sábado, 19 de janeiro de 2013

O dilema: Liedson vs. Walter

Numa altura em que se dá quase por certa a transferência de Liedson para o FC Porto, confesso que me ocorrem sentimentos contraditórios. Se, por um lado, reconheço no ex-Sporting uma qualidade acima da média, um jogador que sabe como poucos posicionar-se na área, iludir os defesas, ser perspicaz e letal, por outro, vejo com muita apreensão a entrada no plantel de alguém com 35 anos, sabendo-se, à partida, que nunca será solução a médio-prazo.
Depois, há Walter, um jogador que alia uma capacidade técnica tremenda a graves problemas em controlar o seu peso. Melhor que Kléber, penso que não há dúvidas que será. Agora, em que estado físico nos chegaria o Bigorna?
Tendo como ponto de partida esta espécie de dilema, convido os estimados leitores a participarem na botação, aqui mesmo ao lado, na barra lateral. Quem gostariam que ocupasse o banco, como alternativa a Jackson Martínez? Um levezinho de 35 anos? Ou um pesadinho de 23?

10 comentários:

André Pinto disse...

Olhai, eu não percebo nada disto. Só vou apresentar uns números relativos a 2012:

Walter: 39 jogos realizados (11 pelo Cruzeiro, 28 pelo Goiás) --> 19 golos marcados.

Liedson: apenasa 4 jogos realizados --> 1 golo marcado.

Em suma, Walter joga e marca. Liedson passou o ano aquecendo banco. Estão vendo um tipo de 35 anos, que passou a época transacta sentado, de repente tomar o lugar de Jackson no 11 titular, em caso de este se lesionar? Uns 30-45 minutos de Liedson e o resto com Varela a ponta de lança?

A isto junto outro dado. Walter, enquanto esteve no FCP, foi quase sempre suplente. Mas os números são francamente positivos: 39 jogos, 21 golos marcados (2010-2011).

A diferença salarial é também favorável a Walter, assim como a beneficiação do investimento nele feito, por ter apenas 23 anos. O gajo é badocha? O Liedson tem 35 anos. E não joga.

Friamente, perante estes números, venha o gordo. Liedson é uma aposta temerária e dispendiosa.

guardabel disse...

é... dá que pensar, caro André. Obrigado pelo comentário.

Azul disse...

Compreendo a opção da SAD...contratar um jogador experiente, já conhecedor da realidade da liga portuguesa (já tinham tentado contratar o Meyong)...Mas contudo não sei se será uma boa opção, o problema não são os 35 anos mas sim o facto de como o André disse ele já não jogar há muito tempo e isso num jogador de 35 anos tem concerteza consequências.
Quanto ao Walter realmente nunca lhe foram dadas muitas oportunidades para jogar os 90 minutos, mas quando jogou também não me convenceu..aquele peso não é abonatorio para um profissional de futebol. Por tudo isto não sei em quem apostar, só sei que precisamos de uma alternativa credivel para o ataque, vamos lá ver o que vai sair na rifa!
Só queria realçar as exibições do Mangala, na minha opinião está ai o próximo senhor 30 Milhões, não vai ser nada fácil o Maicon entrar.

André Pinto disse...

O prazer é sempre meu.

Há um factor que condiciona a presente votação: a persistência da memória. Os portistas, no momento da escolha, compararão o Walter que por cá viram, com o Liedson que conheceram. E se o exercício é justificável em relação ao esferóide, o mesmo não se aplica a Liedson. Muita água correu entretanto, sem que Liedson a visse correr do relvado. Um aninho sem jogar, quase. Aos 35, esses hiatos pagam-se caro.

ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ disse...

pois eu prefiro a aposta consistente* em alguém da equipa B (Sebá), mais o Walter. o André já explicou porquê.

* consistência resume-se a algo mais do que ser convocado e passar os jogos a aquecer (n)o banco de suplentes, entenda-se

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ disse...

esqueci de referir que o levezinho, para mim, representa tudo o que de mais asqueroso há na personalidade de um jogador - e para lá dos golos que apontou no spórtém.

Filipe Sá disse...

Honestamente, acho que falta uma opção "venham os dois" na sondagem.
Eu votava nessa.

(desde que fossem 6 meses de Liedson).

Núbia Gonçalves disse...

Liédson não aguenta mais jogar. Ele não percebeu que chegou a hora de encerrar. Quanto ao Walter, não consegue manter o peso ideal, mas ele tem mais chances de dar certo que o Levinho.

inuite disse...

parece que o Rivaldo vem a caminho , mais o Roger Milla, este ultimo para grande contentamento do azulado

Netshark disse...

Acho que já foi tudo dito.
Liedson saiu do Sporting por falta de $$ (no Sporting) e não de capacidades.
Mas agora as capacidades parece que também já o abandonaram.
Eu voto em 6 meses ou no máximo um 2013 de Liedson e depois o Walter. Da tempo para ele tirar uns quilinhos :)

PS: Algum tempo depois do LFV dizer que esta de relações cortadas com o Sporting (quando é que houveram?), está disposto agora a fazer negócios com o rival?
Se pela boca morre o peixe, este orelhas já esta morto há muito.