Cumprir calendárioNão vi o jogo com o Genk porque já sabia o que me esperava: uma equipa belga ainda mais fraca do que na primeira mão e uma equipa do FCP à espera que o tempo se fosse escoando. Pelo (pouco) que vi no resumo, o jogo lá teve a sua piada, com 6 golos e muito Hulk. Entretanto, no sorteio de sexta as coisas não correram mal, mas a a verdade é que, com o estatuto de "cabeça de série", nunca enfrentaríamos os maiores/melhores. Acredito que a fase de grupos não terá grande "história", tal como aconteceu com esta pré-eliminatória.
A redenção do guarda-redes dos 8 milhões
Muito antes dos jogos oficiais terem início, escrevi aqui que o Roberto seria por certo uma das melhores contratações da época, na perspectiva do FCP, claro. É necessário dizer também que o homem não é tão mau quanto o Bossio, mas apenas uma versão dispendiosa do Moreto. Ou seja, trata-se de um guarda-redes grande mas banal, cujo único problema reside no valor que o SLB aceitou pagar por ele e a obrigatoriedade que daí decorre de terem de o colocar em campo.
Esta noite, ainda antes do jogo começar, toda a nação ficou a saber que, depois de muito asneirar, o espanhol ia ver o jogo com a dócil equipa de Setúbal desde o banco de suplentes do JJ. Porém, quis o destino que o infeliz contemplado com a "vaga" fosse forçado a cometer grande penalidade pela azelhice do Maxi Pereira e lá entrou em campo o Roberto. Melhor ainda, o homem defendeu o penalty e passou a ser o "maior do mundo" outra vez. Levantava o braço e os 40 mil crentes aplaudiam, agarrava as poucas bolas que chegaram à sua área e, em cada lance, a multidão exultava; em suma, foi lindo ver quão infantil é aquela gente.
As minhas conclusões sobre este tópico são estas: ainda bem que vamos ter mais Roberto na baliza do SLB e, sobretudo, em jogos "a sério" - o Setúbal é aquela equipa que levou a maior coça da Liga 2009/2010 e, desta vez, pareceu estar contente por perder por (relativamente) poucos, pelo que, esta noite, mesmo com um puto de 7 anos no lugar do Roberto, dificilmente o SLB sofreria golos. Mas teria sido giro ver como se comportaria a equipa do JJ com uma igualdade no marcador e em inferioridade númerica mais de uma hora...
Raúl "You Will Never Walk Alone" Meireles
Tal como o Bruno Alves, o tatuado vai para outro lugar ganhar aquilo que por cá não lhe pagam. Não fico certamente contente, porque fui sempre um apreciador deste franzino centro-campista que em boa hora fomos buscar ao Boavista. Sei que nunca foi um dos preferidos das bancadas do Dragão, tal como não foi o Semedo, por exemplo. Mas foi um jogador leal ao clube durante 6 anos, que aturou muitas substituições automáticas (quando era para tirar alguém de campo, era sempre o "favorito" do Jesualdo) e desempenhou um papel importante em momentos de crise. Ganhou muitos títulos, tem 27 anos e vai agora, se tudo se confirmar, fazer o contrato da vida dele. Acresce que vai jogar num clube que, não obstante estar "por baixo", tem uns adeptos fantásticos e mantém no plantel jogadores de inegável nível mundial.
Quanto ao negócio, se os valores mencionados corresponderem à verdade, não foi grande coisa. Porém, no contexto actual, numa lógica de mudança de ciclo e como forma de dar a este jogador uma oportunidade que poderia não se repetir, enfim, é minimamente aceitável.
Desejo as maiores felicidades ao Raúl Meireles nesta nova etapa da sua carreira e, como portista que sempre gostou de o ver em campo, um muito obrigado por tudo o que ajudou a construir.