segunda-feira, 11 de maio de 2015

Coisas que se entranham

Eu e um amigo meu temos por hábito referirmo-nos ao clube do manto protetor como "os cães". É já um epíteto com muitos anos e, atenção, nada tem de menosprezo por essa maravilhosa espécie animal. Aliás todos temos a nossa maneira especial de nos referirmos aos nossos rivais futebolísticos. Falando especificamente dos coisinhos - cá está, aqui no Pobo adotámos esta singela designação - falando neles, dizia eu, há quem se refira a eles como "benfas", "bermelhos" ou, voltando ao mundo animal, as "galinhas", entre outros. Nas conversas com o meu amigo, isto já sai naturalmente. "Viste o golo em fora-de-jogo dos cães?" ou "Os cães mais uma vez foram levados ao colo" ou "Sabias que a boazona da Nuria Madruga é adepta dos cães?" são frases que povoam as nossas conversas. Todo este paleio para chegar ao jornalista da TVI, o Pedro Pinto, que teve, mais uma vez, aquele "deslize". O que é compreensível. Se eu ou o meu amigo fôssemos apresentadores televisivos, seria natural deixarmos escapar em direto e ao vivo o tal epíteto com que carinhosamente os tratamos. São coisas que se entranham com o uso.

10 comentários:

reine margot disse...

Jornalista ? qual jornalista ?

Guilherme de Sousa Olaio disse...

Faxabore,

Pedro Pinto ou PEDRO PORCO ?

Pinto, Pintaínho, Galinhas É Isso !

André Pinto disse...

Não obstante a javardice notória com que a benficada vai detonando anos de clamor pela "Verdade Desportiva", parece-me que no fundo muitos estão incomodados. Gostariam de ter no futuro um credito de vitoria moral que agora perdem. A partir daqui, acenar com "perdedores, mas impolutos" para justificar a sua grandiosidade só em comédia stand-up.

O que o Ribeiro diz na caixa de comentários ao post anterior é bem verdade. Mil vezes Lopetegui (ou o Prof. Neca) ao viscoso da chicla. Mas tenho ouvido uma teoria mirabolante e não deixa de ser engraçada, que tenta explicar a passividade portista perante a roubalheira constante para o lado vermelho. Diz-se (sobretudo entre lagartagem) que o FCP acordou com o Benfica deixa-los esbardalhar o campeonato, sem dizer um pio, ou só com frouxos protestos para manter um mínimo de cara perante os adeptos, em troca da libertação de Jorge Jesus no final da época.

Obviamente, isto só para mentecaptos que não sabem quanto ganha o catedrático. Entretanto, Jesus já saiu a publico dizendo que agora é um treinador valorizado. La vai o Orelhas ter de fazer uma Operação Coração...

André Pinto disse...

P.S: Miguel, vê la ai a cena dos reforços porque o Andre Andre esta dado como certo no Málaga. E sambem parece que vai ser difícil manter Brahimi - agora surge o Bayern.

Ribeiro DeepBlue disse...

É impressão minha ou o ar deste país, de repente ficou irrespirável?
Não sei se são as areias do Sahara, ou se é simplesmente ou forte cheiro a bafio que se instalou aqui no burgo.

Qualquer pingarelho se acha no direito de falar do Julen.
Claro, somos todos futebolistas.
Já jogamos todos no Barcelona, já fomos todos guarda-redes da seleção Espanhola.

O filhos da puta da Bola, não fazem por menos.
Da página 1 à última, espanhol para aqui, basco para ali (o MST, esse, nem interessa, pois a partir das 12, Escocês é a sua língua, Glenfiddich é o seu dialeto).

A bola de sebo que costuma falar de desporto ao Domingo também ela não desafinou do panorama geral.
Abro um parêntesis: ele já praticou alguma vez desporto?!
Com que autoridade fala ele de profissionais de futebol, os quais, às vezes com muito sacrifício dão o melhor enquanto "sua gordeza" se entretem a praticar desportos como o "corte do presunto de chaves" ou "vamos ver quantas dúzias de bifes conseguimos comer?".

Desporto está para o Gobern como a cor Lilás está para o Stevie Wonder.
São conceitos abstratos...

Mas depois percebi.
Benfica tem um Jonas.
E tem uma Baleia.
De repente, tudo começou a fazer sentido...


André Pinto disse...

Brilhante Ribeiro! E tem o próximo adversário treinando no Seixal.

Toda a vergonha perdeu-se.

cian disse...

lol, pessoal isto por aqui está divertido, vou deixar a minha achega.

Não sei se repararam mas o próximo jogo do Benfica é como uma final para eles.

Nunca subestimem o Benfica numa final...

André Pinto disse...

cian e restantes portistas: -Não vos iludais! Se for preciso, o árbitro marcará para o Benfica, com a mão e tudo.

André Pinto disse...

cian e restantes portistas: -Não vos iludais! Se for preciso, o árbitro marcará para o Benfica, com a mão e tudo.

Tomas Silva disse...

Não me venham falar em mantos.... esta equipa é uma merda. Alô presidente ? Abandona o poleiro obrigado por tudo mas já chega.