram a bola desordenadamente, aos repelões, com muita atrapalhação. A bola estorva, ninguém tem a noção do que deve fazer. Esta é a real imagem deste conjunto de «matrecos» que nem correr conseguem. E mais não digo!

Um abraço

tripamoura disse...

Tudo na mesma, equipa a jogar o mesmo (quase nada) e com o Braga cheio de azar a não garantir os 3 pontos continuamos na frente empatados com os milhafres em vez de isolados. O que não é mau de todo, senão lá vinha o verme pereira defender-se outra vez com a classificação.
Peço desculpa ao cian, mas sem ver os jogos não dá. Experimenta só um, o Feirense-Porto. Não deixa a mínima dúvida a quem quer que seja que este verme nem que nasça de novo será treinador de futebol.
E nem vou comentar quem tem saudades da Jesualda, péssimo treinador que felizmente contou com a ajuda de uma fabulosa equipa, se bem que neste momento até esse servia.
Pouco me interessa a classificação nesta altura, o que eu sei é que o FCP tem um plantel jovem de enorme potencial e precisa de um treinador que saiba tirar o máximo das pérolas do plantel, dos Iturbes, james, danilos, sandros, mangalas, etc ao mesmo tempo que os enquadra numa equipa cheia de valores firmados que não enganam ninguém quanto à sua qualidade.
Um bom treinador não terá dificuldade em camuflar as insuficiências (temporárias) do plantel: fucile no máximo contra equipes da segunda na taça até saír em janeiro, rolando para o banco sem problemas em que entre de vez em quando pois só é bom quando dá 150% para tentar ganhar o lugar, e para resolver a questão dos fracos pontas de lança que temos (até janeiro, que é quando se exige mais um) recordo como o Vilas resolvia no ano passado em todos os jogos em que o Falcão não pode jogar (quase todos goleadas ou pelo menos com 10 ocasiões claras de golo cada um).
Resumindo, falta-nos um TREINADOR DE FUTEBOL, que potencie os valores que temos e lhes ensine alguma coisa, que meta a equipa a jogar, que seja criativo na resolução das dificuldades, que surpreenda pela positiva, em suma, que faça o seu trabalho!
O Jorge Nuno conhece todos os treinadores do mundo, há muitos com estas qualidades, uns caros outros até no desemprego, espero que aproveite já esta pausa no campeonato, parece-me ideal.

Revi isto esta semana, um destes é que era, mas se for meio destes já pega neste plantel e nos traz uma champions um destes anos.
http://www.youtube.com/watch?v=m5JJ_vIrIJI

Saudações Portistas a todos

Vitor disse...

Estará tudo doido ou sou apenas eu? Mas anda tudo a ler a bola???
Não concordo nada com esta onda de loucura para com o nosso treinador.
E despedimentos a meio da época, nunca provaram ser eficazes, mas quem sou eu...
Eu acredito no homem, sei que ele sabe do assunto e que tem coragem, pois não é qualquer um que aceita o desafio de treinar o nosso FCPorto sabendo à partida que para superar o AVB teria sempre de ganhar a Champions o que, diga-se, não é impossível mas bastante longe... E não estou maluco, sei que é quase impossível mas quero apenas deixar claro que no FCP não há cultura de "encolhe-os-ombros" ou do "deixa-andar"! Até ao fim, muito pode e vai acontecer, e os jogos desta noite são prova disso mesmo. É claro que não devemos contar com o ovo no cú da galinha mas, por vezes acontece e só temos de aproveitar.
Confio no Vítor Pereira e quero que fique onde está.
Não podemos ganhar sempre. Felizmente estamos muito mal habituados e não sabemos reagir da melhor forma quando não ganhamos, pois não estamos habituados...

PS: "Acordem, o problema não é o Vitor, o problema são quem vos quer fazer acreditar que ele o é." Exactamente camarada Cian, é isso mesmo. Assino por baixo.

André Pinto disse...

Vítor e Cian:

Acreditar muito numa coisa, ou desejar com muita força certa realidade, não transforma por si só o mundo real. Vocês os dois, por muito que goste do vosso discurso optimista, estão completamente iludidos e a milhas da realidade. Só muita fé e obstinação irrealista podem fazer alguém crer que Vítor Pereira é um bom treinador, depois de tudo o que já aconteceu (a aposta num só ponta-de-lança, as substituições ridículas, as falhas de estratégia, a quebra física dos jogadores, os sucessivos e humilhantes discursos nas salas de imprensa, etc.). Não há volta a dar. Quanto mais cedo sair, menor o dano.

Só uma nota sobre Jesualdo: teve o melhor plantel DE SEMPRE do FCP à disposição e apenas ganhou nacionais de forma miserável, com 2ªs voltas horríveis. Ai, ai... um plantel com Bosingwa, Bruno Alves, Raul Meireles, Ricardo Quaresma, Lucho González, Paulo Assunção, Lisandro Lopez.... um desperdício. Neste caso será pior, se considerarmos o contexto financeiro desfavorável e o nível técnico inferior de VP.

Falemos Sinceramente disse...

Será que ninguém se lembra que o valor da cláusula de rescisão do míster é de 30.000.000,00 €, que que pode estar aqui o retardador de uma decisão?

tripamoura disse...

São 18 milhões e é só para quem o quiser levar, mas eu oferecia-o ao arrentela de graça e um par de botas.

Enfim, não sei quem é que o enganou ao dizer-lhe que era treinador de futebol, admito que tenham sido convincentes que ele quanto mais asneiras faz mais zangado aparece, mas que tenha santa paciência, se é Portista só pode ser boa pessoa, pegue lá na sua trouxa e ponha-se a andar, senão qualquer dia nem prá bancada o deixam ir e seria uma pena...

Já se percebeu que não há um jogador que vá à bola com ele, tirando o fucile que lhe lambeu o rabinho na pré-época com aquela história do 007 e logo ganhou a titularidade para nos presentear com os belos serviços que temos visto; na massa associativa já se contam pelos dedos das mãos quem ainda acredita nele; segundo andam práí a dizer no avião de volta do Chipre já lhe deram um apertão valente, inclusive o Presidente, espero sinceramente que não se volte a sentar no Banco.

Daniel Gonçalves disse...

"O valor da cláusula de rescisão do míster é de 30.000.000,00 €"

Permita-me corrigir, mas está enganado. O valor da cláusula de rescisão do Vítor Pereira, que é 18M € e não de 30 milhões, só se aplica no caso do interesse de outro clube e na venda ao mesmo do treinador; caso o FC Porto pretenda despedir o Vítor Pereira, ou qualquer outro treinador, não se aplica o valor da cláusula de rescisão, o treinador tem direito a uma indemnização sim, mas que é equivalente à totalidade ou 70% dos salários do contrato por cumprir e nunca ao valor da cláusula de rescisão.

Vitor disse...

@André Pinto:
Estimado camarada Portista, obviamente que o respeito pelas opiniões contrárias é mútuo. Afinal, sempre somos portistas e isso faz muita diferença!
E naturalmente, espero que estejas errado, a bem do nosso FCP!
Um grande abraço.

Falemos Sinceramente disse...

Não coloco em causa que o valor da cláusula de rescisão seja de 18.000.000,00€, e justificando a referência aos indicados 30.000.000,00€ com o 'diz-que, diz-que', aceito as correcções introduzidas, sem prejuízo de elementos agora trazidos à colação poderem ser diferentes dos que constam do contrato outorgado; a não ser que alguém garanta aqui que conhece o teor do contrato!