quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quase a descambar

O jogo aconteceu demasiado cedo para que o pudesse ver em directo, por isso escrevo conhecendo o resumo alargado e os relatos que dele fizeram vários sites.

Quero crer que esta quase humilhação (sim, porque o número de oportunidades que os russos tiveram para fazer o 4-1 foi mais do que suficiente) se fica primordialmente a dever, como disse o VP, à estúpida expulsão do Fucile e à infeliz lesão do Kleber.

Seja como for, são 3 jogos sem vencer, depois de vários jogos vitoriosos mas pouco conseguidos. Concordo com os que neste espaço referem que não é tempo de correr com o treinador, que estamos à frente na Liga interna e a 1 só ponto do primeiro na Champions, mas o momento não é definitivamente bom e qualquer resultado diferente de uma vitória em Coimbra irá colocar a equipa e o seu treinador numa posição extremamente delicada.

No fim-de-semana, sem Kleber (e se existir alguma lucidez no espírito do VP, sem Fucile) e face a uma equipa que vem fazendo um campeonato muito acima das expectativas, veremos que resposta dará Hulk e companhia. É nestes momentos que se vê quem tem ou não classe para suportar a pressão, quem sente a obrigação de vencer e não treme. A Vitor Pereira só peço que não invente mais - e que coloque o Walter no eixo do ataque, porque é uma forma de lhe mostrar que é opção e uma oportunidade de ganhar um jogador para, pelo menos até Dezembro, existir uma alternativa ao Kleber.

18 comentários:

Marco MT disse...

O Vitinho não vai chegar ao Natal.

Azul disse...

Desculpa lá mas isto já descambou. Não temos treinador mas sim um destruidor! Como já disse no inicio desta época foram cometidos muitos erros, erros desses que vão desde a escolha do treinador (Quem é o Vitor Pereira? um sem número de épocas no Santa Clara sem sucesso)passando pela escolha da restante equipa técnica ( o rui Quinta esta época iria treinador o Varzim na 3º divisão; nem sabia que o Semedo era treinador, alguém sabe quem é o preparador fisico? a que a equipa só aguenta meia parte!!)e acabando na construção do plantel (termos só um ponta de lança é um suicidio, 23 milhões pelo Alex e pelo Danilo? independentemente de poderam ser bons jogadores fazem mesmo falta? não teria sido conveniente investir mais no ataque?)
Hoje ter posto o Fernando a desefa direito foi de mestre!!! Só mais um reparo não teve tomates para tirar o Varela.

No domingo não podemos deixar o vitor Pereira em Coimbra e trazer o Pedro Emanuel?

Daniel Gonçalves disse...

Fucile deve ser oferecido, duvido que, agora, haja clubes europeus interessados na contratação do uruguaio. Prefiro o Sapunaru, o Libras Boas apostava nele nos grandes jogos, mesmo com uma perna às costas o romeno é defensivamente melhor do que o Fucile.
No resto: desmotivação da equipa face a contrariedades, azar com a lesão do Kléber, más escolhas estratégicas do nosso treinador.

Coloca-se novamente a pergunta que o André Pinto deixou na caixa de comentários do post anterior:" Serei só eu a ver que um plantel de rara qualidade está a ser conduzido por um tipo que não está à altura?" Começo a pensar que teria sido preferível deixar ir o Vítor Pereira, como adjunto, para Inglaterra junto com o "Judas" (á semelhança deste com Mourinho) pois seria um estágio exigente e rigoroso para o Vítor Pereira, servia para ganhar calo, aprender tacticamente numa das melhores Ligas do Mundo, poderia praticar a Oratória, aprender a discursar num balneário de vedetas, enfim coisas importantes para se ser um treinador de topo, quem sabe daqui por 2/3 anos não o contrataríamos para treinador principal e ele tornar-se-ia num novo Mourinho ou num novo Libras Boas.

reine margot disse...

Depois de já ter falado (e escrito) muito, lembrei-me que talvez estejamos a pagar o esforço do ano transacto. Acredito que os jogadores treinados pela escola Mourinho fiquem arrasados. Por alguma razão o Mou tenta não ficar mais de dois anos em lado nenhum...
Acresce que houve uma pré-época horribilis com copa sul-americana e indecisão terrível quanto a saídas ou não...

A sua crónica é mesmo de quem não pode acompanhar o jogo. Foi mau.
Mas, enfim, ontem o ManUnited foi surpreendido em casa pelo Basel.
Como se v~e, acontece aos melhores...

Pentadragão disse...

Acho que não fica primordialmente nada ligado à expulsão e à lesão do Kleber.

1º porque o Kléber só lá anda a fazer corpo presente. Anda literalmente a apanhar moscas e há muitos jogos.

2º porque mesmo com 10 já fomos capazes de fazer muito melhor (em épocas passadas). Não é aquilo que vimos.... um massacre que só não chegou à meia-dúzia porque não calhou. Isso da expulsão e lesão são desculpas que o treinador poderá usar para tapar o sol com a peneira. Assim como a usou a não expulsão do Cagozo depois da palhaçada do Fucile.... quando nesse jogo contra o benpiça o Fucile foi um nódoa do princípio ao fim.

A nossa condição física é francamente má. Reparem numa das jogadas do Zenit (acho que foi num dos golos) um russo a entrar pela área e o Álvaro Pereira a deixá-lo ir, como quem diz: "que se f...lixe... estou cansado para lá ir".

O PdC fez bem em contratar o VPereira. Era a única solução naquele momento. Fez mal em depois elevar o VP aos píncaros e deitar abaixo o Libras-Boas tentadto mandar areia aos olhos do adepto.
Os pasquins entrevistavam tudo e todos que já tinham trabalhado com o VP e só diziam bem dele... tudo encomendadas. Ele próprio chegou a dizer que "eu bem via os treinos..."

Depois fizeram o mesmo com o Kléber. Não conseguiram contratar outro e a partir daí eram só encomendas a dizer que o Kléber era o maior de todos. Tanto que o desgraçado do Walter nem sequer tinha direito a 15 minutos para poder mostrar alguma coisa.... ao ponto de nem sequer o terem inscrito na LC!! Agora que nunca jogou é que vai ser o titular para resolver?? (isto se for.... e não meter o Hulk a ponta de lança, mais uma vez).

Depois o PdC teve aquela tirada completamente infeliz ao dizer que: "Desde que o Hulk não vá embora, tudo bem. Para o resto há solução para todos...". Ora, imagino o ambiente no balneário não deve ter ficado muito saudável...

Voltando à preparação física... vejam quem é o homem...

http://www.zerozero.pt/treinador.php?id=4249

andava a pastar vacas nos Açores há 4 anos... e agora vem tratar do lombo aos jogadores do FCP?!

Já contra o Shaktior ou lá como se escreve, contra 9, em vez de acabarmos com o jogo andamos a defender o resultado... logo aí fiquei com a pulga atrás da orelha...

Só vos digo uma coisa... pena o Cajuda já ter ido para o Leiria... tenho quase a certeza que não tarda muito ou vamos buscar o gajo do Braga ou vamos buscar outro qualquer, porque este tem o futuro traçado.

miguel_canada disse...

De facto, criticar alguém do calibre que Vítor Pereira tem demonstrado ao leme da nossa letal equipa, torna-se um exercício de estupidez pura por parte de alguém que nunca deve ter visto um jogo do miserável Porto treinado por Mourinho ou Vilas Boas!
O FCPorto, de facto, neste momento, apresenta-nos um futebol fulminantemente patético só ao nível dos grandes tubarões do Azerbaijão ou da Letónia com uma disposição táctica e uma dinâmica que faz lembrar o grande Sra.da Hora dos anos 90 e se os resultados tendem a não aparecer, é de uma injustiça atroz culpar o nosso grande treinador que, coitadinho, teve de recuperar um plantel traumatizado pelo desastre da época passada e composto por mais de 10 jogadores acabadinhos de chegar ao clube.
O nosso meio campo é todo ele um peso morto mas isto deve-se principalmente ao facto de o João Moutinho dar dois nós nos cordões das chuteiras em vez do habitual lacinho o que faz com que Belluschi, ou Guarin, ou Souza, ou Defour, ou o que calhar na rifa para esse jogo, se distraia com receio que o João tropece e caia o que obriga a que o tremendo futebol da nossa equipa se jogue habitualmente de uma forma directa entre a defesa e o Hulk!
Depois temos outro problema que é o roupeiro! Então não é que esse sacana obrigou o nosso fantástico treinador a prescindir dos serviços do Walter??? E mais, soube através de um amigo que o nosso notável treinador recebeu ameaças do dito roupeiro caso o Varela não jogasse sempre!!! A ponta de lança, na esquerda ou na direita... não interessa! O Drogba da Caparica ou joga ou aquilo está tudo lixado!!!
Enfim, ou se despede o roupeiro ou se obriga o João Moutinho a dar um lacinho nos cordões das chuteiras senão, o pobre do nosso impressionantemente capaz treinador nunca terá condições para desenvolver o seu magnifico trabalho e levar o nosso clube às grandes vitorias como as anteriormente conquistadas por outros ícones do nosso clube como foram Jesualdo Ferreira, José Couceiro, Vitor Fernandez ou Luigi del Neri.

lobo disse...

Dasse...
Não se pode mandar esta abécula do VP embora e ir buscar um treinador de topo, já com nome feito??
Este nosso Porto a jogar faz-me lembrar cada vez mais, e infelizmente, os tempos do Oliveira, do Fernandez e do Jesualdo!

Olha por exemplo, o Rafa Benitez? ainda há pouco tempo mandou uns bitaites engraçados sobre o a equipa do Porto, e acho que está desempregado...

André Pinto disse...

Achar que Vítor Pereira vai dar a volta por cima é absurdo e não passa de "whishful thinking". Eu também gostava que sim, mas a realidade é outra.

O cian dizia que na caixa de comentários anterior que pedir a cabeça de VP seria desestabilizar a equipa. Eu pergunto: e a equipa está estabilizada? Se alguma está VP a fazer com aplicação, é desestabilizar uma equipa que jogava quase de olhos fechados.

Por isso, acho que quanto mais cedo este treinador sair, menor o dano. Se considerarmos que a equipa tem automatismos inculcados, será um mal menor ter um novo - mas capaz - treinador, quando comparado às consequências do trabalho de desconstrução que VP está a fazer.

Volto a dizer: temos um treinador que saltou etapas, tendo em conta o seu parco talento. Tem opções, discurso e métodos próprios de equipas secundárias. Negar isso é negar a realidade. Em desporto, negar a realidade é o caminho certo da frustração. Lamento, mas não aposto um tusto no sucesso da liderança de VP. Com a agravante de que temos um excelente plantel, mantido com grande esforço de gestão financeira.

P.S: o valor no mercado de certos jogadores também varia em função da prestação da equipa. Isto acarreta consequências graves para a gestão de activos (passes) do clube. Abram a pestana.

dragaovenenoso disse...

Se formos a ver o que o VP ganhou atá agora foi uma supertaça que nem sequer traria muito risco. De resto tenho vindo a assistir a uma quebra crescente nas exibições, onde eu noto duas coisas bem patentes: a quebra de ritmo da 1ª parte para a segunda; a desorganização defensiva que apresenta. Já o jogo contra o Shaktar tinha sido sofrível na 2ª parte para não dizer outra coisa, e com a defesa a abrir buracos por todo o lado. A defesa que sempre foi a pedra basilar das equipas do FCPorto - quando estão bem. O VP lembrou-se de implementar a defesa em linha muito mais subida. Só que anda sempre a trocar de jogadores. Na minha humilde opinião de adepto, acho que o homem não tem capacidade para ser treinador principal. Não sabe gerir a equipa que tem. Diz-se que se é promovido até à incompetência. Pois para mim foi este o caso. O PdC apostou no VP e os argumentos usados são válidos. Mas está visto que o homem tem jeito é para treinar equipas de segundo plano. As semanas vão passando e cada vez mais a equipa se molda segundo as ideias do seu treinador. O que assisto é a uma grande confusão no campo e na cabeça do treinador. Enfim, vamos ver até onde chega.

Mas pode ser que eu esteja enganado. Se estiver também o irei assumir. Infelizmente parece-me que não.

dragaovenenoso disse...

À excepção do Falcão, o VP tem a mesma equipa do ano passado, com rotinas bem estabelecidas e com novos reforços os quais pelo preço que custaram devem ser bons. A equipa está enterrar-se, de quem será a culpa? Acho que não deve haver muitas dúvidas...

cian disse...

Miguel do canada e companhia,

Tenho de dar a mão à palmatória, e depois de, desta vez, infelizmente ter visto a segunda parte e os resumos, tenho de concordar com algumas das coisas aqui ditas.

Acho que fizemos um exibição horrorosa, pelo menos na segunda parte, aquilo foi um ai jejus para acabar o jogo, estavamos completamente partidos, tacticamente e fisicamente, sem ideias, sem rasgos, e pior ainda, sem ninguém a comandar a equipa.

Não compreendo a entrada de Defour apenas a 15 minutos do fim.

Continuo sem ver Moutinho, se calhar só joga quando eu não vejo o Porto.

Voltámos à desistência anímica de Jesualdo Ferreira em não conseguir recuperar de uma desvantagem.

Acima de tudo acredito que foi um problema mental, a equipa está, como disse o André no início da época, completamente noutro mundo que não este, a saída de Vilas-Boas, Falcão e a falta de Alvaro Pereira na Supertaça Europeia baralhou as ideias dos nossos jogadores, não sei o que é que se passa naquelas cabeças mas o que eu não vi, exepto na jogada do golo portista, foi jogo de equipa, então no fim aquilo era uma cambada de jogadas individuais por todos os cantos do relvado menos solidariedade entre os jogadores que podiam ter salvo o Porto desta derrota estúpida, como o que aconteceu no 3-1 ao Benfica em inferioridade numérica no Dragão.

Tinha dito aqui antes que o Fuciel merecia um puxão de orelhas, que estava-se a armar em prima donna, mas alguns preferiram ver o vermelho ao cardozo, pois agora têm aí o resultado.

cian disse...

Resumindo, já me estou a cagar para todas as "estrelas" que pensam que o Porto é um trampolim.

É preciso vir alguém para o balneário, e depressa, por ordem naquilo, eu ia chamar o Jorge Costa para ser adjunto, ou tomar o lugar do Vitor.

Estou farto de ver o Porto ser conduzido por meninas e não homens, e isso já vem do tempo do Bruno Alves.

Quero o Otamendi a capitão.

Quero outro guarda-redes, um que não faça cenas e não seja uma maria amélia, prefiro o Beto mil vezes a esta merda que é o Hélton, sim, porque é uma merda, vejam o que vocês queiram ver.

Quero um defesa direito com tomates e com sentido de estado "portista".

Um defesa esquerdo que não se vende, e não prescinde de uma final europeia para ser valorizado no mercado e acabar a voltar para a equipa como se fosse uma estrela e sempre tivesse amado Porto, já fui um dos defensores do Alvaro Pereira assim que chegou ao clube, agora exigo 50 golos da parte dele até o perdoar do que aconteceu, mas realmente não temos melhor para aquela posição.

quero o Defour a jogar e não creio que o problema seja o Bellushi, não acredito em vacas sagradas, e o Moutinho já merecia um banco quentinho, isto não é o Sporting.

O Hulk, ou qualquer outro desestabilizador de jogo, não tem as costas quentes, e por isso é tanto ou mais do que os outros jogadores em campo.

Não concordo com as críticas a Varela.

Acho que podiamos mudar a tática agora que não temos Kleber, para um 442 com Hulk e Walter no ataque.

Acho que deviamos ter jogado assim contra o Zenit.

E nem que o Zenit tenha feito uma grande exibição, porque o fez, e tinha o estádio todo galvanizado, porque o tinha, e porque é o Porto da Rússia, e foi a única equipa russa a conseguir ganhar ao Porto, nem por isso se justifica o aconteceu.

Mas quero acreditar que foi apenas um jogo mau e que alguém da "bela organização" do Porto vai resolver isto muito cedo, porque começo a acreditar que este Vitor não tem os neurónios certos na cabeça, é bom rapaz, mas não é capaz de treinar um Dragão, como diz o filme.(How to train your dragon)

Só espero que esta derrota fique nas cabeças dos nossos jogadores como um alerta e uma rápida chamada à terra dos que andam com a cabeça no ar.

Só peço uma coisa ao Vitor, que não percamos os jogos com o Apoel.

Ainda acredito nesta equipa se eles tiverem um tratamento choque, e o Vitor faça-se um homem e um senhor dentro do clube.

É só isso que desejo, muita testosterona para a equipa do Porto, ponham-os a ver touradas, e filmes do Bruce Willis antes dos jogos.

cian disse...

Sim André, disse-o antes de ver o belo resultado em Petersburgo, mas mesmo assim não achas ridículo que andámos 3 anos com o Jesualdinho e 3 anos a desculpá-lo de tácticas, substituições de merda, e eliminações precoces na liga dos campeões?

Não achas que estamos a precipitarmo-nos demasiado por causa apenas do treinador?, acho que a equipa não é assim tão perfeita como dizes, e se alguns jogadores querem ser mais que o papa então esses é que devem ser castigados em vez do treinador.

Não foi a mesma coisa com o Vitor Fernandez? continuo a achar o Vitor Fernandes melhor que o Adriense eliminação vergonhosa na champions, e o Jesualdo 5 trincos 5 golos em Londres.
É verdade que o Vitor não tem palmarés, a única experiência que tem é de segunda categoria, mas isso não é mais uma prova à nossa exelente organização?

E se chamares o Pedro Emanuel, que experiência tem ele de treinar equipas? deixa o Pedro fazer um bom trabalho até Dezembro pelo menos e depois se vê, virá com muito mais respeito.

Mas começo a concordar contigo, este Vitor é bom que mostre algo rapidamente, aliás acho que o Vitor Fernandez também era melhor que este Vitor, e já agora porque não jogar em 4-4-2?

Acho que é aí que passa a solução para este Porto.
Isso e uma semana na Serra da Estrela a ordenhar ovelhas.

Ribeiro DeepBlue disse...

Que stress.
Ontem?! fiquei supercalmo...

Em vez de ver o resumo do jogo (que já sabia me ia provocar urticária) pus num excelente programa no Odisseia chamado "A influência dos raios cósmicos na vida sexual das formiguinhas".
A seguir deliciei-me com um belo documentário sobre "A descontrução filosófica aplicada aos primeiros 130 anos de filmografia do Manoel de Oliveira".
Fascinante. E relaxante....
Muito.

Não se ganha sempre.
Estamos a jogar uma merda, é verdade.
Mas vejo o ceú azul atrás da nuvem.
(Só espero que a puta da nuvem se ponha na alheta, rápido...)

Eterno optimista.

Ribeiro DeepBlue disse...

Ah...outra coisa.
O Vitinho não vai chegar ao Natal?
Acho que nem ao S.Martinho...

André Pinto disse...

cian, os jogadores são os mesmos de Villas Boas, menos Falcão. Se são primas donas, só com VP é que isso vem ao de cima.

Ah pois disse...

Eu não me lembro do Porto ter sido campeão após uma chicotada psicológica. Basicamente isso será dizer adeus ao campeonato. Mas ficar com o VP tb só mesmo um masoquista...

ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ disse...

caríssimo(s),


hoje fomos capazes de «dar uma resposta à Porto».
e, para mim, foi uma reposta inequívoca, convincente e categórica, pelo que a Equipa está de Parabéns e o mister ganha um novo fôlego junto de muitos de nós, descrentes das suas capacidades - onde me incluo (confesso).

assim, reconheço que, por ainda haver algumas "arestas por limar", a próxima paragem no campeonato (para os comprimissos da Selecção) será benéfica.


somos Porto!, car@go!


«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

Miguel | Tomo II