segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O garnisé

Miguel Torga escreveu um conto de que gosto particularmente (creio que n'Os Bichos) intitulado "Tenório".  Tenório era nessa história um galo cuja vida vai sendo narrada na perspetiva de que existe um ciclo de ascensão, apogeu e queda, no caso, traduzido na vida de um pinto que observa a soberba do galo dominador da capoeira, a forma como as galinhas o bajulam, bem como o momento de cair em desgraça e acabar no tacho, sem que o nosso Tenório perceba que a sua história será similar.

E para que serve este interlúdio literário, perguntais vós? E eu explico: em primeiro lugar, para assimilarem que se pode falar de bola sem se ser burgesso, mas, no caso, para que percebam as razões "profundas" do titulo deste post.

Findo o momento "boião de cultura", falemos de bola: ontem foi, essencialmente, o primeiro dia da descida à terra de um garnisé chamado Bruno de Carvalho. Não do seu treinador ou sequer da sua  equipa, que nunca se colocaram em bicos de pés, mas única e exclusivamente do garnisé. O garnisé é uma espécie ridícula de galo "wanna be", de queijo "tipo serra", de Datsun com escape barulhento e aileron colorido. É uma espécie de presidente de clube falido a fingir que é grande. É um candidato a campeão da segunda circular a dar-se ares de gajo que disputa a Champions.

Antes do garnisé do sbordem já muitos presidentes tinham tentado aquele "número": vamos dizer mal do Pinto da Costa, cortar relações, dizer que não cedemos ao sistema e os adeptos acéfalos aclamar-nos-ão em extase. Porém, nem o Pinto cede (deve ser de se chamar eternamente "Pinto" - relembrem a parte cultural...), nem os adeptos dos nossos rivais ficam quietinhos quando, depois da bazófia inicial, os resultados desportivos desfazem as ilusões.

O jogo? O jogo teve aquilo que se previa: eles querem mas não sabem mais e nós só corremos contra o prejuízo. Marcamos um golo e começamos "a gerir" à Jesualdo. Sofremos um golo e lá fomos tentar repor a ordem natural das coisas. Marcamos dois, ora essa. Correu bem, sim senhor. Mas não havia necessidade. Valeu pela expressão de amuo do garnisé.


14 comentários:

guardabel disse...

Cinco estrelas, pôncio! :)

condor disse...

Diz que foi o árbitro!

Ribeiro DeepBlue disse...

Alguém me esclarece se o link colocado há uns dias pelo "Minuete" sobre Men in Black se referia àqueles 50 pardalitos extraviados que levaram na marmita?

guardabel disse...

Eram adeptos da Académica, certamente:

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=3502458

André Pinto disse...

Fantástico post!

Netshark disse...

Minhas previsões de há cerca de 6 meses atrás dividiam-se em quem saia primeiro do SCP, o treinador ou o presidente.
Neste contexto, BdC parece ter seguido o conselho do João Pinto (o nosso), e estando à beira do precipício, tomou a decisão certa, deu um passo em frente.
Confiante claro, que, qual imitação barata e jovem do Pinto da Costa, tinha pernas para o atravessar.
E embora a realidade não seja desenhos animados, é certo que BdC imitou o coiote e emborrachou-se pela 1ª vez (de muitas espero) na dura condição do seu clube.

Posto isto, será que há eleições no Sporting ainda este ano? :P

Galo velho disse...

Continuem a aguentar a flatulência do "Bimbo da Bosta", as suas alternadeiras e o "macaco" dos Super Dragões.

Depois querem ser respeitados internamente pelos feitos (cada vez mais raros, diga-se) alcançados lá fora.

André Pinto disse...

Inuite, calculo que estejas escrevendo de pé, dadas as dificuldades anais causadas pelo jogo de Domingo passado. Depois da vergonha a que te sujeitaste, sem que ninguém a isso te obrigasse, o que dizes vale menos que um peido ao vento. Agora são as vitórias internacionais... não desconverses, seu merda. Vieste aqui todo ufano, dizendo que ias ao Dragão ver-nos levar nos entrefolhos da tua equipa de ninfetas e vieste de lá com três gordos no esfíncter. Não tens espinha dorsal, apesar de seres divertido. Mas o lagarto é reconhecido pelos seus contorcionismos e tu és o típico lagartixóide histérico.

cian disse...

Sim, realmente o último feito foi à dois anos... uma raridade hoje em dia, com a hegemonia do Sporting e do Benfica tão presente... snif snif

ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ disse...


fónix! até há boiões de cultura no Pobo.

é mesmo um local de referência. estamos sempre a aprender, neste espaço - que até é divertido, com aparições casuais de camisolas10, Inuites e afins.

abr@ços
Miguel | Tomo II

Ribeiro DeepBlue disse...

Herr Brrrrrruno Carrvalho,

como prrresidente do Bayern Munchen querrrer agradecer por retirar o camisola 12 e por prestar homenagem aos rrrrresultado dos dois jogas que fizemos contra a Sporrrting de Portugala há 6 yahre.

Grrrande dois partidas de fussbal, ya?!!
Vocês marcar golo muito bonita mas nós marcar 12.

Quando vocês mudar Alvalade XXI para Alvalade XII-I?

Danke Schoen.

Netshark disse...

PS, já me esquecia Pôncio...essa do queijo "tipo serra", faz-me lembrar a do frango "tipo leitão"; dizem que sabe a leitão, mas pelo que custa ou pelo que se vende, não pode ser a mesma coisa...

Netshark disse...

Mas de frangos percebe o nosso saudoso Roberto, que novamente não podia deixar o benfica indiferente.

Ribeiro DeepBlue disse...

Netshark, com aquela portentosa exibição ainda o vendem pela terceira vez: 8,5 + 8,5 + 8,5 é "muita" milhão...