sexta-feira, 16 de julho de 2010

Primeiras impressões 2010/2011

Por agora, é com isto que AVB terá de construir uma equipa vencedora:


Guarda-redes: Helton, Kieszek e Beto; 
Questão: para quê o Kieszek  quando para 3.º (ou até 2.º) GR tínhamos o Ventura?

Defesas: Fucile, Miguel Lopes, Sapunaru, Maicon, Sereno, Stepanov, Bruno Alves, Rolando, Emídio Rafael e Alvaro Pereira; 
Questões: este  Emídio Rafael vale mais do que o jovem ganês que vamos emprestar? Mesmo colocando a hipótese do Bruno Alves sair, para que serve o Stepanov se o Sapunaru tem a vantagem de ser mais versátil e poder actuar à direita e ao centro? Eu preferia que o FCP tivesse ficado com o Nuno André Coelho e despachado este sérvio para Alvalade.


Médios: Tomás Costa, Fernando, Souza, Guarín, Castro, Ruben Micael, João Moutinho, Belluschi e Raul Meireles; 
Questões: Este Souza será jogador para fazer o Fernando dar à perna, ou é demasiado "tenrinho" para a missão? Eu acho que o Castro seria uma bela alternativa - espero que não o emprestem outra vez e, pelo contrário, lhe dêem oportunidades para jogar. O Guarín acabou a época "em alta", mas a chegada do Moutinho roubou espaço no meio campo do Porto - se o Meireles ficar vamos ter o colombiano no plantel para jogar a "taça da bejeca"?

Avançados: Ukra, Mariano González, Varela, Hulk, Farías, Falcao, Cristian Rodriguez e James Rodriguez
Questões: Walter vem ou fica? Kléber (que erradamente atribui ao Nacional - joga ou jogava no Marítimo - obrigado pela dica) vale a confusão criada em torno da sua contratação? "Cebola" Rodriguez vai fazer uma época ao nível da 1ª no Dragão ou arrastando-se de lesão em lesão como em 2009/2010? Vamos deixar sair o Farias mesmo não estando garantido nenhum "finalizador" para os momentos de enrascanço? Dando o Hulk e o Falcao como garantidos no 11 inicial, o Ukra vai ter a oportunidade de mostrar o suficiente para ser alternativa ao Varela e, sobretudo, ao "Cebola"? Mesmo com o Mariano encostado (por lesão) até Outubro, com todos estes jogadores de ataque, que espaço existirá para que o inexperiente James colombiano brilhe? 


Outras dúvidas: com um potencial 4-4-2 guardado para situações mais delicadas (opções a bold), será que só um ala com capacidade de defender (e ocupar a lateral do meio-campo) terá hipóteses de jogar? Nesse caso, um "Cebola" saudável ou mesmo um Mariano menos trapalhão ganham vantagem. E com um 4-3-3, quem é o homem do meio-campo que salta do 11 para o banco? Numa opção de risco será por certo o Fernando, que não constrói jogo, mas com uma lógica mais "tipo Jesualdo" creio que o sacrificado pode ser o Rúben Micael.


Seja como for, é notório que, no plano teórico, o FCP tem melhor plantel este ano - o que é razoavelmente fácil e lógico, porque (ainda) não saiu nenhum dos mais utilizados na época precedente, chegaram alguns jovens prometedores e existe um Moutinho que é certamente um dos que chegou para fazer a diferença.

4 comentários:

guardabel disse...

E agora vem aí o bigorna para fazer miséria nas defesas adversárias :)

tomesilva2010 disse...

penso que este ano temos um plantel francamente superior ao do ano passado.alias penso que teremos um plantel de luxo agora e preciso e que em campo rendam o que nos esperamos deles e que o AVB consiga moldar a equipa e atingir os patamares a que ja nos habituamos.
saudaçoes dragonianas

JMarquesBarbosa disse...

Três notas: 1) Era preciso que o Sporting quisesse o Stepanov em vez do Nuno André Coelho 2) o Kleber jogou no Maritimo e não no Nacional 3) As "nódoas" Tomás Costa, Stepanov, Guarin, Mariano Gonzalez ainda contínuam por cá.

joao abel calais disse...

Pobo do Norte
P'ra mim a constituição do plantel c/ 25/26 jogadores é esta :
GR - helton/beto/Kieszeck
DEF - fucile/b.alves/rolando/alv.pereira/emidio rafael/andré pinto/maicon
M - castro/fernando/souza/j.moutinho/ruben micael/belluschi/r. meireles/guarín
A -james R./christian r./hulk/falcao/varela/ukra/mariano/
walter --- 26 jogadores ----
"Dá" para sermos campeões se:1. AVB ,souber fazer os tais trabalhos de casa 2. O sr. r.costa da justiça,estiver sossegado e a Sad portista souber NÃO CAIR em armadilhas e ripostar qdo fÔR NECESSÁRIO E CURIAL 3 . O benfas mantiver o robertinho na baliza a "empacotá-las" 4 . Os olegários,baptistas e quejandos, aplicarem as leis do jogo para todos de igual forma...
Felicidades para o blog e pª TODOS OS QUE COMUNGAM DO N/ SENTIR DE ...PORTISTAS!
João Carreira