sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nas asas de Ronaldo e no cérebro de Moutinho

Aí estamos nós nas meias, depois de um jogo que, na segunda parte, só teve um sentido. O resultado é escasso face à diferença de qualidade entre as duas seleções e a mim, pessoalmente, surpreende-me como é que a República Checa chega a uns quartos-de-final de uma competição destas. Eu sei que tiveram a sorte de calhar no grupo mais acessível de todos, mas se olharmos para este campeonato, vemos umas três ou quatro seleções de nível médio-baixo que, no passado, não encontraríamos. Estará o futebol europeu, a nível de seleções, a sofrer também uma crise?
O jogo de ontem só teve um sentido na segunda parte porque, na primeira, as equipas resolveram prolongar a chamada "fase de estudo" por 45 minutos. Os checos aproximavam-se da nossa área, ganhavam cantos, mas não rematavam. Nós tentávamos os lançamentos longos dos centrais para as alas porque, pelo chão, falhávamos muitos passes.
Na segunda parte, aquilo foi um massacre. Com os laterais a apoiar o ataque como tão bem sabem fazer, João Moutinho a pegar na batuta, e Hugo Almeida a estorvar tudo o que se metesse à frente (como tão bem sabe fazer), a música foi outra, o carrossel perfeito para Ronaldo e Nani semearem o pânico naquela defesa que não sabia para onde se virar.
Ronaldo foi o homem do jogo e, logo a seguir, João Moutinho, que fez jogar toda a equipa, correu, passou, rematou, abriu, foi o motor, o radar, e tudo com uma precisão fantástica. A propósito do pequeno grande médio do FC Porto, acho que tem havido uma certa resistência por parte de uma certa comunicação social em fazer o elogio à sua prestação. Parece que há ali qualquer coisa que ainda não os convenceu. O que será?

2 comentários:

Filipe Sá disse...

É uma coisa assim para o Azul e Branca... Infelizmente a imprensa internacional está a fazer grande eco do Moutão. Espero que não seja vendido.

condor disse...

A selecção é assim algo parecido com esta merda de país onde vivemos!
Enquanto uns se fodem a trabalhar outros colhem o fruto e as mais valias desse trabalho!
Depois com esta comunicação social lisbonária e desavergonhada pior ainda!
só é pena o Moutinho estar a desgastar-se desta maneira por um país ingrato e depois pagar a factura na próxima época!Ele e o clube !