sábado, 27 de agosto de 2011

Ainda não somos deste campeonato

Fiquei um pouco preocupado com o nosso arranque de campeonato em casa: a equipa esteve mal, pouco pressionante e só a sorte nos livrou de sofrer mais um ou dois golos do Gil Vicente. Porém, depois de ver os Coisinhos e os Calimeros jogar, fiquei mais descansado: estão a jogar ainda pior.

O problema: para vencer o Barcelona era preciso rasgo, rigor e alguma sorte. Não tivemos nada de parecido com o primeiro, fomos certinhos a defender (é verdade) mas não tivemos sorte nenhuma. Nem com a inclusão do Rodriguez, nem com o árbitro, nem com o facto da asneirada do Gaurin ter colocado a bola nos pés do melhor jogador do mundo. Não adianta crucificar o quase ausente Kleber, criticar o apagamento do Moutinho e do Hulk ou as opções do treinador (só não percebi porque razão ficou o James "em casa" se o Varela não merecia a ala esquerda do ataque).

A verdade é que tivemos a nossa "janela de oportunidade" nos primeiros 20 minutos de jogo e não marcamos. Depois disso começou a notar-se a qualidade do Iniesta, do Xavi e do Messi. E deixamos de ter bola. Até que o colombiano decidiu inventar e isolou o génio argentino. Caldo entornado. O que era difícil tornou-se ainda mais improvável: ir em busca do empate sem cautelas traduzir-se-ia num suicídio futebolístico. E não fomos - o jogo continuou dividido, embora eles chegassem cada vez mais perto da nossa área com bola e nós só raramente conseguíssemos jogar no meio campo deles.

O resto é consequência da suprema qualidade de uns, que podem dar-se ao luxo de comprar dois jogadores por muitos milhões e deixá-los no banco (Fabregas e Sanchez "só" entraram para liquidar o jogo), e a incapacidade de outros manterem nas suas fileiras aqueles que fazem a diferença a este nível. Sim, a bola é redonda, são 11 contra 11, mas se à base da selecção campeã Europeia e Mundial juntarmos o melhor jogador do mundo e um treinador do melhor que existe o resultado só pode ser o sucesso.

Quanto a nós, precisamos de tempo, de não perder mais ninguém para os tubarões europeus (excepto o Pereira, que já está com um pé lá fora), de deixar o Kleber crescer e de mais umas vitórias internas para moralizar. A derrota de ontem não foi de forma alguma categórica nem muito menos humilhante - muitos, entre os quais aquele que conta com o segundo melhor plantel do Mundo, passam a vida a perder com Messi e companhia. É a vida...

18 comentários:

reine margot disse...

Uma palabrinha (as que forem necessárias), só para perguntar: - ninguém acha estranho que o melhor jogador do mundo estivesse ali a pastar e a olhar para o chão ?...
eu acho que ele é magnífico em muitas coisas, mas aquilo não teve nada de melhor: - só paio! ...
nem guarín nem sapunaru imaginariam, nem em sonhos, que o pés compridos iria estar ali... pelo amor de deus, aquilo não foi um erro, aquilo foi um azar nunca visto: uma improbabilidade homérica...

E, quanto ao resto é verdade: falta-nos para já banco à altura este ano, e um pouco de sorte.
Ou talvez um pouco mais de arrogância em relação à sorte... ter uma certa dose de sobranceria em relação ao risco...

DMST disse...

Boas Pobo!

Normalmente só leio este blog, mas hoje apetece-me dizer 2 ou 3 apontamentos relativos ao jogo e à espoca que começa:
- Bela jogatana que fez o Sousa. Ainda nao me tinha convencido, mas vai no bom caminho. Ou o Fernando fica e eleva o seu nivel ou temos um possivel bom substituto.
- Ficando o Rolando, não há duvida que o Otamendi é o parceiro ideal. (desconheço o que vale o "franciu")
- O Kleber é bom e faz-se, mas ainda está fresquinho, não tem jogo para o "alimentar" e apanhou 2 jogos para ganhar titulos... é obra. Precisamos de um PL para disputar a titularidade. São caros, mas o dinheiro do Alvaro Pereira deve chegar.
- Obrigado Alvaro Pereira (e Falcão) por tudo o que nos deram. Saem pela porta grande... por onde entram é problema vosso.
- Não fizemos um jogo fabuloso e dominador (tirando os primeiros 20/30m) mas a verdade é que mesmo com todos os erros proprios, ficamos a "arder" com um penalty (o Hulk não falha penaltys à imenso tempo) que nos podia dar o 1-1 contra a melhor equipa do mundo.

Em resumo... o futuro é risonho e acredito que pelo menos internamente podemos repetir os totulos do ano passado.

Cumprimentos de um dragão a Sul do Tejo (serei mouro carago?)

Até os comemos!

condor disse...

Não sei se estou de acordo com o que li!
Eles são indubitavelmente melhores do que nós mas ontem essa diferença não foi tão notoria!
Tiveram a sorte do jogo embora a vitória não se possa contestar,mas pela diferença minima!
Uma arbitragem anti Robin dos Bosques e o lance capital do jogo,o primeiro golo!
O primeiro golo é uma história mirabolante!Foi mais ou menos isto:Um gajo de nacionalidade Argentina tem uma crise de caganeira!Vai num instantinho ao meio das couves aliviar-se!Quando regressa cabisbaixo á base tropeça numa bola que um anjinho lhe colocou no caminho!Mira!!!Una pelota!!!Exclama incrédulo o cagão!
Coño,la voy a a meter en aquella meta que está por de trás de my espalda!
Meu dito meu feito!
Fenomenal a finta ao desamparado Helton!
Enfim,quem não tem sorte até pelo cu lhe entra a morte!
Viva o Porto a unica equipa nacional capaz de enfrentar a melhor equipa do mundo e quiçá de todos os tempos sem medo,e obrigando-a a queimar tempo na segunda parte!Penso eu de que!

André Pinto disse...

Fomos impedidos de fazer um resultado melhor. Ponto. Mais nada.

O FCP jogou muito bem, na minha opinião, e não podia ter jogado de forma diferente. Vítor Pereira acertou em tudo e dominámos o Barcelona quase todo o jogo. Infelizmente, o árbitro impediu-nos de continuar a disputar a partida, ao não marcar um penalty claríssimo que dava o empate,ainda estavam 11 contra 11, o FCP por cima do jogo e o Barcelona bastante nervoso. Foi o momento-chave do jogo.

Depois disso, ficou claro que no final o Barcelona vence sempre. Vivi em Espanha alguns anos, acompanhei a ascensão do Barça, desde Rijkaard até Pep, e essa foi sempre a regra. São raríssimos as grandes penalidades marcadas contra o Barça. No Camp Nou, então... É a melhor equipa do mundo,disso não há dúvidas, mas quando as coisas ficam equilibradas o árbitro pende sempre para o lado dele.

Os nossos centrais estiveram muito bem. Fico com alguns cortes de Rolando, próprios de um central de classe mundial. Souza subiu uns furos valentes. Moutinho anda desinspirado. Hulk fez o que pôde. Kléber está a fazer-se. Rodriguez esteve bem, para mim. Bom jogo, malta!

Lucho disse...

PARABENS PORTO....Se alguem ouviu os comentarios aquando o F.C.Porto sofreu o primeiro golo, o comentador da RTP Cujo Nome desconheço, disse:"é injusto o Porto sofrer este golo quando estava a dar um banho de bola ao Barcelona...Meus amigos isto não é para todos nem para o brilhantinas ronaldo, nem pro mourinho nem pra XAXUS principalmente....

Nota:A semana passada li o seguinte no jornal "A Bubble" vulgo Bola: O FCP não desviou o Witsel, devia estar a dormir.
Até me ri como um perdido de tanta estupidez em meia-duzia de letras mas como vi que era da crónica da Leonor Pinhão, perdeu a graça,já é habito nela so dizer asneiras....Uma pessoa que não sabe o que é um fora de jogo e tem uma coluna social num jornal desportivo é obra,mas esta como o país,vai no diz que disse e por isso é que é do Benfas...
Vai-se lá entender....

Azul disse...

Neste momento o que me preocupa no Porto é a distração ou ainda mais grave a incompetência com que têm sido abordadas algumas situações.

Em 1º lugar não compreendo como é possivel se adiar o jogo com o Leiria para uma data em que metade da equipa estará indisponivel devido aos compromissos das seleções!!! distração ou incompetência?

Em 2º lugar saiu o Falcão e às 0h42do dia 31 de agosto ainda não se vislumbra um substituto, espero que não estejam a pensar que estamos bem servidos com o kleber e o walter! se nas 23 horas que faltam não for contratado um número nove que dê garantia de golos estamos perante um caso de incompetência gritante.

Em 3º lugar caso se concretize a hipotética venda do alvaro Pereira para o chelsea, também me parece evidente a necessidade de contratar outro lateral esquerdo já que dê-mos 9 milhões por um que nem se sabe quando poderá jogar.

Espero que a SAD se mostre competente porque se assim não for vamos dar o campeonato aos coisinhos de mão beijada.

André Pinto disse...

Azul:

Calma. Concordo com tudo o que disseste, mas duvido que se dê alguma coisa de mão beijada aos coisinhos. Já reparaste no sector defensivo deles? Aquilo segura-se com arames, só assim se explica a titularidade de um jogador da craveira de Jardel (!!!). A carne foi toda posta no assador do ataque, ficando a equipa muito desiquilibrada. Apesar da insistência da comunicação social em endeusar o actual plantel do Benfica, isso vai ficar patente, mais cedo ou mais tarde.

É óbvio que Kléber é para rotinar e Walter para emprestar. No entanto, não abundam para aí pontas-de-ança passíveis de entrarem directamente para o 11 titular do FCP. Primeiro, ou porque são excesssivamente caros e, segundo, porque jogar no campeonato português é pouco atraente. Há quantos anos não compra o FCP um nome sonante do futebol europeu? Desde Quaresma. Isso não é por acaso. O actual mercado de transferência complica esse tipo de aquisição. Fora da sua normal estratégia de comprar barato, fazer evoluir e vender caro, o FCP tem muito pouca margem de manobra.

Assim, o principal objectivo desta pré-temporada foi manter o núcleo duro do anterior plantel. E, nesse aspecto, PdC foi bem sucedido, até porque Fernando não parece que vá sair, ficando-se as saídas de peso por Falcão e Álvaro Pereira.

Toda a gente sabia que esta temporada ía ser mais difícil, mas também não me parece que se avizinhe a hecatombe que muitos preconizaram, com um deboche de saídas como em 2004. Vamos simplesmente disputar com menos folga.

Eu confio na nossa equipa e encaro com naturalidade a relativa diminuição de qualidade do jogo.

Lucho disse...

J.P.:Lê a capa do rascord do dia 1 de setembro...e so lucraram 500 mil euros?
e vens tu pra aki mandar papaias?
O sporting parece aqueles comerciantes com mercadoria contrafeita:GRANDES MARCAS A MAIS DE METADE DO PREÇO...
Andas desaparecido a malta gosta de gozar contigo ou será que finalmente se fez luz na tua cabeça verde?

André Pinto disse...

Errata: As saídas de peso ficam-se por Falcão.

Com Helton, Fucile, Álvaro Pereira, Rolando, Otamendi, Moutinho, Guarin, Fernando, Hulk, James Rodriguez e Kléber, continuamos com um 11 de sonho. E ainda há Souza, Varela, Sapunaru, Belluschi, Walter (espero que evolua, porque tem potencial), etc.

Não há desculpas.

JP disse...

eh eh eh!!

Estavam na China um Sportinguista, um Portista e um Benfiquista a beber na praça. Só que na China isso é proibido. Foram apanhados em flagrante. Presos, foram enviados ao Mandarim para receberem sua sentença.


O Mandarim deu uma bronca enorme e disse que cada um ia receber 20 chicotadas como punição. Só que como estavam em transição entre o ano do cão e o do rato, cada prisioneiro tinha direito à um pedido:


- Sportinguista, qual é o teu desejo, desde que seja não escapar da punição?

- Quero que amarrem 1 travesseiro nas minhas costas!


- Que assim seja! E levou as chicotadas com o travesseiro nas costas. Lá pela décima chicotada o travesseiro cedeu e o Sportinguista levou 10 chicotadas.


-Agora é a tua vez Portista! Qual é o teu desejo?

Que amarrem 2 travesseiros nas minhas costas! E assim foi. Lá pela décima quinta chicotada os travesseiros cederam e o Portista levou 5 das 20 chicotadas. Mas ficou feliz por levar menos do que o Sportinguista!


Chegou então a vez do Benfiquista .

- Ora, ora, você é Benfiquista! Bom gosto! Como eu gosto muito de vocês, terá direito a 2 pedidos!!

- Bem, eu queria levar 100 chicotadas...

-100 ? Espantoso!! Ainda por cima é corajoso!! Seu pedido será realizado!!
E então, qual é o outro pedido?-

- Amarrem o Portista às minhas costas!!

JP disse...

Lucho, realmente o Postiga foi um grande negócio vosso, tb de vez em quando vendem gato por lebre: Carlos Secretário, etc
já sou iluminado por natureza, gracias
papaias só pelas tuas nalgas acima, mas cada um come por onde gosta mais...
quem é que goza quem??? ddaassee!

Azul disse...

Em termos de ataque estamos muito mais fracos.Ter só um ponta de lança para atacar uma liga dos campeões parece-me muito pouco ainda para mais quando esse avançado se chama Kleber e no máximo dos maximos esta época marcará 8 golos em todas as competições.
Esta época vamos ter muitas dificuldades em termos ofensivos.
A SAD foi incompetente neste mercado de transferências.
Temos excesso de jogadores para o meio campo e defice de jogadores (com qualidade) para a frente de ataque.

Espero estar enganado!

Bota Quartilho disse...

Carta para melhor central do mundo descoberto pelo melhor presidente do mundo Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa

Meu caro Ricardo Carvalho, antes de mais, quero agradecer todos estes anos que andaste a perder prestigio, com o teu magnifico futebol ao serviço da Selecção do Polvo Português.
Sem vaidades, sem amuos, sem arrogâncias mas com a humildade e qualidade, herdadas da tua família de sangue e da tua família desportiva.
Sei, que no teu país, nunca mereceste a honra de ser capa de nenhum pasquim ou alvo de qualquer reportagem televisiva que enaltecesse as tuas vitórias e que nunca deste a cara por qualquer campanha publicitaria do BPN. Outros, que nada venceram, têm os seus penteados nas primeiras paginas e são seguidos por varas de enviados especiais das televisões em qualquer país ou clubezito por onde se arrastam, e estão sempre prontos a indicar-nos o que fazer ás nossas poupanças, em que políticos confiar, que champô e detergente devemos comprar.
Mas tudo isto, não justifica a tua despedida. Poderias, de uma forma mais corajosa, durante o jogo, espetar um muro num cipriota, ou, de uma forma mais honrosa, comunicar a tua indisponibilidade para jogos de qualificação ou até, num arrojo de verdadeiro patriotismo distribuir meia dúzia de estalos e pontapés no riscómeio, de preferência no Estádio Nacional (sempre serviria para alguma coisa).
As poucas possibilidades que tinhas de fazer alguns anúncios da MEO, visto que o LINIC no teu caso é impensável, ou até sacar alguns euros em campanhas de apoio a políticos da nossa praça, tudo isto deitas-te por agua abaixo com esse teu comportamento.
Quero no entanto, que saibas, que te dou toda a razão, mesmo antes de conhecer as tuas, as minhas são suficientes.
Sem mais, um grande abraço.

JP disse...

No Barcelona diz-se : o Messi resolve !
No Real diz-se : o Ronaldo resolve !
No Benfica diz-se : o Nolito resolve ♥ !
No Sporting diz-se: ninguem resolve!
No Porto diz-se : o Arbitro resolve !

eh eh

cian disse...

Boas

Vou tentar ser rápido,

Supertaça europeia

jogo de merda, equipa desfalcada, SAD prefere não pôr o Alvaro para valorizar o jogador nas transferências e depois o Alvaro não baza? não entendo, tem muito para correr este Alvaro para justificar o que aconteceu
Fucile é defesa direito não esquerdo, já sabemos o que acontece a este Porto quando se fazem adaptações de jogadores, principalmente com o Fucile, já vimos esta telenovela desde os tempos do Burrualdo.
Acredito no Guarín e no Kleber.
Otamendi parece o Jorge Costa, devia ser o Capitão, o Messi que o diga, e sempre traria um bocado de humildade ao Hulk, estou farto de Ronaldos no futebol.
Cartões amarelos por mostrar ao Barcelona na primeira parte, e um penálti ao qual o Barcelona é impermeável nestes tempos, algo que o Platimerdas não comenta.

O Benfica levou uma vaca atada a um cordel para os sorteios da champions.
O Sporting nem a jogar contra os reservas do Sporting e com um árbitro internacional consegue ganhar, e ainda diz que a culpa é do Pinto da Costa porque o Porto ganha, haja paciência para tanta inveja.

Os comentadores televisivos fazem-me vómitos sempre que os oiço, e fazem-me querer deixar de ser português, principalmente nos jogos da selecção, e só vejo os resumos!

O Cristiano Ronaldo é a maior vergonha que Portugal podia ter gerado desde que o Afonso Henriques bateu na mãe, dizer que cala os adeptos todo o ano porque uns pequeninos adeptos cipriotas o picaram com o Messi é algo de um atrasado mental, e de quem não tem caracter para ser o melhor do mundo, ou sequer um jogador de nível internacional, se a Irina disser Messi sem querer quando estiverem na cama, ele deve bater na mulher, um jogador com decência e mentalidade forte nunca diria o que aquele aborto disse depois do jogo, é também por causa dele que cada vez me sinto menos português, nunca me senti tao afastado do meu país, sinto nojo, nauseas e vômitos quando me falam de Ronaldo, Selecção, e Portugal, continuo sem perceber o porquê da selecção jogar completamente de encarnado, por ventura somos um país comunista?

O Ricardo Carvalho foi para mim o maior central do mundo nas épocas de Mourinho, depois do que disse e como agiu voltou a sê-lo, ainda bem que saiu, não precisa da selecção para nada, já o Paulo Bento...

Quando é que o Porto declara independência?

Cian
Lisburn Road
Belfast
Irlanda do Norte

cian disse...

P.S.: alguém viu o João Moutinho?
é que dizia nas equipas iniciais que ele ia jogar a Supertaça Europeia frente ao Barcelona...

Lucho disse...

J.P.Os teus vicios não são pra aki chamados....é que o unico enrabado aqui és tu todos os fins de semana com os resultados do teu ZZZZBORDEM....é que se achas que pelas minhas nalgas sobem papaias, pelas tuas deve subir meloes..á quantidade de vezes que a vossa equipa vos poe com um ganda melão...
E agora quem goza quem?DAAAASSSSS
CIAN?AINDA NÂO VI O CAMPEAO DA EUROPA E DO MUNDO A JOGAR. ESTEVE PA JOGAR CONTRA O FEIRENSE NO 11 INICIAL MAS EU NAO O VI

Miguel disse...

AP Vasconcelos realiza e Duarte Gomes protagoniza o filme português com mais efeitos especiais! Também candidato ao ao oscar de melhor argumento adaptado! ... E ainda dizem que o cinema Português é chato...