sábado, 5 de março de 2011

Porque não te calas?!

Manuel Machado fez o que podia para travar o 1.º golo do Porto esta noite. Muita gente cá atrás, o melhor marcador da equipa no banco de suplentes e dois "aceleras" para os sprints em busca das sobras dos pontapés para a frente. E tendo em conta o resultado da primeira parte, o jogo estava a correr-lhe bem. O que o treinador do Guimarães não quis perceber foi que o jogo de faltinhas e encostos que o seu Vitória praticou tinha prazo de validade: não sobreviveria a um Porto mais dinâmico e mais pressionante, nem a uma arbitragem minimamente coerente ao nível disciplinar.

E se a primeira parte foi um bocejo, muito por culpa do baixo ritmo que o Porto imprimiu ao jogo e pela desastrada actuação do Bellushi (deve ter falhado mais de metade dos passes), na segunda parte tudo mudou. Aliás, mudou tanto que o Porto fez dois golos e o Vitória nem um remate para a estatística. Acresce que o central deles foi bem expulso: o primeiro amarelo é indiscutível e no segundo lance meteu a mão à bola para cortar um lance de iminente perigo - o que é que o Machado queria?

Manuel Machado é um treinador com graça, daqueles que dão cor ao nosso futebol, mais pelas suas tiradas pseudo-literárias (em que consegue dizer em 6 frases aquilo que qualquer mortal diria em 3 palavras) do que pelos seus méritos estratégicos. E hoje mostrou uma outra faceta, a de aziado, de mau-perdedor. Porque uma equipa que actua sempre na expectativa e faz somente 6 remates estatisticamente relevantes não pode ambicionar ganhar. Desconheço se a sua equipa foi prejudicada por este árbitro noutros jogos desta Liga; mas tenho a certeza que hoje não tem razão de queixa. Diria mais, foi até bafejado com 2 ou 3 livres decorrentes de faltas que só o árbitro viu, bem como 2 pontapés de canto que deveriam ter sido pontapés de baliza. Deveria estar caladinho ou, como fez o seu GR, simplesmente admitir que os adversários foram (e são) melhores.

Hoje cumprimos o nosso papel (duplamente: a malta do hóquei venceu os vermelhos por 7-5 e já está na frente do campeonato). Amanhã ficaremos a saber o que vale o Braga versão 2010/2011.

Nota final: mais do que "em casa" ou "fora", vencer na TVi tem sempre outro sabor. E hoje tivemos direito a mais uma pérola: em pleno slow motion do lance em que o central do Guimarães mete a mão à bola, com o braço esquerdo bem aberto, imagens que dúvida alguma deixavam subsistir, o jornalista de serviço disse em tom de sentença: "parece que o corte é com o pé...". Mais um candidato ao "Prémio Benfica TV".

7 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Primeiras palavras para um treinador que admiro, mas que ontem foi infeliz, ao culpar o árbitro pela derrota da sua equipa.
Manuel Machado ontem traçou uma estratégia errada para vir jogar ao Dragão. Alterou o esquema habitual, deixou Edgar no banco, e se perdeu foi por culpa própria. Veio nitidamente à procura do empate, e só Nilson e a nossa ineficácia na finalização lhe valeram para não sair humilhado do Dragão.
Jorge Sousa prejudicou o FC Porto logo na primeira parte ao não expulsar Jorge Ribeiro após entrada violenta com os pitões na cocha de Moutinho.
Na segunda parte o Vitória não efectuou um único remate.
O Vitória deu menos réplica ao FC Porto, que por exemplo o Pinhalnovense.
Foi o adversário mais "cagão" que passou pelo Dragão esta época em todas as competições.

Ontem o FC Porto entrou pouco agressivo no jogo. Depois do brilhante jogo que fez em Olhão, Belluschi apareceu muito desconcentrado, a errar muitos passes, e compreende-se, Belluschi teve uma semana de emoções fortes com o nascimento da sua filha Francesca na quarta-feira, e por conseguinte psicológicamnete não estaria a 100 %.

No meio campo Moutinho e Fernando lutaram imenso, e Fernando esteve muito bem no capitulo das recuperações de bola, e cortes providenciais nas saídas para contra-ataque do Vitória.

Mesmo sem rubricarmos uma grande primeira parte, tivemos as melhores ocasiões de golo, uma delas flagrante desperdiçada por Maicon.

Na segunda parte entramos muito mais agressivos, e Villas-Boas sem demoras, colocou Guarin em campo e a partir desse momento ganhamos o meio campo e o jogo.
O golo acabou por surgir com naturalidade, num excelente passe de James para Falcao, e o segundo depois por Cebola, que entrou muito bem no jogo, e que matou o desafio confirmando uma importante vitória rumo ao título.

Destaques individuais para Falcao, na minha opinião o melhor em campo pelo que lutou. Helton, Fernando, Fucile e Rolando estiveram seguros na defesa.
Penso que Maicon foi titular para marcar Edgar, que acabou por ficar no banco. Maicon é forte no jogo aéreo, e assim poderia travar o goleador Edgar cujo forte é precisamente o jogo aéreo.

Alvaro deu muita velocidade ao jogo, apenas falhando na decisão final das jogadas.
James é um excelente jogador, de grande qualidade técnica e de último passe, e foi mais uma vez decisivo.
Varela esteve uns furos abaixo do habitual.

Última nota para o público que esteve em bom número para apoiar a equipa, aproveitando a tarde de ontem que foi fantástica, com a vitória sobre os visitantes no hóquei e mais uma vitória no basquetebol, e assim nas 3 modalidades estamos em 1º. lugar.

Abraço e bom domingo

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

cian disse...

não sabia essa do basket Dragus, o que não se sabe pela comunicação social, ai se fosse o benfica a ganhar nas três frentes, vinha o Sócrates pá televisão dizer que este ano iamos emprestar dinheiro à Alemanha.
Os comentários na TVI foram mais uma vez mediocres, num lance em que o varela sofre pressão de um jogador vimaranense e deixa a bola para o lado para a ir buscar e passar a outro colega, nesse momento diz o comentador "o jogador do guimarães vai ganhar a bola a Varela... mas a bola continua na posse do FC Porto"
noutro caso acho que antes desse o mesmo, acho que era Alvaro que faz um passe para trás por pressão de um jogador Vimaranense e diz o comentador "belo corte do (tal jogador) mas a bola fica na posse do Porto"
logo na primeira parte, aí à meia-hora de jogo, onde o Guimarães apenas tinha chegado à baliza de Helton com aquele remate inicial pelo lado do Fucile(que esteve mais uma vez brilhante em todo o jogo com exceção deste lance) diz o comentador "o Guimarães está a fazer um jogo muito bom" claro que cada vez que o guimarães atacava empolgava-se quando era o Porto parecia que estavam a olhar para o lado, um grande remate do Cebola merece "que grande defesa do guarda redes do Guimarães, está exelente esta noite!"
apenas me incomodei com aquele contrataque onde com 3/4 para 1 não matámos o jogo! é importante perceber que nestes jogos, e nos próximos mais importantes, é preciso ter cabeça fria e matar o jogo!
Não gostei do Fucile(mais uma vez) mandar a bola para fora porque o targino estava no chão a queixar-se do ombro, ora o árbitro não me pareceu que apitou, o Targino não era importante para a defesa do Guimarães naquela jogada, porque é que o Fucile e os outros jogadores olharam para trás e pararam o jogo??? acham que o CSKA vai fazer o mesmo? acham que o Benfica na luz vai fazer o mesmo? caralho, é preciso lembrar o que aconteceu em Alvalade com o Jorge Costa fora do campo e o Rui jorge a seguir a jogada para o golo do empate do SPorting no jogo em que o Mourinho "rasgou" a camisola do Sportinguista! somos portistas caralho ninguém tem fairplay conosco, é preciso alguém no balneário acordar as meninas, porque para se ser campeão no Porto não se pode ser como o Gandhi, é olho por olho dente por dente, até ficarmos todos cegos, mas pelo menos à igualdade assim!

cian disse...

MAs o que me deu mais alegria ontem não foi a vitória do Porto, que soube-me a pouco, estou a fazer zapping e está o Nuno Norte(que de norte só tem mesmo o apelido) a cantar para a eurovisão de Portugal a música "são os barcos de Lisboa" bastou ouvir-me alguns segundos para mudar logo de canal, além de parecer-me bastante com a música do rui veloso "são os loucos de Lisboa" parecia-me uma música saudosista dos tempos da ditadura como foi dito no post anterior, pensei "de certeza que não vai ganhar" mais tarde volto a passar na rtp e estão nas votações, não tinha ouvido mais nenhuma, apenas aqueles malditos segundos da canção dos loucos de Lisboa, e não é que os parvos das regiões de Portugal estavam a votar nessa música!? então as estúpidas das regiões que perdem dinheiro todos os anos para o eucalipto que é a capital, estavam a dar-lhe mais poder? eu não sei o que se estava a passar, claro que os votos eram dados por alguns "artistas" que como adoram Lisboa, as luzes da ribalta de Lisboa, porque não têm nas suas terras igual exactamente porque não têm regionalização, estavam a cair de amores pela canção de embalo do Nuno "Norte", ora a canção até não era má, como disse, liricamente e musicalmente é praticamente a canção os loucos de Lisboa, mas com mais fado à mistura, o que é habitual, e falar de barcos de Lisboa onde só existem cacilheiros agora, ao contrário do Porto, Aveiro, Funchal, etc. é como falar dos coches de Madrid, ou das avionetas de Paris, ou seja é completamente ridículo, ainda para mais vem na letra que o povo de Alfama é que sofre, e o Pessoa é que é bom, como se não houvesse mais nada em Portugal, além do mais que nunca na eurovisão se viu alguém cantar uma música para uma cidade, e a falar dos seus artistas, eu pelo menos nunca vi ou ouvi isso, deiam-me um exemplo, nunca se viu a Austria a fazer uma música a falar do Mozart e sobre Viena, aonde estava a cabeça dos "especialistas" quando votaram na canção dos barcos de Lisboa? estava a ficar com a alma parva quando se soube que ainda faltava o voto do público, até ao fim estava a canção de Lisboa em primeiro, até que de repente o pobo votou na canção do cómico Gel "A Luta é Alegria" ora é uma canção simples e nada por aí além, mas que me deu um gozo, um gozo tremendo, ver uns benfiquistas tirar o prazer de Lisboa levar uma canção à alemanha, que respirei de alívio sabendo que ainda não é desta que enganam o resto do mundo com a sua propaganda agressiva de que Lisboa é que é bom e o resto é conversa.
Leiam o que disse o director do festival do FantasPorto, um festival, que para mim é o melhor em Portugal, onde já fui à uns anos, que tem 31 anos de história recebe 35 mil euros do estado, sem apoios da câmara, e que outro feito no Estoril recebe 700 mil euros... percebe-se logo aonde é que está a diferença, são mesmo os loucos de Lisboa e não os barcos.
Diz num pasquim que o Porto é o mais goleador e o Benfica o mais eficiente, depois do teu post Poncio, não sei aonde é que estes jornalistas vão buscar a informação.
E para acabar porque já se faz tarde e o pobo esta farto de me ouvir, só queria dizer que para os comentadores, agora todos os jogos são Benfica-Porto, ou Porto Benfica, até ao fim do campeonato, pelo menos a ver-se pelos comentários que se dizem nos nossos jogos, ou seja, esta quinta-feira, se não tirar o som à tv, lá vai ter mais um Benfica-Porto na Rússia.

cian disse...

ah, e esqueci-me de dizer que a TVI como é habitual não mostrou o estádio cheio, quando não está não perdem tempo a dizer que ninguém vai à bola, quando o estádio está que é uma maravilha, é melhor nao dizer nada, Força Braga, Força Domingos, tu és o próximo daquia 2 anos!

cian disse...

esqueci-me de dizer que o Cebola esteve muito bem, e que mostrou estar em forma ao contrário do que muitos disseram dele, merece jogar de início, e de preferência na luz para a festa ser maior.
Depois o Moutinho continua a ser uma incógnita que só alguns iluminados lhe conseguem ver o génio, aquele contrataque que podia ter matado o jogo foi em parte culpa dele, podia ter corrido e puxado o único defesa dele e passado a Micael com outras condições, hesitou ao passar o meio-campo e atrasou o contraataque, ainda não vi nada dele que me diga que tenha valido os 11 milhões, se calhar na Luz terá um rasgo de génio, mas até agora não vejo nada de especial na maçã.

cian disse...

afinal o Lima parece que vai para o Benfica, olha que filho da puta, mas quem é que faz aquilo com a baliza a 2 metros do nariz???

Domingos acorda e substitui-o antes que te fodas...

cian disse...

incrível, esperam-se imagens mais esclarecedoras do lance com Alan e Javi garcia, mas incrivelmente só existe uma câmara no estádio...

olha, o Roberto finalmente a voltar à sua boa forma, vamos embora agora a dar 5.