segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sinais de retoma

Começo por um apontamento humorístico, mais um dos muitos que a nossa comunicação social nos oferece. A Bola online publica uma série de fotos do jogo FC Porto-Rio Ave e, numa delas, coloca a seguinte legenda: "Varela levanta-se depois de perder a bola para Gaspar". A imagem é esta e, com alguma atenção (não é preciso muita) podemos observar o público nas bancadas de braços no ar (estarão a festejar a perda de bola do Varela?) e a cara de chateado do Gaspar ("eh pá, que chatice, voltei a roubar a bola ao Varela"). O Varela, esse prepara-se para correr, não sei para onde, possivelmente festejar um golo que o jornalista de A Bola não sabe que aconteceu.

Este jogo trouxe-nos alguns sinais de retoma que, sendo previsíveis, não nos deixam ainda confiantes quanto ao momento da equipa. Desde logo, a subida de forma de Meireles, Rodríguez e de Hulk e os regressos de Fucile e Varela. Eles foram os responsáveis pela melhoria exibicional em relação aos jogos com o Belenenses e com o Marítimo (em relação a este último, não era difícil melhorar...). Criámos oportunidades e chegámos a encostar o Rio Ave às cordas. O problema chamou-se, mais uma vez, finalização. E neste capítulo, Falcao esteve em destaque pela negativa. Começo a pensar se teremos ali uma espécie de Pena. Depois de um período fulgurante, a queda... Será? Por mim, continuo a achar o Radamel o melhor que temos no plantel para aquela posição e o seu trabalho durante o jogo é muito útil.

Sinais de preocupação vieram de Fernando e de Álvaro Pereira. Do primeiro, não lhe conhecia esta faceta de falhar tantos passes. Parece mais interventivo na contrução de jogo, mas mais sôfrego. Quanto ao lateral uruguaio, quanto mais avança o campeonato, mais me lembro de Cissokho... A incorporação de Maicon no eixo da defesa foi uma surpresa para mim. Não tendo sido posto à prova de modo intensivo, não esteve particularmente bem no passe. Não foi por este jogo, mas entre ele o Nuno André Coelho, prefiro o português...

Foram três pontos importantes, porque podem signficar o encurtamento da distância para o primeiro classificado, que para já, é de três pontos. Três pontos que cada portista disposto a enfrentar o frio desta noite mereceu em pleno (excepto os que foram lá para assobiar).

8 comentários:

dragaovenenoso disse...

É, mas o golo do rio ave resulta de um falhanço enorme na defesa. Toda ela se deslocou para o primeiro poste. Ficou o Fucille com o João Tomás. O que é que é que o Maicon estava a fazer?

Não gostei de ver como se passa do oito ao oitenta. Contra o Chelsea a equipa esteve bem organizada, principalmente durante a primeira parte. Contra o Rio Ave, a equipa entrou com um esquema meio estranho, nem percebi muito bem como se estava a colocar no terreno. Não está fácil este ano para o Jesualdo.

maniche disse...

Obrigado caro Guarda, pela anedota da foto da Bola. Contado, isto é, sem a foto (eu não leio pasquins anti-Porto) nem acreditaria. É por estas e por outras idênticas que eu sofro tanto pelo azul-e-branco!

Dragaopentacampeao disse...

Para além da vitória sofrida, foi vencer sem convencer, apesar do maior pendor atacante e a criação de mais oportunidade falhadas que o Rio Ave (era só o que faltava se não fosse assim).

A equipa continua muito desconfiada das suas possibilidades, comete erros atrás de erros, compromete de forma irritante a coesão e a solidez e vive num constante frenesim que tolhe os seus movimentos.

É uma situação verdadeiramente anormal, para uma equipa que ambiciona o título.

O Rio Ave até foi uma equipa simpática porque apostou pouco no ataque. Mesmo assim criou situações muito perigosas que a ser aproveitadas poderiam ditar um grande dissabor para as nossas cores. Ainda bem que falharam, o que no caso deles é desculpável face à diferença de orçamentos.

Vêm aí jogos de dificuldade superior. Temo que não sejamos capazes de sair ilesos desses confrontos.

Um abraço

Luis disse...

Que saudades de ver a equipa a jogar à PORTO!

cantinhododragao disse...

Bom dia Pobo

O meu comentário é so a perguntar se o Pobo me pode ajudar a publicitar o meu blogger sobre o nosso FCP

Aguardo uma resposta
Podem visualizar o blog em http://cantinhododragao.blogspot.com/

Thor disse...

http://www.peticao.com.pt/ver-assinaturas.html?peticao=1423

Thor disse...

http://www.peticao.com.pt/independencia-norte

condor disse...

Oh sr Guarda!Depois desta goleada em espanha já concordo um pouco mais com o sr!viva o FCP!
Não jogamos grande coisa na segunda parte?Olhem para a minha cara de tristeza!