sexta-feira, 19 de março de 2010

Notas sobre a taça da bejeca e a Euroliga

Já o disse antes e repito-o: para quem investiu o que o FCP investiu esta temporada, vencer a Taça da Liga é menos do que um troféu de consolação. Ou melhor, não traz consolo nenhum. É impossível transformar uma eventual vitória numa competição secundária na salvação de uma época tão mediocre. Nem mesmo que essa vitória seja sobre o SLB. Vencer a Carlsberg Cup será um mero acto de decência; perder será mais do mesmo, daquilo que temos visto esta época.

Quanto ao resto, parece-me que os tristes benfiquistas que visitam este blog não conseguem perceber mesmo nada e acreditam que a vitória sobre o Marselha não deixou claro que o SLB de Jorge Jesus treme perante qualquer equipa mediana da europa futebolística. Porém, como engolem tudo e acreditam em títulos como "Exibição de sonho no Velodróme" e coisas similares, compreendo a parvalheira geral. Estão a 2 eliminatórias da final da Liga Europa e, a julgar pelos festejos e pelos ecos da imprensa portuguesa, parece que já venceram o troféu. Acredito que o Liverpool lhes devolverá a realidade do que são, mas nem era preciso tanto.

15 comentários:

A. Sokyashi disse...

Obrigado. Muito obrigado. Este ano tenho ouvido a imensas profecias de desgraça, quando se trata do Benfica. E já começo a acreditar que o Benfica não ganharia, se não houvesse essas profecias.
No entanto, a caravana lá segue. Imprevistos não contemplados vão destruindo sólidas profecias assentes em desejos.

O filho menor das profecias é este constante "agora é que vai ser". É simplesmente brilhante, quase um fractal que poderia ser expresso numa fórmula elegante.

Infelizmente, não possuo recursos intelectuais suficientes para alcançar tão maravilhosa fórmula (afinal de contas, sou Benfiquista, não é?) pelo que me resta assistir embevecido ao seu desenrolar e tentar adivinhar o que vai suceder a seguir.

Mas, mesmo na minha parca e limitada visão, consigo aperceber-me de um esboço de algoritmo:

1) "O Benfica anda cheio de sorte"
2) "Espera lá, agora vão jogar com o XPTO"
3) "O XPTO vai mostrar-lhes como é"
4) O Benfica vacila
5) "Vês? Eu bem que te disse. Encontrando uma equipa mais forte"
6) Benfica ganha
7) "O XPTO é uma equipa mediana"
8) Pausa
9) GOTO 1

Bastou ver as esperanças depositadas no Everton. O Reflexão Portista, esse arauto profético ... clamou pela fraternidade azul. Mas depois teve que apagar o post de apoio.
Agora com o Marselha.
Daqui a uns dias com o Liverpool-devolvedor-de-realidade.

Por isso, mais do que agradecer. Eu suplico que profetizem mais desgraças para o Benfica.

Sem essas profecias, não é possível vencer.

Saudações.

Ah pois disse...

Eu não visito blogs vermelhos. Que caralho andas cá a fazer?

Não ganhas uma merda há mais de sei lá o quê e agora tu e outros benfas andam numa de meter nojo. Leva lá a bicicleta, ganha lá o teu campeonatozinho. Auto-proclama-te de melhor clube do Universo. Foda-se.

Aproveita este título, não sabes quando terás outro.

Luis Filipe disse...

A "Taça da Bejeca" faz todo o sentido!! Temos que a ganhar!! Pois é o unico titulo que falta ao FCP, qd falamos de futebol.

Ganhando tal trofeu, seremos a unica ekipa k ganhou todos os titulos que estao a seu alcance: taça de PT, Liga, Supertaça de PT, Supertaça Europeia, Taça UEFA, Liga dos Campeoes, Intercontinental... E agora a Taça da Liga!!

Como tal, nao pela importancia do trofeu em sí, temos que a vencer!!

Ah pois disse...

Errado, tivemos a antiga Taça das Taças e perdemo-la em 1984 contra a Juventus.

A. Sokyashi disse...

Benfica: powered by adverse prophecies

reine margot disse...

Sokyashi, volta para o Japão!
é sempre uma questão de estatística: todas as equipes vão ter uma sequência de sorte e outras vão ter uma sequência de azar... é assim que o mundo roda. Independentemente de estarem a jogar bem ou mal. O que também se deve saber lá no Japão, para onde gostava que voltasses, é que o Benfica, que até pode ganhar tudo este ano, beneficiou do enfraquecimento de outras equipes rivais retirando-lhes jogadores importantes, por via administrativa e batoteira (falo do Vandinho, do Hulk e do Sapunaru), e tendo beneficiado de alguns "julgamentos benevolentes" em jogos cujo desenrolar estava complicado...

Eu sei, que a um benquista não basta ganhar, tem que ter a admiração inclusivé dos portistas!

Pena, mas essa este ano não a vamos dar!

Ou seja, não adianta ficar a cheirar aqui à volta: regressa ao Japão, que se houver novidades, a agente chama por ti!...

penta1975 disse...

@ A. Sokyashi

fundamentalmente, é uma resposta para todos os passarinhos (que nem sequer são da Ribeira) que gravitam por este espaço, a mandar 'postas de pescada' sobre TODOS os assuntos que envolvem o quotidiano do FCP.

não que eu tenha impulsos de autoritarismo - afinal, vivemos em Democracia e num Estado de direito -, mas causa-me 'espécie' esse vosso (péssimo) hábito.
é algo que, por exemplo, eu não faço. e para o bem da minha própria saúde - não vá apanhar uma doença venérea num qualquer site encarnado.

por último, de referir que socorro-me das palavras do jornalista e portista confesso Júlio Magalhães, publicadas na sua crónica habitual dos Sábados, no JN.

« [...] Independentemente das injustiças cometidas esta época com o FC Porto, sobretudo no caso Hulk, temos todos que concordar que será uma injustiça não dar mérito ao Benfica de Jorge Jesus pelo que tem feito no Campeonato e na Liga Europa.

«Bem sei que do lado oposto nunca foi assim. Tentaram sempre tirar ao FC Porto todo o mérito pelo que fez nestas três décadas, justificando os êxitos azuis-e-brancos com ajudas de árbitros e sistemas à mistura.
Mas, a verdade era só uma: o FC Porto foi sempre e de longe, a melhor equipa, com os melhores jogadores, os melhores treinadores, o melhor Futebol e o único que podia competir ao nível da 'Champions'.

«Dizermos que o Benfica só está em primeiro lugar no Campeonato e que segue na Liga Europa porque tem tudo controlado e muita sorte, é cairmos no mesmo erro de avaliação feito ao mérito do FC Porto. [...] »

saudações PENTACAMPEÃS!

dragaovenenoso disse...

Há uma motivação extra para lutar pela vitória desta competição:

- primeiro, porque em número de troféus OFICIAIS ficamos empatados com os autoproclamados "melhores do mundo", "glorioso", etc, etc;

- segundo, porque ganhar-lhes tem sempre um sabor especial;

- terceiro, porque se vencermos ganha-se a taça que foi feita à medida para eles, logo é menos uma taça para o seu espólio;

- quarto, porque o FCPorto entra sempre em campo para ganhar, seja a feijões ou a sério.

Gostava de ver essa atitute ganhadora na nossa equipa amanhã. Coisa que tem faltado, muito por culpa da falta de sequência de resultados positivos, lesões, invenções do treinador, etc.

Amanhã o Jesualdo tem uma das últimas oportunidades de contrariar a opinião generalizada dos adeptos do FCPorto e poder sair no final da época de cabeça erguida. Se não inventar como tem sido costume e jogar com um onze equilibrado. O Jesus já o venceu na 1ª volta e tem toda a vontade de ganhar o seu 1º título como treinador dos "gloriosos". Ainda para mais joga em casa, ou melhor na sua segunda casa.

Amanhã veremos se o "glorioso" continua a vangloriar-se ou se ficamos empatados em troféus OFICIAIS.

Ah pois disse...

Orelhas, numa de não meter nojo:

"Os túneis são marcas de outras gentes, gentes de outro caráter. Aqueles que hoje evocam os túneis e as toupeiras, são os mesmo que escreveram a página mais negra e imoral do futebol português"

É preciso ter uma puta de uma lata. É inconcebível a falta de caracter deste filho da puta. Foda-se.

dragaovenenoso disse...

Também é inconcebível a inacção dos *agentes* desportivos responsáveis pela fiscalização. O Pinto da Costa é castigado por "dá cá aquela palha"; o orelhas diz o que lhe apetece e ninguém lhe faz nada.

Mas o importante é que os lampiões ganhem para que o maralhal continue adormecido e não se aperceba dos milhões de euros que estão a ser roubados pela classe política pós-25 de Abril que temos neste momento no poder. O zé povinho anda alegre porque o *glorioso* ganha, mesmo que continue ano após ano a ser espoliado do seu dinheiro.

Por isso é que esses políticos acham que seria bom que o clube do regime ganhasse o campeonato. E tudo foi feito para o conseguir: castigos, processos, etc, etc.

dragaovenenoso disse...

Na falta do Varela, estou mesmo a ver que o JF vai meter o Guarin. Porra prá merda.

dragaovenenoso disse...

Já agora, para os bermelhos que de vez em quando aparecem por aqui, sair o Liverpool até nem foi mau de todo para vocês pois esta é a pior época dos últimos anos por parte do Liverpool. Ainda assim é uma equipa mais a sério.

Já agora o Marselha caiu na asneira mais comum das competições europeias: ficar à espera do erro do adversário, em vez de controlar o jogo, mas com a bola em seu poder. É bem feito para o treinador que mostrou ser burro que nem um calhau. E foi mérito dos lampiões não desistirem mesmo depois do golo que sofreram.

E se agora também se dissesse que ganharam à custa do árbitro? como costumam dizer do FCPorto, mesmo quando joga na liga dos campeões?

Jonas Pintas disse...

http://1.bp.blogspot.com/_R62Bujl8OFs/S6VCxGxdgqI/AAAAAAAAAnA/vyy0qcKkH_8/s1600-h/ta%C3%A7atreta.jpg

dragaovenenoso disse...

Estamos no intervalo. Os lampiões não jogaram uma piça e estão a ganhar dois-zero. Houve uma altura em que estivemos mais perto de empatar e depois os jogadores começarama perder a cabeça. Estão mais interessados em despiques pessoais do que em ganhar o jogo. Como é óbvio, os jogadores lampiões foram instruídos para provocarem os nossos, mas a nossa equipa tem de ser superior a estas merdas. Assim é que não se ganha nada.

O 1º golo foi um frango do caralho e o 2º um erro brutal da barreira e também do Nuno. Do Nuno porque colocou poucos jogadores; da barreira porque deixou tapar o Nuno. Isso só demostra falta de concentração. E falta de instrucção por parte do treinador.

E sofrer golos no inicio e no final de cada parte é sintomático de uma equipa que está desorientada. Cabe ao treinador fazer o trabalho necessário para colocar a cabeça deles no lugar. Infelizmente não lhe vejo qualidades para tal.

Estás fodido Jesualdo, acho que nem chegas a acabar a época.

A. Sokyashi disse...

@Ah pois

O Pobo do Norte e o Sou Portista Com Orgulho são dois blogues que leio com assiduidade. São muito bons.

@reine margot e @penta1975

Não preciso nada de admiração portista: futebol é um jogo, implica oposição.

De resto, só comentei aqui por mera reacção ao post do Poncio. Eu não percebo bola de futebol...

cumprimentos