domingo, 8 de novembro de 2009

Tão natural como a sua sede

Nem sei por onde devo começar. Se pela vontade que tive de atirar o comando à televisão quando criámos a primeira oportunidade de golo aos oitenta e tal minutos, se pela vontade de ir dormir logo após o apito final do árbitro, se pelo sorriso incrédulo ao constatar que o Bellushi é a quarta ou quinta opção de Jesualdo para o meio campo de ataque.
O que vi hoje na Madeira foi muito mau. Do pior que me lembro. E já não me lembro de uma exibição destas. O mais assustador é que encaro isto com naturalidade, tendo em conta os últimos jogos. O que surpreende, no FC Porto actual, é o jogar bem.
O padrão é este: a equipa não joga unida, os jogadores não correm, o meio-campo não é criativo; o adversário suplanta-nos do ponto de vista físico e marca primeiro do que nós; acordamos a dez minutos do fim, criamos três ou quatro oportunidades que desperdiçamos.
Nem me apetece escrever mais nada. Vou dormir.

30 comentários:

miguel_canada disse...

Podes juntar ao titulo "O zportein morreu" outro, tipo: "As transições rápidas e os equilíbrios também morreram".

Jesualdo é um limão completamente espremido.
Andor antes que se faça tarde, venha o próximo e que de preferência seja ambicioso e que saiba exactamente que clube está a treinar.

Ricardo de Sousa disse...

Que vergonha.
Também não me lembro de uma exibição tão miserável.

ou isto muda muito depois da paragem ou...

Abraço

Traulitada disse...

Obrigado Rolando!

jdm.dragão.lisboeta disse...

Parece ser ponto assente que se tratou de mais uma triste exibição do F.C.Porto. Foi, aliás, mais um jogo que nos entristeceu, especialmente pela aparente apatia dos nossos jogadores. Custa a entender!

Aliás, neste jogo, quanto aos jogadores não há muito a observar pela positiva. Deixo apenas uma nota para o Helton que parece que esteve lesionado e esforçou-se. Não foi seguramente por ele que perdemos.

Deixo uma observação (que é tripla) acerca do desempenho em "jogo jogado" dos nossos jogadores:

1 - Como é possível falhar tantos passes durante um jogo, mesmo dos mais fáceis?!

2 - Como é possível ter tantas recepções de bola "péssimas", falhadas, durante um jogo??!!

3 - Finalmente, como é possível cerca de 90% dos lançamentos laterais (às vezes demorados) ficarem na posse dos nossos adversários ou perderem-se durante um jogo???!!!

E não foi só neste jogo que isto aconteceu.
Isto não se treina? Os nossos jogadores (ou quaisquer outros de uma primeira liga) não têm obrigação de fazer muito melhor? Não são pagos em conformidade com essas exigências de qualidade técnica? E quanto à "raça", atitude ou empenho pouco se viu. Não se jogou "à Porto".

Estou naturalmente muito triste e sofredor. MAS NÃO QUERO SER PESSIMISTA. AINDA ACREDITO. Espero por melhores dias...

Azul disse...

O jesualdo nao gosta de jogadores criativos no meio campo, vejam a quantidade deles que ja foram queimados... Só não percebo como a que o orçamento desta época aumentou 20 milhões....
Jesualdo tem vergonha e vai-te embora! Sei que nao podemos ganhar sempre, mas foda-se assim é mau demais.

giovani disse...

Uma equipa caríssima que não joga nada... já no ano anterior se notava que a equipa muitas vezes não apresentava um futebol elegante mas pesado e sofrido, sendo as partidas resolvidas com o lance genial de um ou outro jogador.Era complicado, por parecer de muita ingratidão, mandar o treinador embora depois de mais um campeonato,mas quem vê futebol há muito percebeu que Jesualdo é apenas um treinador médio. Ter a equipa tão desorganizada,mal fisicamente, desmotivada e a consumir tanto dinheiro é grave.A desculpa da relva é delirante...

Miguel Macedo disse...

Realmente algo não vai bem e no fundo todos já sabiamos que não ia bem,mas será que eramos os únicos, será que mais niguém ali vê que algo não vai bem.

Nesta altura anda-se a fazer experiências e duvidar de um jogador criativo como Belushi. Enfim...ontem foi mau muito mau, talvez ao nível dos últimos jogos do Octávio antes da vinda de Mourinho, porque mesmo quendo mourinho perdia, já se notava algo na equipa.

E agora soluções? Terão de ser para já internas e ver como a equipa reage agora depois detsa paragem, percebendo-se que não há espaço para mais falhas. 5 Pontos nesta altura, não assustam, mas há que começar a ganahr e jogar, se não bem, pelo menos com raça.

Quanto ao JF, enfim...esta será certamente a sua última época, assim espero, não descurando o que de bom foi feito, mas acho que é preciso entrar numa nova fase. É óbvio que se esta cena triste durar mais duas ou trÊs jornadas, penso que ele irá cair, mas antes disso quero acreditar que vamos recuperar e volatr a ganhar e a jogar bem.

Tasqueiro Emigrante disse...

Paulo Bento no Porto já para por a equipa a jogar em 4-1-3-2...lol!

Visitem:
http://tascadepalmeira.blogspot.com/

Malaika disse...

Caro Jesualdo, faça um favor à comunidade portista e afaste-se!

À boa maneira do Norte pergunto...QUE MERDA É ESTA?

Acorda Pinto!

Camisola10 disse...

Viram este artigo do Miguel Sousa Tavares?

"
NORTADA Por Miguel Sousa Tavares - Ó Labaredas, você viu aquilo?

1 O Labaredas é o anónimo 'jornalista' do site oficial do FC Porto que, à falta de melhor, gosta de implicar comigo. A semana passada, o Labaredas embirrou que eu não poderia ter escrito aqui, como escrevi, que esta é a mais fraca equipa do FC Porto dos últimos quatro anos. Manifestamente, e segundo ele, não é. Eu poderia responder-lhe, simplesmente, que ele não percebe nada de futebol e que nem esta sequência de três pungentes exibições em jogos caseiros de dificuldade mínima — APOEL, Académica e Belenenses — conseguiram fazer-lhe entender o que, todavia, entra pelos olhos adentro de qualquer um. Mas essa não seria a resposta adequada, porque o problema do Labaredas não é o facto de ele achar ou não achar que esta equipa é a mais fraca dos últimos anos — o problema é que ele acha que, mesmo que tal seja verdade, não é coisa que um portista escreva, sob pena de crime de lesa-Majestade. No mundo onde pantaneia o Labaredas, tudo o que Suas Infalíveis Majestades fazem está certo por definição: é para isso que lhe pagam, é por isso que ele é a voz do dono. Muito deve incomodar o espírito acomodado e a espinha curvada do Labaredas que eu viva a escrever há vários anos que todas as épocas Suas Inafalíveis Majestades se dedicam a substituir dois ou três dos melhores por uma camioneta de sul-americanos (dos quais apenas dois ou três têm valor), com isso aumentando o rol das várias dezenas de jogadores emprestados a quem o clube paga ordenados para jogarem por outros, com isso impedindo o aparecimento de valores novos produzidos nas escolas do clube com custos que também o clube paga, mas com isso não conseguindo nem tornar a gestão solvente, nem o passivo dissolvente.

Repare, Labaredas: Deco, Mc Carthy, Maniche, Derlei, Costinha, Carlos Alberto, Luís Fabiano, Alenitchev, Pedro Mendes, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Diego, Ibson, Anderson, Bosingwa, Ricardo Quaresma, Pepe, Paulo Assunção, Lisandro, Lucho, Cissokho, etc, etc, já aqui vão 22 - duas equipas — sem sequer puxar muito pela memória. Imagine que equipa não teríamos agora, se apenas tivéssemos vendido metade ou mesmo dois terços deles! Ah, mas valeram milhões! Pois valeram: mas onde estão esses milhões, Labaredas? É essa a questão, percebe agora?"

Ah pois disse...

Lemos. E? No nosso clube sempre houve lugar a vozes dissonantes. Até aceitamos o teu presidente como sócio, vê lá tu.

Pedro Reis disse...

Eu gostei deste artigo. Nem sempre concordo com o MST mas aqui esteve bem.
E, by the way, o labaredas irrita-me solenemente, parece a voz do ministro da informação do Saddam ou um qualquer comunista de leste nos tempos do Bloco de Leste. Um verdadeiro cassete!
Se nós portistas não tivermos capacidade de crítica quando as coisas estão manifestamente mal, não andamos cá a fazer nada. Eu pelo menos, para carneiro, não sirvo...

E agora que venha o Paulo Bento, se ainda temos ambição de salvar a época!

André Pinto disse...

guarda, houve algum problema com o comentário que mandei? de facto era um bocado extenso...

guardabel disse...

André Kostadinov :), não chegou aqui qualquer comentário teu... quanto mais extenso... Algo se passou. Vê lá isso.

André Pinto disse...

Ui, não faço ideia do que se passou.

Mas não queria deixar passar em claro a atitude do MST no referido artigo. É verdade tudo o que se diz do tal "Labaredas" (pseudómino pimbalheiro), mas o MST também se arma aos cucos. Note-se o tom pesporrente com que MST afirma, sem apelo nem agravo, que o tal "Labaredas" não sabe nada de futebol. Por exclusão de partes, sabe o MST? Pela parte que me toca, o MST sabe tanto de bola como do mister de escrever: nicles. A mãe deve estar às voltas na tumba, tal é a pestilência da prosa do seu último livro. Dizem as más (??) línguas, que neste não há plágios, como no Equador, e que esta é a sua verdadeira escrita. Deus nos livre de tal coisa. Ou talvez a Maitetas, que leve o tipo para o Brasil....

Voltando à vaca fria, o problema do FCP é o perfil do treinador. O Jesualdo tem virtudes, que ficaram patentes ao longo dos anos que tem treinado a equipa. Mas também tem defeitos que podem ferir de morte a prestação do grupo, e era uma questão de tempo que a falta de mão do professor desse nisto. Quando uma equipa joga mal, é muito fácil dizer (como o parolo do MST) que a culpa é da política de contratações. No entanto, um olhar mais atento revela que o plantel do FCP é de muito boa qualidade. Qual é o problema então? Olhemos para o caso extremo do Real Madrid, que contrata os melhores e nunca joga bem, apesar de também se sucederem excelentes treinadores no seu banco. Quando o nível de um plantel é tecnicamente elevado, tudo fica nas mãos da equipa técnica. Cabe ao treinador preparar o grupo para que saiba recuperar de resultados negativos, defender um resultado, renascer depois das derrotas, ter dinâmica vencedora, etc. Enfim, preparar o colectivo psicológico da equipa, a que também se chama o seu carácter. Ora, no Real Madrid isso é sempre evidente, porque têm o balneário permanentemente minado pelas vacas sagradas mafiosas (Raul e Guti) e os habituais egos inchados.

Jesualdo, com tudo a favor, não sabe personalizar as equipas que constrói, emprestar-lhes um carácter, motivá-las, recuperá-las, etc. São sempre conjuntos amorfos, sem personalidade. No fim desta época, espero que, finalmente, saia. E já vai com duas épocas de atraso. Não é treinador para o perfil do FCP, enquanto clube.

nusanto disse...

nao vejo aqui ninguem fazer referência á (grande) qualificação na Champions. . . nao vamos ser ingratos nem ter memoria curta...


ps: acabou de falecer o Enke que já jogara em Portugal. Um grande guarda redes que tenho pena nao ter jogado no Porto. Para mim, um dos melhores que jogou em por cá...a seguir ao Wozniak, claro ;)

miguel_canada disse...

Há coisas, que por mais voltas que dê à cabeça não consigo entender.
A mais recente, é algo que já fui lendo em vários comentários, em vários blogues, que são adeptos Portistas a sugerirem o Paulo Bento como futuro treinador do FCPorto!
Mas anda tudo louco ou a mística Portista morreu pela base? O Paulo Bento???
Um treinador de merda, preso ao único sistema que sabe e pouco, sem ideias alternativas, sem plano B, conflituoso interna e externamente, calimero genuíno que se apoia na desculpa esfarrapada dos erros de arbitragem para esconder os seus próprios erros e erróneas leituras tácticas, e foram imensas durante os quatro anos que esteve no Sporting, é o treinador ideal para voltar a por o FCPorto a jogar futebol de elite?
Por mais voltas que dê à tola, não consigo perceber o que teria Paulo Bento para trazer de novo ao FCPorto.

Todos sabemos que a conversa de despedir o Jesualdo e mandar vir outro é inútil porque Pinto da Costa nunca faria tal coisa, portanto, a não ser que levemos 8-0 na luz ou aconteça outra catástrofe do género, ainda vamos ter de sobreviver sob o comando do professor por mais seis meses. Tempo mais do que suficiente para observar atentamente a evolução de André Vilas Boas como treinador e caso se justifique, contrata-lo para renovar a equipa e o modelo para a época 2010/2011.
Paulo Bento Forever bem longe daqui.

Numero Dez disse...

O Blog Sector Ofensivo procura alguém que esteja interessado em representar o F.C.Porto.
Os requisitos mínimos são dinâmica, disponibilidade e boa escrita!
Se estás interessado em fazeres parte do nosso painel, diz nos o que achas que poderás acrescentar ao Settore e deixa na caixa de correio.
http://sectorofensivo.blogspot.com/

jdm.dragão.lisboeta disse...

Quanto ao jogo do Funchal já deixei o meu "comment". Muito "sad"! Valeu-nos o belo fim de semana de vitórias para as nossas modalidades profissionais "extra futebol". Parabéns!

Já agora e embora "off topic", gostaria de partilhar convosco um sentimento de algum desencanto:

Não sei se alguém deu conta, mas no "Trio de Ataque", no pouco tempo que vi, o "nosso" representante, Rui Moreira desiludiu-me.

Teve a "coragem" de enaltecer e colocar no seu "Top" da semana, precisamente o "terror... dos túneis" Rui Costa.

Muito "oportuno" e muito "político"... após mais um jogo do "Seu Lucílio Baptista", aliás slb, onde só "não viu" um penalti contra os lampiões aos 41 minutos (que daria 2º amarelo e respectiva expulsão do Maxi Pereira) e "inventou" um livre aos 89 minutos (que deu o 1-0), após mais um mergulho do di maria.

Belo timing para tão carinhoso e sentido elogio àquela "figurinha dos túneis"; pena foi que o "nosso" Rui Moreira não tivesse ficado em casa...

André Pinto disse...

Nusanto, nao entendo o que teve de "grande" a nossa classificaçao na Champions, estando o Atlético em lugar de descida de divisao e jogando aflitos com o APOEL. Foi uma passagem sofrível, tendo em conta a fraca competitividade dos adversários, exceptuando o Chelsea.

jamsilva disse...

no ano passado por esta altura estávamos bem pior...
tenham paciência, parecem os da capital, a coisa corre mal durante um pequeno periodo e o pessoal começa logo a deitar a baixo... enfim.

vocês só se queixam pq o slb este ano arrancou mt bem, pq caso contrário estava tudo mais ó menos calmo.

Há que esperar que esta equipa ganhe força, e ver o slb esparramar-se lá para janeiro fevereiro. As equipas do Jesus começam sempre mt bem no campeonato... o problema é qd chega a fase de competição, em que se vê quem aguenta...
a haver mexidas só deviam acontecer lá para janeiro. digo eu.

Tasqueiro Emigrante disse...

RIP Robert Enke

...o desespero leva o homem a actos irreflectidos...que a tua vida seja melhor agora do que a que foi...

Visitem:
http://tascadepalmeira.blogspot.com/

nusanto disse...

Nao entendes o que Andre?

Uma equipa que sofreu um reset no inicio da epoca (e vem sofrendo constantemente) apurou-se contra grandes equipas. O atletico esta no fim da tabela mas tem 2 ou 3 jogadores juntos que valem 75 ou 100 milhoes..... ou estou enganado?
e ganhar no campo do apoel nao e assim tao facil.

é claro que estamos a jogar nada e eu nao gosto do Jesualdo, mas acho que merece o benefício da duvida. no ano passado tinhamos exactamente os mesmos pontos...

Ah pois disse...

Ter os mesmos pontos no ano passado não é uma boa comparação. Não fizemos os mesmos jogos (casa e fora), tanto podiamos ter tido um calendário mais fácil nas primeiras 10 jornadas do ano passado como mais dificil.

André Pinto disse...

Caro Nusanto:

1) Apesar das saídas de Lucho e Lisandro, nao se pode dizer que a equipa tenha sofrido um "reset". O esquema táctico que Jesualdo vinha utilizando mantém-se este ano. Nao entendo o que queres dizer com reset... Reset é construir um plantel do zero, coisa que nao aconteceu de forma alguma. Está lá o plantel do ano passado quase todo.

2) Os jogadores contratados este ano, do meu ponto de vista, constituem boas opçoes, sobretudo Falcao, Alvaro Pereira e Bellushi. Nao é por aí.

3) Concordo que é difícil ganhar ao APOEL em Nicósia, mas....e no Dragao?

4) O Atlético de Madrid tem Kun Aguero, Forlan e Jurado, o resto é de uma mediania confrangedora. A defesa tem mesmo elementos medíocres (sobretudo Perea e o checo). Nao estao por acaso nos últimos lugares da liga espanhola. Nao é por ter dois jogadores que valham juntos 70 milhoes que uma equipa passa a ser boa. Sao 11 em campo, todos importantes. O Atlético é uma equipa globalmente mediocre.

5) O Benfica foi campeao, da última vez, com MENOS pontos que os conquistados na época anterior, em que ficou a 11 pontos do FCP. Falar dos pontos que o FCP tem neste momento, é querer atirar areia para os olhos. Nao se pode extrair qualquer conclusao de semelhante comparaçao, a nao ser que se tenha uma intençao crédula.

A equipa arrasta-se em campo, sem razao aparente. Quando isso acontece, algo está muito podre no reino da Dinamarca, que equivale a dizer, na equipa técnica.

Vitor disse...

Acho que o "Ti Jualdo" merece mais confiança. Até agora, fazendo as contas no fim, nunca desiludiu. No fim, e só no fim, se sacarão as respectivas responsabilidades, até lá, mais respeito p'ra quem já muito deu ao nosso muy nobre FCP!

André Pinto disse...

Criticar, caro Vítor, não é sinónimo de desrespeito. É o espírito crítico que extrai o que de melhor existe nas pessoas. Não será Jesualdo Ferreira excepção. Quando a possibilidade de crítica desaparecer entre as hostes portistas, pode crer que sobrevirá a mediocridade.

Quanto à noção de "dar" em futebol, daria aqui pano para mangas... Jesualdo "deu" muito ao FCP? Dar significa abdicar de algo em favor de outrém. Quando muito, podemos dizer que Jesualdo foi cumpridor. Não me consta que os títulos que conquistou ao serviço do nosso clube fossem o fruto de alguma acção altruísta...

Se me quiserem dizer que o Jesualdo é competente, eu estou de acordo. Sempre achei que é um treinador competente e também possuidor de um carácter sério. Mas isso não é suficiente para o melhor clube do mundo.

A competência contrata-se. O talento dá-se, ou melhor, acontece.

dragaovenenoso disse...

É, a coisa não está a correr tão bem como esperavam. Mas é preciso ver que a equipa que o FCPorto tem apresentado não seria a que o treinador imaginava. Reparem: no ano passado, o FCPorto tinha o Lisandro e o Lucho. Quer se queira quer não, a qualidade de passe baixou bastante. Recordam-se como o Lisandro recebia a bola? Comparem com Falcao. O Lisandro era um jogador muito, mas muito mais móvel, que jogava fora da grande área e que criava muitos espaços para o Hulk. Como é este ano? Temos o Falcao colado na área e o Hulk numa linha para tentar arrancar em velocidade. Quando é que a equipa começou a carburar no ano passado? Quando o treinador percebeu qual era a ordem de entrada dos jogadores suplentes - para a estratégia montada por ele, obviamente. Este ano, ao insistir no Mariano - segunda opção no ano passado, dá a entender que não tem um jogador para colocar em jogo no lugar dele. vejamos agora as lesões: O Varela só agora é que parece que recuperou; o Rodriguez está a começar a ganhar força; nem sei como está o Fucille; O Raúl Meireles não anda propriamente inspirado; o Belushi é bom jogador mas nada que se pareça com o Lucho.
Apesar de terem sido dois a sair da equipa, a verdade é que a estrutura da mesma tem de se adaptar um pouco aos jogadores que o plantel dispõe.

Eu não concordo com o este negócio de internacionais sul-americanos que o FCPorto adoptou. Mas também não concordo com um comentador como o MST que se arroga como grande entendedor de futebol - lá porque vai ver os jogos não significa que perceba do jogo - que justifica os maus momentos pelas vendas escusadas de jogadores valiosos. E se ficarem desanimados, sem vontade de jogar? Já se esqueceu o quaresma? que depois de um ano em grande se arrastou no seguinte?

Obviamente que fiquei danado com o que a equipa não fez no marítimo. Nota-se que há uma desorganização muito grande, muitos passes falhados, acima de tudo desorganização. Quem é que lá está para pensar o jogo? Será que é o Belushi a opção certa? Eu não faço ideia. O treinador é que sabe, passa os dias com eles, nós só vemos um jogo e de certeza que não é aquilo que o treinador imaginou.

Já tinha dito antes que este ano ainda estava mais expectante que no ano transacto, pois ficamos sem dois jogadores excelentes, no meio campo e no ataque. Vamos ver como o treinador se sai. No ano passado saiu-se bem.

Andre Villas Boas no Porto?! Mas já fez alguma coisa, para além de jogar na retranca no Dragão?

Paulo Bento ???! PAULO BENTO ???
No FCPorto?

Não concordo em absoluto

André Pinto disse...

Paulo Bento no FCP? Isso não pode ser verdade. A não ser que esteja tudo a ácidos.

miguel_canada disse...

Off Topic:
Cheguei agora a casa, abri o Record(on line, of course) e, para minha satisfação, vejo que o Sporting não chegou a acordo com a Académica para a contratação do André Villas Boas.
Poderiam-se fazer várias leituras sobre este falhanço negocial, como a desgraça financeira do Sporting ou o receio de Villas Boas em queimar prematuramente a carreira ao meter-se em tal pandemónio. Mas a minha leitura é a seguinte... Pinto da Costa apressou-se a pegar no telefone, a ligar ao rapaz e a dizer-lhe "Deixa-te estar quieto em Coimbra que o teu futuro é no Dragão".
Tal e qual como há sete anos com Mourinho.