sábado, 25 de julho de 2015

Pré-época: experimentar e observar

Descontando o facto de que ver o FC Porto perder é sempre uma tragédia, a derrota de ontem não me deixou assim tão apreensivo como à primeira vista seria de esperar.
Levamos apenas duas semanas de trabalho e os índices físicos em alguns jogadores (Tello e José Angel são casos evidentes) ainda estão muito longe do desejável. Ontem, o Borussia esteve fisicamente muito melhor que nós e isso foi visível na primeira parte, quando praticamente só por duas vezes chegámos com perigo à grande área adversária.
Mas a questão não foi apenas física. A fase é de experiências e de observações, o que quer dizer que, muito provavelmente, só vamos apresentar um onze próximo do titular no jogo de apresentação. Não acredito que o meio-campo da primeira parte se repita, com um Evandro, por exemplo, completamente desaparecido, junto a uma das linhas. Lopetegui estará a ver como encaixar alguns daqueles miúdos no onze, tendo em conta que, quando estiver bem, Imbula é titular... e Herrera (ainda) não saiu. Para além disso, ainda há contratações e dispensas a fazer.
É absolutamente inútil estar já a criticar A, B ou C, numa fase destas e devemos resistir à tentação de cair em comentários sentenciosos do género, "este não serve" ou "mais do mesmo". Já li por aí gente a considerar o Bueno um craque no jogo com o Duisburgo, e ontem a compararem-no já ao Adrian Lopez. Calma, nem 8 nem 80.

3 comentários:

Pedro Mota disse...

Jogos de pre-epoca valem o que valem..Nem seriamos os melhores do Mundo se tivessemos ganho 5-0,nem os piores se tivéssemos perdido 5-0. Importante é experimentar tudo que ha para experimentar agora. Vamos ser campeões esta epoca.

Azl disse...

O problema continua a ser o treinador...

DragaoMinho disse...

Completamente de acordo!
Só um reparo, na pré época não se pode avaliar as prestações da equipa como é óbvio mas é bem possível perceber as ideias do treinador!
Lopetegui continua na mesma ideia de jogo e a insistir em esquemas tácticos que não resultam!
Só espero que este ano não se repita a mesma rotatividade e as mesmas ideias aventureiras de mudar esquemas tácticos de uma jornada para a outra sem razão aparente, se assim for não há equipa que aguente!
Para já não vale a pena avaliar para alem das ideias do treinador o resto avalia-se mais tarde!